Pensamento positivo - A mente é maravilhosa

Pensamento positivo

13, fevereiro 2015 em Psicologia 8 Compartilhados

Os psicólogos costumam falar que se sentir bem ou mal depende de nós mesmos. Esta afirmação não está isenta de certa polêmica, pois há quem ache que existem circunstâncias que não dependem de nós e que podem fazer com que não estejamos nos sentindo bem.

É verdade que muitas experiências externas alheias a nós podem fazer com que o nosso estado de ânimo cambaleie. Mas também é verdade que a nossa mente processa todo acontecimento, e o sentido que iremos dar não vai depender de ninguém, mas sim única e exclusivamente de nós mesmos.

O poder de decisão é algo maravilhoso que temos em nossas mãos. Como exemplo, posso lhes contar uma história ilustrativa de pensamento positivo que presenciei na terça feira passada em uma loja enorme:

Uma senhora tinha encontrado uma jaqueta, a última, em uma das prateleiras da loja. Ela mostrou-a para o marido e estava fascinada com aquela jaqueta marrom clara, pois levou muito tempo para encontrar algo parecido. O tecido era de boa qualidade, a cor era vibrante, o tamanho era o dela e o preço accessível. A senhora estava tão contente que dava para perceber a felicidade em seu rosto. Então ela demonstrou isso para o marido, quem assentiu com cumplicidade.

Mas tanta felicidade e sorte sumiram logo depois de perceber que na aba da jaqueta havia uma mancha. “Oh! Que desgraça! Que azar que eu tenho! Não é possível!” ela repetia uma e outra vez.

De repente a mente dela mudou de estado, como se fosse uma bipolaridade. O que era positivo e claro tornou-se negativo e escuro. “Esta mancha não vai sair”, ela falava. Foi até o balcão de atendimento, cheia de preocupação, e perguntou à vendedora se tinha outra jaqueta igual àquela, então a balconista respondeu: “esta é a última, senhora”. Sua desilusão crescia cada vez mais.

-Você tem certeza? Insistiu.

– Sim senhora, é a última.

– O que acontece é que está manchada, e se eu levar para casa, lavar e não conseguir tirar a mancha…

Nesse momento seus pensamentos eram negativos, mas a moça do balcão pronunciou as palavras mágicas. Usou o positivismo e o otimismo ao mesmo tempo mudando o rumo da situação.

– Senhora, e se você conseguir tirar a mancha?

Um mar de otimismo inundou o lugar. Uma mentalidade que confiava que as coisas não poderiam sair erradas, em que ter esperança em alguma coisa era importante, contagiou a freguesa.

Mesmo que ela não consiga tirar a mancha, é esta a atitude que temos que ter na vida. As situações cotidianas dependem da forma como nós as levamos, e felizmente podemos optar por ter uma atitude positiva ou negativa.

Um pensamento positivo vai nos ajudar a crescer, a buscar soluções, a proceder. Um pensamento negativo nos estancará, não faremos nada e lamentaremos qualquer obstáculo que a vida nos apresente.

Para terminar, e se servir de ajuda, revelo a vocês que a mancha saiu. Com um pouco de água e sabão em pó a maldita mancha, que provocou tanto sofrimento, foi embora e transformou a jaqueta em uma roupa que fez aquela senhora incrivelmente feliz.

E todos estarão se perguntando como é que eu conheço essa história. Pois a resposta é simples, a senhora é a minha esposa.

Recomendados para você