7 segredos para combater o estresse diário 

· julho 23, 2018

Embora combater o estresse diário pareça uma “batalha” do nosso tempo, a verdade é que este é um instinto defensivo muito antigo. De fato, William Shakespeare já buscava a paz mental, 500 anos atrás, afirmando que “onde a água alcança sua maior profundidade, se mantém em mais calma”.

No entanto, uma ferramenta de defesa dos nossos antepassados contra os perigos de seu mundo (o estresse) na verdade nos enfraquece e adoece. Por essa razão, a American Academy of Family Physicians (Estados Unidos) desenvolveu uma série de segredos para acalmar a mente quando tivermos a sensação de que os acontecimentos são demais para nós ou nos sentirmos ameaçados.

O estresse do mundo atual

O entorno no qual vivemos é muito rápido, mudando e gerando mudanças sucessivas. Assim, não é raro que culpemos os demais por aumentar a pressão, quando muitas vezes e na realidade somos nós mesmos que tentamos abraçar mais do que o nosso corpo e intelecto permitem; acabamos, então, nos sufocando pela quantidade de coisas que acrescentamos à lista de afazeres.

Ou seja, os diferentes planos nos quais queremos conseguir um desempenho muito bom se somam, gerando um grande estresse diário e, em muitos casos, crônico. Nestes momentos, se o problema não for objetivamente importante, existem segredos que podem nos ajudar a combater o estresse diário. 

Mulher estressada

Obviamente, quando não aguentamos mais, nosso corpo começa a colocar em prática suas ferramentas de autodefesa. Estratégias muitas vezes equivocadas… afinal, quantas vezes já tentamos correr mais para tentar diminuir o nosso nível de estresse?

Quando nos excedemos um dia após o outro, o descanso não é suficiente para restaurar o equilíbrio depois da enorme quantidade de energia perdida. Pouco a pouco podemos sentir que não somos suficientes, podendo chegar a configurar quadros de preocupação, ansiedade, medo e tensões excessivas.

Então, o estresse não é capaz de manter tudo sob controle e chegam os problemas, tanto físicos quanto psicológicos.

“Sempre é uma boa ideia fazer algo relaxante antes de tomar uma decisão importante em sua vida”.
– Paulo Coelho –

Segredos para combater o estresse diário

Quando as coisas pesam demais nas nossas costas, existem ferramentas ao alcance das nossas mãos que podem nos ajudar a combater o estresse diário. Vamos observar aqui as ferramentas mais simples e aconselhadas pela American Academy of Family Physicians. Confira:

  • Exercício: uma forma saudável de combater o estresse diário é fazer atividade física. Trata-se de aumentar o ritmo cardíaco, mas de fazê-lo de forma coerente com o nosso nível de movimento. Neste momento não há estresse porque a ativação produzida tem uma saída natural, o trabalho dos nossos músculos.
  • Comer de forma saudável: o fast food é uma das piores formas de combater o estresse diário. Se você sentir forme, coma uma fruta ou verdura. Uma alimentação natural e equilibrada com cinco refeições diárias bem distribuídas é o segredo que contribui para o bem-estar.
  • Dormir bem: devemos nos lembrar de que é necessário tempo para obtermos um bom descanso. Se dormirmos bem, nossa mente ficará mais clara e acordada para enfrentar os desafios diários.
  • Meditação: esta técnica de relaxamento, assim como outras similares, é muito útil para diminuir o nível de estresse. Baseia-se na respiração profunda e consciente, ideal para liberar tensões.
  • Autocontrole: neste caso, o autocontrole deve servir para sermos conscientes de que não podemos controlar tudo. Se tivermos consciência de que existem muitos elementos que escapam da nossa capacidade, teremos o controle de nós mesmos.
  • Os problemas, um a um: os problemas devem ser resolvidos um a um, sem pressa, começando pelos menores. É necessário buscar soluções e, uma vez resolvida a situação, partir para o próximo problema.
  • Realismo: sem dúvidas, ser realistas com o nosso planejamento é básico para combater o estresse diário. Quanto mais e melhor conhecermos a nós mesmos, mais conscientes seremos das nossas capacidades e limitações.

“Grande parte da tensão que sentimos não vem do fato de termos muitas coisas para fazer. Ela vem do fato de não terminarmos o que foi começado.”
-David Allen-

Mulher correndo no parque

Aprenda combater o estresse diário

Há muitas situações extraordinárias que, somadas ao estresse diário, podem piorar o que por si só já era um problema. A perda de um emprego, um divórcio, uma mudança, etc. Nestes casos, estas técnicas também vão ajudar, mas, cuidado.

Se estas estratégias não derem resultado ou não reduzirem seu nível de estresse a um ponto em que a ativação dele não o prejudique, o melhor a ser feito é consultar um psicólogo. Sua saúde está em jogo e um pequeno investimento pode ajudar a cuidar dela.