A importância da alimentação para o cérebro - A Mente é Maravilhosa

A importância da alimentação para o cérebro

dezembro 16, 2017 em Curiosidades 445 Compartilhados
A importância da alimentação para o cérebro

Qual é a importância da alimentação para o cérebro? A maior ligação entre nosso corpo e a comida não está no sistema digestivo, mas no cérebro. O impacto da nossa dieta o afeta diretamente. Por um lado, ele é o responsável pela fome, saciedade e o desejo de comer e, por outro lado, obtém sua energia através dos alimentos.

Para que o cérebro funcione perfeitamente, é necessário nutri-lo corretamente. Assim, dependendo do que ingerimos, ocorrerá uma série de processos metabólicos que transformarão esses nutrientes no combustível de que nossa mente precisa.

Qual é a importância da alimentação para o cérebro?

O cérebro não descansa. Está continuamente ativo e funcionando, mesmo quando não estamos cientes disso. Daí a importância de sua nutrição, porque a única maneira de dar energia ao nosso cérebro é ingerir diferentes e variados tipos de alimentos.

De todos eles, os carboidratos são a variedade nutricional que lhe permite exercer sua atividade de forma mais eficaz. E entre as variedades de carboidratos, açúcar ou sacarose é o que garante a função cerebral ideal.

Cérebro humano

O açúcar é solúvel em água e facilmente digerível pelo organismo. Quimicamente, é um dissacarídeo formado por duas moléculas: uma de glicose e outra de frutose. Portanto, ambos são comumente considerados como os dois principais tipos de açúcar.

No entanto, a glicose e frutose têm efeitos antagônicos em nosso cérebro. Enquanto o primeiro ativa o sinal de saciedade, a frutose desempenha a tarefa oposta, a de ativar os caminhos cerebrais que aumentam nosso interesse em alimentos. Um aplaca e o outro estimula o desejo de continuar comendo. Curioso, não é?

A glicose é a comida favorita do cérebro

Mas entre os dois tipos de açúcar, o corpo tem um favorito: a glicose. É o “menu preferido” das células do nosso corpo e a principal fonte de energia cerebral. Este açúcar é essencial.

Na verdade, apesar do fato de que o peso desse órgão é de apenas 2% do peso corporal total, ele requer quase um quinto da glicose circulante nos capilares. Além disso, exige uma quantidade de sangue 10 vezes maior que a do tecido muscular. Porque, ao contrário dos músculos e de outros órgãos, o cérebro não pode armazenar a glicose para uso posterior.

Além disso, ele tem a desvantagem de que suas células não são capazes de transformar gorduras ou proteínas em glicose, então ele só pode usar o que vem da ingestão externa diária de açúcar que fazemos todos os dias.

Talvez agora estejamos mais conscientes de que comer é uma decisão que nos afeta além de uma boa digestão. Alguns alimentos ricos em glicose são vegetais (cenoura, beterraba), laticínios, cereais (milho, sêmola de trigo, arroz integral) ou pão branco.

Em excesso o efeito é prejudicial

Mas tenha cuidado, pois o fato de que este monossacarídeo permita o bom funcionamento do cérebro não significa que devamos nos fartar com bolos, alimentos processados ​​ou “porcarias”. Lembre-se de que o açúcar está presente naturalmente nas refeições que consumimos diariamente e que esse montante é suficiente para nós.

Níveis muito altos ou muito baixos de glicose impedem o funcionamento normal do corpo. Se a sua concentração sanguínea for baixa, como em dietas muito restritivas, pode enfraquecer a memória, concentração ou aprendizado. Se for excessivo, podem aparecer doenças crônicas, como a epilepsia.

Outros alimentos que favorecem nosso cérebro

O amido é outro tipo de carboidrato complexo formado por moléculas de glicose e é muito útil para uma boa função cerebral. Portanto, é essencial que na nossa dieta também encontremos alimentos como batatas, arroz ou massas.

Alimentos fonte de carboidrato

As proteínas são essenciais para a produção de neurotransmissores (responsáveis ​​por garantir o fluxo de informações entre o cérebro e o resto do corpo). Por exemplo, aquelas contidas em peixes azuis (atum, sardinha ou salmão), carnes ou ovos.

As oleaginosas favorecem a circulação sanguínea e a chegada do oxigênio a todas as partes do corpo. Além disso, nozes, amêndoas ou passas desempenham uma função antioxidante e anti-inflamatória devido ao alto teor de ácidos graxos ômega 3 e de vitaminas e minerais.

Como os alimentos são transformados em energia para o cérebro?

Quando comemos, as enzimas encontradas em nosso sistema digestivo são responsáveis ​​por quebrar o alimento em diferentes partes. Os carboidratos são divididos em açúcares simples, as proteínas são divididas em aminoácidos e gorduras em ácidos graxos.

Esses compostos viajam pela corrente sanguínea para as diferentes células que compõem o corpo humano. Alguns, como a glicose, vão diretamente para os vasos sanguíneos do cérebro. Outros, como os ácidos graxos, são elementos estruturais das membranas celulares.

Hábitos que prejudicam o funcionamento cerebral

Não tomar café da manhã garante uma redução da contribuição nutricional do cérebro e prejudica seu funcionamento desde o início da manhã. Da mesma forma, consumir muitos açúcares de uma só vez também afeta seu potencial.

A falta de exercícios físicos, dormir pouco, o tabagismo ou a ingestão de álcool e outras substâncias podem até mudar a estrutura do cérebro devido aos seus graves efeitos no sistema nervoso central. A falta de amizades, reações violentas e estresse também diminuem a capacidade mental.

Mulher cansada

Uma pessoa não se torna mais ou menos esperta através de sua dieta, mas ela influencia o desempenho e a eficácia dos processos mentais que acontecem no dia a dia. Nós já vimos que, embora a glicose seja a base, a melhor maneira de garantir que nosso cérebro esteja sendo totalmente alimentado é manter uma dieta saudável e equilibrada.

Ao introduzir pequenas mudanças na dieta, podemos obter resultados surpreendentes em tarefas habituais, como por exemplo cálculos, raciocínio ou memória. Por que não tentar?

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