Sinais de que o relacionamento amoroso não vai bem

7 sinais de que o relacionamento amoroso não vai bem

outubro 17, 2017 em Psicologia 0 Compartilhados
Sinais de que o relacionamento amoroso não vai bem

Você sabe quais são alguns dos principais sinais de que o relacionamento amoroso não vai bem?

Um relacionamento amoroso passa por diferentes fases. Todos adoraríamos que a relação pudesse parar no tempo das borboletas voando no estômago, mas isso não é possível. A fase da paixão, com seus sons de violino e seus desejos infinitos, é apenas uma etapa.

Depois surge uma fase mais realista e profunda. É quando surgem as desavenças e os conflitos. Ninguém foi feito na medida de ninguém e, por essa razão, as diferenças, grandes e pequenas, logo se manifestam. Isso acontece mesmo nos casais mais compatíveis.

A distância não é o quanto nos separamos; a distância é se não voltamos”.
-Alejandro Sanz-

Se o casal consegue se estabilizar, começa uma nova etapa onde o objetivo é construir uma vida em comum. As ilusões dos começos já não atrapalham, nem as pequenas desilusões do fim da paixão. No melhor dos casos, o relacionamento se consolida, mas não para sempre.

Mais cedo ou mais tarde vão aparecer dificuldades maiores. Os encontros e os desencontros acontecem um após o outro. A rotina espreita, assim como as tentações. Às vezes é possível manter um equilíbrio, mas outras vezes começam a aparecer sinais de decadência. Você saberia identificar estes sinais de que o relacionamento amoroso não vai bem se os visse? Aqui estão algumas pistas para aprender a fazer isso.

Sinais de que o relacionamento amoroso não vai bem

1. Já não existe cortesia no relacionamento amoroso

Um, ou até mesmo ambos envolvidos no relacionamento, deixa de lado os bons costumes. Às vezes é apenas uma falta de atenção. Em outras ocasiões, chega a ser grosseria. A cortesia tem a ver com aquele tratamento especial que ocorre naturalmente quando duas pessoas se amam.

Homem levando flores para mulher

Se a cortesia (consideração pelo outro) desaparece, pode ser o sintoma de que alguma coisa não vai nada bem no seu relacionamento conjugal. Tratar o outro bem, com consideração, afeto e doçura é muito importante para manter o amor. Quando isso se perde, é sinal de que é hora de parar para pensar.

2. Desqualificações na frente de terceiros

Quando um casal está apaixonado, eles se comportam em público com certo orgulho. Um enriquece o outro, se exaltam mutualmente. Socialmente falando, eles se apresentam como uma unidade: ela está com ele e ele está com ela. São dois, mas ao mesmo tempo só um diante do mundo.

Com o passar dos anos, às vezes isso pode mudar. É normal. O que não é um bom sintoma é ver um casal em que um não perde uma ocasião para desqualificar o outro. Alguns são capazes até mesmo de ridicularizar um ao outro, mutualmente. Esse é, sem dúvida alguma, um péssimo sinal.

3. As conversas são rotineiras

No relacionamento amoroso, a comunicação é um eixo fundamental. Além disso, é claro, deve existir algum componente de admiração mútua. Isso é o que leva a querer saber qual é a opinião do outro e também a querer compartilhar o que a própria pessoa sente.

Casal com cabeça de flores

Se isso não acontecer e as conversas começarem a se limitar a temas comuns, é porque alguma coisa está acontecendo. Não há dúvida de que a faísca está se apagando. Se a conversa não for compartilhada, o mundo interior também não é compartilhado. Isto significa que há uma distância enorme entre os dois.

4. O registro das culpas

Um relacionamento amoroso vai mal se houver um registro pormenorizado das culpas que correspondem a cada um. Isso indica que existem conflitos “encostados”. Além disso, também enfraquece profundamente o vínculo e impede que o casal cresça individualmente e em conjunto.

Nesses casos, quando uma discussão começa a surgir os dois pegam a lista de reclamações. Cada um sente que o outro é o culpado de tudo. Perde-se a perspectiva autocrítica e o parceiro acaba por se ver como a fonte de todos os problemas.

5. Acabam-se os planos em conjunto

Muitas vezes isso acontece sem nos darmos conta. Cada um começa a fazer planos cada vez mais individuais, tanto para o presente como para o futuro. Ele se ocupa com as coisas e os hobbies dele e ela faz o mesmo. Eles dividiram a vida que tinham em comum em compartimentos insuperáveis. Este é um dos grandes sinais de que o relacionamento amoroso não vai bem.

Mulher pronta para mergulhar em piscina de flores

Isso só significa que nenhum aprecia a companhia do outro. Já não são companheiros. Agora são duas pessoas que compartilham um espaço em comum, mas sem sentir uma atração mútua. É um sinal muito negativo e implica que o amor está enfraquecendo.

6. Não compartilham tempo juntos

No relacionamento conjugal, é muito importante que haja momentos dedicados exclusivamente aos dois. Isso não inclui aquelas horas que passam juntos, mas na companhia dos filhos, da família ou simplesmente por força das circunstâncias.

Se já não houver momentos dedicados exclusivamente aos dois, sem dúvida o casal está avançando em direção a um rompimento. É como se a pessoa já não tivesse um lugar na vida da outra. Nessas circunstâncias, na verdade, costuma haver um afastamento gradual; além disso, o casal tenta cada vez menos reduzir essa distância.

7. O outro é fonte de suspeita

Quando o relacionamento amoroso está deteriorado, alguns começam a transformar o outro em um inimigo em potencial. Por isso aparecem todos os tipos de suspeitas sobre o seu comportamento. Implicitamente a pessoa está dizendo que não existe confiança e que, portanto, espera o pior do outro.

Homem com flores do rosto

Todos estes sinais de que o relacionamento amoroso não vai bem devem ser tomados como um alerta. Eles mostram que a relação está passando por uma crise que está acabando com a vida a dois. Se é momento de terminar ou não, isso é o casal que decide. Em vez de restaurar o amor que havia no início, muitas vezes é uma questão de avançar para uma posição mais adulta em que o casal pode crescer.

Imagens cortesia de Eugenia Loli

Recomendados para você