A lenda "Isso também passará" que salvou o rei

O rei desta lenda aprende uma valiosa lição de vida ensinada pelo seu servo idoso. Descubra aqui qual é essa lição.
A lenda "Isso também passará" que salvou o rei

Última atualização: 11 março, 2022

Refletir e aprender com a velha lenda “Isso também passará pode ser muito útil para todos nós. Afinal, sabemos que a nossa atitude diante dos problemas, fracassos ou situações do dia a dia condiciona o que nos acontece. Assim, a percepção de que tudo passará é mais saudável do que permanecermos emocionalmente aprisionados em uma situação.

Ainda que um evento nos pareça muito grande e complicado, tudo passará. Enfrentar a situação, administrar as emoções geradas em nós ou transformar os nossos pensamentos, pois sabemos que a situação passará, são estratégias que podemos usar para conviver com o sofrimento enquanto estivermos condenados a suportá-lo como nosso companheiro de viagem.

“Considere os problemas como uma parte inevitável da vida e repita as palavras mais encorajadoras que existem: isso também passará.”

Vamos olhar para a lenda e também refletir sobre ela.

A lenda popular “Isso também passará”, para algumas pessoas, pode parecer uma maneira simplista de ver os problemas; no entanto, ser simples não deixa de ser útil. Afinal, tudo pode mudar e podemos aprender por meio de qualquer situação ou pessoa.

Diz a lenda que um rei pediu aos sábios de sua corte um anel especial:

-Quero que façam um anel precioso e escondam nele uma mensagem que possa me ajudar em momentos de desespero. Esta mensagem deve ser muito curta para que possam gravá-la.

Esses estudiosos já tinham escrito grandes tratados. Porém, não sabiam como dar uma mensagem de duas ou três palavras que pudesse ajudar o rei em um desses momentos nos quais ele achava que tais palavras poderiam fazer a diferença.

"isso também passará"

O monarca tinha um velho criado que considerava parte de sua própria família, por isso também o consultou. Este, surpreendentemente, disse:

–Não sou sábio nem erudito, mas conheço a mensagem que você procura porque um sábio a compartilhou comigo há muito tempo.

O velho escreveu três palavras em um pequeno pedaço de papel, dobrou-o e entregou ao rei com uma advertência:

-Não leia. Mantenha-o escondido no anel. Abra-o apenas quando sentir que tudo fracassou e que você não consegue encontrar uma saída para a sua situação.

Quando tiver fracassado, isso também passará

O momento chegou muito rapidamente: o país foi invadido pela nação adjacente e o rei teve que fugir a cavalo para salvar a sua vida enquanto os seus inimigos o perseguiam. Finalmente, chegou a um lugar onde o caminho terminava à beira de um precipício. Assim, ele estava em uma encruzilhada onde a morte o esperava no final de todas as suas decisões. O desespero invadiu o rei.

Ele então se lembrou do anel. Abriu-o, tirou o papel e ali encontrou a seguinte mensagem: “Isso também passará”.

Enquanto lia essa frase, os inimigos que o perseguiam se perderam na floresta ao errar o caminho, e ele logo deixou de ouvir o trote dos cavalos. Depois desse sobressalto, o rei conseguiu reunir o seu exército e reconquistar o reino.

Quando estiver comemorando: isso também passará

Ao retornar, houve uma grande festa na capital que se prolongou durante vários dias. O monarca, lembrando-se daquela situação desesperadora no precipício, bem como da posterior vitória, sentiu-se orgulhoso de si mesmo e demonstrou isso a todos os seus convidados através de suas histórias e brindes.

O monarca se aproximou de seu velho servo, a quem agradeceu por aquela providencial pérola de sabedoria. Então, contou como aquelas palavras o ajudaram a não revelar a sua posição ou a não se jogar daquele precipício quando tudo parecia perdido. Ele acreditava ter encontrado a chave para a sua estratégia na mensagem do seu anel.

No entanto, o velho servo, ainda que compartilhasse a alegria de seu rei, apenas disse:

-Agora olhe para a mensagem novamente.

O rei piscou, intrigado. Ele não entendia por que deveria olhar para a mesma mensagem que já havia servido ao seu propósito. Então, percebendo essa confusão, o velho servo esclareceu:

-Não serve apenas para situações desesperadoras, mas também para as agradáveis. Não é apenas para quando você for derrotado, pois também funciona quando você se sente vitorioso. Não serve apenas para quando você for o último, mas também para quando você for o primeiro.

homem com papiro

O rei abriu o anel e leu a mensagem: “Isso também passará”. Então, e só então, ele entendeu a profundidade daquelas palavras.

-Lembre-se de que tudo o que é circunstancial passa, seja porque fica para trás ou porque você se acostuma – o velho servo lembrou. Só você permanece, que permanece para sempre.

“Tudo nesta vida é temporário. Por isso, se as coisas correrem bem, desfrute-as, porque não duram para sempre e, se as coisas correm mal, não se preocupe, também não durarão para sempre.”

-Anônimo-

Quantas vezes acreditamos que não temos saída? Ou que uma situação negativa durará para sempre? A lenda “Isso também passará” nos ensina a relativizar nossos problemas para não nos apegarmos ao que, estejamos conscientes ou não, não durará muito. Assim, tanto na derrota quanto nos momentos de orgulho, o mais importante é ter consciência de que a vida fica apenas nas lembranças.

Pode interessar a você...
A lagoa, uma antiga lenda Zen
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A lagoa, uma antiga lenda Zen

A lagoa é uma antiga lenda zen que começa em um jardim encantado, onde todos os vícios e virtudes viviam em uma harmonia quase total.