9 dados curiosos que você não conhecia sobre a sua mente

9 dados curiosos sobre a sua mente

22, novembro 2016 em Curiosidades 1211 Compartilhados
9 dados curiosos que você não conhecia sobre a sua mente

A mente humana é um verdadeiro depósito de enigmas. Mesmo com todos os avanços da ciência, são muito mais as perguntas do que as respostas sobre o funcionamento do cérebro e todo o proveito que podemos tirar do mesmo.

Parece impossível de acreditar, mas a maioria das coisas que fazemos com a mente ainda não tem uma explicação definitiva. A ciência ignora os detalhes de por que e como sonhamos, como se formam exatamente as lembranças e quais mecanismos tornam possível o desenvolvimento e a alteração das emoções, entre outros.

“A mente se estica sobre uma nova ideia ou sensação, e nunca se contrai novamente a suas antigas dimensões”
-Oliver Wendell Holmes-

Todos os dias são realizados incontáveis experiências ao redor do mundo com o objetivo de desmistificar os fios ocultos que movem a mente humana. E ainda assim, constantemente aparecem novos dados que nunca deixam de nos surpreender. Confira alguns destes dados curiosos a seguir.

Mecanismos ocultos da mente

A seguir apresentamos alguns mecanismos ocultos da mente:

  • Está comprovado que as pessoas conseguem estabelecer uma maior empatia com aqueles que lhes tocam o antebraço e/ou lhes falam no ouvido direito durante uma conversa. Assim como quando as pessoas imaginam ou inventam uma resposta, tendem a olhar para cima e para a direita.
  • Se procuram de verdade lembrar de alguma coisa, olham para baixo e para a esquerda. Também sabe-se que as pessoas têm mais possibilidade de conseguir um trabalho profissional se se apresentam com óculos na entrevista. Os óculos são interpretados inconscientemente como um sinal de especialização e inteligência.

mente-aberta

  • O tempo médio que uma pessoa “normal” demora para esquecer um grande amor é de 17 meses e 26 dias. Do mesmo jeito, uma pesquisa descobriu que ao sofrer uma queimadura certas redes cerebrais são ativadas. O curioso é que a mesma rede se ativa quando sofremos uma rejeição amorosa.
  • As pessoas deprimidas têm um volume três vezes maior de sonhos do que as pessoas que não estão tristes. E quanto à dor física, olhar uma fotografia da pessoa amada pode reduzir uma dor física em até 44%. O efeito é quase idêntico ao de um analgésico comum.

Curiosidades do cérebro

O cérebro nunca vai deixar de nos surpreender, algumas características curiosas relacionadas a este órgão são:

  • O cérebro das crianças que foram expostas à violência familiar tem os mesmos padrões de atividade que o dos soldados que combateram em alguma guerra. A verdade é que cada pensamento é, literalmente, uma via física que se constrói dentro do cérebro. Quanto mais você tiver esse mesmo pensamento, mais profunda será a marca que esse caminho deixará e mais fácil que venha à tona novamente. Por isso é bom ter pensamentos otimistas constantemente.

ilusao-de-otica-mente

  • Os videogames podem provocar uma dependência tão forte quanto a da heroína. Certamente isto tem a ver com os mecanismos que ativam a vontade, porque a força de vontade depende em grande parte da quantidade de oxigênio e glicose no seu cérebro. Quando você está cansado, ou está com fome, será mais difícil dizer “não” ou perseverar em algum objetivo.
  • E falando de cansaço, estima-se que uma pessoa perca a concentração depois de 90 minutos contínuos focada em alguma coisa. Por isso a importância das pausas.
  • No cérebro os neurônios se conectam de diferentes formas. Mais precisamente 10 vezes elevado a um milhão. Se o cérebro fosse um disco duro, teria a capacidade de armazenar até 4 terabytes de informação. De fato, cada um de nós tem cerca de 70 mil pensamentos por dia, embora muitos deles se repitam.

Não é à toa que o cérebro pesa apenas 1,5 quilo em média, mas consome 20% da energia e do ar de que o organismo necessita.

Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos comprovou que aqueles que se alimentam sem consumir conservantes nem corantes artificiais conseguem ter uma pontuação 14% maior nos testes de inteligência. Portanto, o que comemos com certeza afeta a forma como o cérebro trabalha e se configura.

Lembranças e experiências enganosas

Cada um de nós de alguma forma é vítima de lembranças e experiências enganosas, como por exemplo:

  • Apesar da sua grande capacidade, o cérebro humano não tem grande habilidade para distinguir as fantasias das experiências reais. Por isso, uma pessoa pode vivenciar um filme como se fosse um fato da vida real. Você pode sentir tristeza, medo ou entusiasmo do mesmo jeito que sentiria se o estivesse vivendo realmente.

os-misterios-da-mente

  • As pessoas têm lembranças falsas. Durante uma experiência fotos dos voluntários foram adulteradas, colocando-os em cenários ou pessoas com as quais nunca tinham estado. Ao ver as imagens, muitos deles se “lembraram” dessas pessoas e até deram detalhes sobre os eventos que evocavam.
  • Outro detalhe, mesmo que pareça inacreditável: as pessoas acreditam mais nos provérbios que possuem rimas do que naqueles que não têm.
  • Uma pessoa pode sentir fisicamente um soco dado em outra pessoa se este a impactar muito emocionalmente. Isto se deve ao fato de que existem células no cérebro chamadas de “neurônios-espelho” que reproduzem a experiência como se fosse vivida em seu próprio corpo.
Recomendados para você