8 características de pessoas imaturas

· junho 14, 2019
Já que se relacionar com pessoas com algum grau de imaturidade costuma ser complicado, vamos compartilhar algumas dicas sobre suas características e como tratá-las de modo que seja mais fácil lidar com elas.

As características das pessoas imaturas incluem a impossibilidade de renunciar a certos desejos e fantasias da infância. Portanto, a falta de regulação emocional e egocentrismo são dois de seus traços mais importantes.

A impulsividade e a falta de empatia também costumam estar presentes nesse tipo de pessoa. Elas se deixam levar por caprichos e evitam situações que possam ser desagradáveis ​​ou entediantes, em maior ou menor grau.

Também tendem a impor e exigir que os outros pensem de acordo com a sua perspectiva.

É importante mencionar que, apesar de mostrarem imaturidade emocional na maioria dos casos, nem sempre são assim. De acordo com o momento, algumas características se destacam mais do que outras. Vamos ver abaixo quais são as principais.

“Algumas pessoas não entenderam que a Terra gira em torno do sol, e não delas.”
-Mafalda-

Principais características das pessoas imaturas

1. Falta de empatia

As pessoas imaturas costumam ter dificuldade para se colocar no lugar dos outros, e muitas nem sequer pensam nisso. Eles estão tão acostumados a pensar em si mesmos que, para ter empatia com os outros, precisam fazer um árduo exercício de reflexão para inibir seu egocentrismo.

Por causa da falta de empatia, eles pensam que só há uma visão de mundo, a sua, e quando outra pessoa manifesta desacordo, acham que está errada ou a rejeitam.

Homem pensativo

2. Falta de introspecção

É raro que pessoas imaturas dediquem tempo à autorreflexão. Elas podem passar a vida ignorando a possibilidade de se observarem e aprenderem com seus erros. Desta forma, também não sabem quais são suas necessidades, objetivos e sonhos mais profundos.

3. Impulsividade

A alta impulsividade é uma das principais características das pessoas imaturas. Elas geralmente não regulam suas ações ou emoções e não pensam nas consequências a curto ou longo prazo.

Muitas vezes essa característica leva a problemas com os demais, tanto a nível pessoal quanto de trabalho, e pode provocar problemas para gerenciar seus recursos, como o dinheiro.

Dessa forma, pode ser que embarquem em compras que não podem assumir, uma vez que não avaliam objetivamente os investimentos. Portanto, costumam viver com um grande número de dívidas.

4. Tendência a culpar os outros

Uma das características mais comuns das pessoas imaturas é a tendência de culpar qualquer outra pessoa pelo que acontece com elas. Isso se deve à crença de que fazem tudo certo e não cometem erros.

Essas pessoas não se responsabilizam por nada que fazem, pensam ou sentem. Portanto, quando lhes convêm, adotam uma posição de vítima.

5. Egocentrismo

As pessoas imaturas tendem a pensar apenas em si mesmas e, portanto, muitas vezes acreditam que os outros também estão muito interessados ​​em sua própria personalidade.

Eles se proclamam especiais. São arrogantes e se sentem infalíveis. No entanto, apesar de parecerem pessoas seguras com autoestima alta, no fundo são muito inseguras. Por isso, precisam constantemente se sentir admiradas pelos outros.

6. Rituais e caprichos

As pessoas imaturas se deixam levar pelo que lhes traz prazer, o que pode ter uma grande importância em suas vidas.

Curiosamente, ao contrário do que acontece com suas ações impulsivas, esses caprichos costumam aparecer de maneira ritualizada e prioritária.

Portanto, uma pessoa imatura pode se atrasar para um compromisso porque estava assistindo a sua série favorita ou porque estava mais interessada em escolher suas roupas do que em ser pontual.

Pessoas imaturas

7. Importância da imagem pública

As pessoas imaturas costumam se preocupar muito com situações que possam afetar negativamente sua imagem pública. Assim, vão a certos lugares e empreendem projetos para melhorar sua popularidade.

Como regra geral, esses tipos de pessoas precisam da aprovação dos outros, uma vez que a recebem como uma fonte instantânea de prazer.

8. Aversão ao tédio

Como as pessoas imaturas tendem a buscar seu próprio prazer e conforto, elas também tentam evitar situações em que não podem encontrar esses tipos de sentimentos, como quando experimentam tédio ou desconforto.

“A maturidade começa a se manifestar quando sentimos que nossa preocupação é maior pelos outros do que por nós mesmos”.
-Albert Einstein-