9 frases para transmitir valores às crianças

· novembro 11, 2018

As crianças são como esponjas: absorvem tudo que escutam, tanto o que promove quanto o que prejudica o seu desenvolvimento pessoal, a psicologia evolutiva e o amadurecimento. É fundamental prestar atenção ao que dizemos a elas. Por isso, apresentamos aqui algumas das melhores frases para transmitir valores aos seus filhos.

Estas palavras, pensadas especialmente para os pequenos, costumam ter um significado um pouco abstrato e, às vezes, complicado de entender para a sua idade.

Recomendamos dar a eles uma breve explicação sobre a ideia, ou o valor específico a que estas frases fazem referência. Isso irá ajudá-los a entender melhor a mensagem.

Conselhos para transmitir valores às crianças

Os amigos são a família que escolhemos

“Entre os indivíduos, a amizade nunca vem dada, mas deve ser conquistada indefinidamente”.
– Simone de Beauvoir –

Para que uma relação entre duas pessoas dure, é necessário que seja constante. Não adianta nada manter o contato com alguém se o vínculo que os une não for renovado assiduamente.

Isso requer tempo e vontade, portanto, é importante que as crianças aprendam essa reciprocidade de dar e receber desde pequenos, junto com valores como a gratidão, a perseverança e a confiança.

Transmitir valores às crianças

“Quem encontra um amigo fiel, encontra um tesouro”.
– Eclesiastes 6:14 –

Esta é uma das frases mais importantes para transmitir valores, já que ensina a importância da amizade. Nela se reflete o valor de um vínculo sincero com os outros.

O crescimento pessoal não tem limites

“Só existem duas formas de viver a vida: uma é pensando que nada é um milagre, e outra é acreditar que tudo é um milagre”.
– Albert Einstein –

A vida é feita de etapas. Existem épocas em que tudo vai bem, e outras nas quais parece que não conseguimos nos recuperar. Saber perceber as oportunidades nos momentos difíceis é uma virtude digna de ser ensinada.

Educar com um pensamento positivo e transmitir a importância de refletir sobre o que acontece é fundamental para conhecer outros pontos de vista e crescer no âmbito pessoal.

“Não é difícil tomar decisões quando você sabe quais são os seus valores”.
– Roy Disney –

Esta frase de Roy Disney fala da importância de se conhecer para tomar decisões acertadas. Se transmitirmos este valioso ensinamento às crianças, estaremos dando prioridade ao autoconhecimento como eixo para construir todo o resto.

Seja sincero consigo mesmo e vença os seus medos

“Nenhum legado é tão rico quanto a honestidade”.
– William Shakespeare –

Às vezes, a vida nos põe à prova e nos obriga a escolher entre um caminho ou outro para tirar o melhor de nós mesmos. Mas, se estamos convencidos de que somos completamente honestos, por que mentimos? Na maioria das ocasiões, parece que a origem desta contradição está na infância, ao manifestar um medo excessivo de ser castigado.

“Não tenha medo de seus medos. Eles não existem para assustá-lo, e sim para fazê-lo saber que algo vale a pena”.
– C. JoyBell C. –

Como podemos ver, é fundamental não transmitir aos nossos filhos um medo constante do desconhecido e, portanto, não educá-los a partir do temor.

O medo pode ser adaptativo em um momento determinado, mas precisamos compreender, respeitar e aceitar o que nos rodeia. Somente sem esse medo podemos ser honestos com o resto das pessoas do nosso entorno.

“Integridade é dizer a verdade para si mesmo; honestidade é dizer a verdade aos outros”.

Neste sentido, fazer o correto é agir em função do que consideramos melhor para nós, levando em consideração o resto das pessoas. É agir conforme os nossos valores e princípios, sem sermos guiados por modas, preconceitos ou interesses externos.

Amor ao próximo

“Só se vê bem com o coração: o essencial é invisível aos olhos”.
– Antoine de Saint-Exupéry –

Esta é uma das melhores frases para transmitir valores às crianças. Ela ensina a ver além da fachada das pessoas, dos disfarces que, às vezes, utilizamos para passar despercebidos, seja por medo ou por ignorância. Através dela, ensinamos a importância dos sentimentos.

A amizade na infância

Paciência

“A paciência não é a habilidade de saber esperar, e sim a habilidade de saber manter uma boa atitude durante a espera”.
– Anônimo –

A paciência é um valor difícil de ensinar às crianças, já que elas querem tudo de forma imediata. Por isso, os adultos têm que ensinar com o exemplo e aproveitar as pequenas oportunidades do dia a dia para isso.

Por exemplo, saber manter a postura na fila do supermercado, ou o bom comportamento em conversas que podem parecer entediantes ou frustrantes.

Ser paciente não é apenas esperar que chegue o momento oportuno, mas cultivar uma boa atitude durante o processo. Aprender a arte da paciência ajuda as crianças a controlar o seu sentimento de frustração e as suas expectativas.

Estas frases para transmitir valores são um excelente exercício de reflexão para os pequenos. Como falamos, é importante explicá-las para que eles possam manifestar as suas dúvidas e consigam assimilar a mensagem inserida em cada uma dessas frases.