A técnica de grounding (ou aterramento) para traumas

Há momentos em que sua mente, aprisionada por lembranças dolorosas, precisa entrar em contato com o presente, com o aqui e agora. Para isso, existem técnicas muito eficazes com as quais você pode recuperar o controle e se sentir mais calmo. Aqui estão algumas que são particularmente úteis.
A técnica de grounding (ou aterramento) para traumas
Valeria Sabater

Escrito e verificado por a psicóloga Valeria Sabater.

Última atualização: 19 junho, 2023

A mente humana é como uma bola que nunca para de quicar daqui para lá. Não pára e tem uma predileção especial por saltar contra o nosso passado, contra aquele vidro delicado que contém pedaços de um ontem adverso. É então que a dor, os flashbacks e aquele sofrimento que nos paralisam, aparecem. Poucas experiências são mais complicadas do que não deixar de evocar a angústia de ontem.

As pessoas que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático sabem disso. Porque os traumas são como feridas que não cicatrizaram e para as quais a mente muitas vezes vai e vem como um bumerangue. Desta forma, e embora seja verdade que existem abordagens terapêuticas muito eficazes para enfrentar este tipo de patologias, algumas estratégias do dia a dia são sempre úteis.

A atenção plena fornece alguns recursos que são ferramentas muito válidas para acalmar essas perturbações internas e focar a mente no aqui agora. Nesse espaço o passado não tem lugar e o futuro ainda não aconteceu. Porque o presente é um lugar mais ensolarado em que temos um maior senso de controle sobre nós mesmos.

“Quando você faz amizade com o momento presente, você se sente em casa onde quer que esteja. Se você não se sente confortável no agora, se sentirá desconfortável onde quer que vá.”

-Eckhart Tolle-

mulher pensando em aprender a técnica de aterramento
A técnica de aterramento facilita o controle de flashbacks e até momentos de dissociação em pessoas com traumas.

Qual é a técnica de grounding focada no trauma psicológico?

O grounding ou técnica de aterramento é uma estratégia de enfrentamento que visa nos permitir “aterrar”, ancorar ou focar no momento presente. É uma abordagem baseada na atenção plena e que permite reduzir o rumor de pensamentos obsessivos ou ansiosos, a dor de uma memória traumática e até prevenir o aparecimento de um ataque de pânico.

Este conceito terapêutico foi desenvolvido pela primeira vez por Alexander Lowen, um importante terapeuta corporal. Sua intenção era desenvolver uma técnica física que acalmasse a mente e se alcançasse a harmonia emocional. Deve-se notar que hoje esse recurso goza de aceitação e é visto como uma ferramenta confiável.

Uma investigação da Universidade de Haifa, em Israel, enfatiza esse mesmo ponto. Esta é uma estratégia simples, válida e eficaz para pessoas que estão passando por um período de grande ansiedade ou que sofrem de transtorno de estresse pós-traumático. Vejamos em que consiste.

Como funciona

Uma maneira de acalmar a mente é ativando nossos sentidos. É como sair do nosso interior para acariciar o exterior através do tato, da audição, da visão ou do olfato. Sentir aqui agora é abraçar o que nos rodeia e sair da prisão mental do sofrimento.

Por esse motivo, a técnica de grounding funciona por meio da ativação corporal e sensorial. Ou seja, o objetivo é vivenciar sensações prazerosas que nos façam sentir vivos, relaxados e conectados com estímulos significativos para acalmar a mente.

Como isso pode te ajudar

Os sobreviventes de trauma vivem com uma ampla gama de sintomas associados a essas experiências adversas. O impacto neurológico é imenso e é comum sofrer flashbacks acompanhados de sensações desconfortáveis. O medo paralisa, surgem ataques de pânico e até experiências de dissociação (a mente se desconecta do momento presente).

A maneira como essa técnica pode ajudar é tão variada quanto interessante. Nós o detalhamos.

  • Pode permitir que você interrompa ideias carregadas de negatividade e catastrofização.
  • É eficaz no bloqueio de pensamentos orientados para a automutilação.
  • Ela desvia a atenção das memórias traumáticas.
  • Reduz a intensidade da ansiedade que ameaça dominar nosso humor.
  • Se nos sentimos sobrecarregados e o mundo parece ter desabado sobre nós, a técnica de grounding  pode nos ajudar.
  • Caso tenhamos entrado em contato com um gatilho de ansiedade ou uma memória traumática, isso nos permitirá desviar a atenção.

Para experimentar o grounding quando você é dominado por ansiedade ou memórias dolorosas, você deve criar exercícios que estimulem seus sentidos para distrair sua mente de volta ao momento presente.

mulher em campo aplicando a técnica de Grounding
A técnica de aterramento reduz os sintomas associados ao trauma, mas não substitui a terapia psicológica.

Técnicas de aterramento para reduzir o sofrimento emocional

Como já apontamos, o grounding ou técnica de aterramento exige que desenvolvamos atividades que ativam nossos sentidos. Portanto, neste caso podemos realizar atividades que nos agradem ou também aplicar aquelas que costumam definir esta abordagem terapêutica. De qualquer forma, o objetivo é sempre o mesmo: focar nossa mente no presente através dos cinco sentidos.

Vejamos alguns exemplos:

1. Vista, uma janela para a beleza

A visão é a nossa janela para o mundo e uma forma de apreciá-lo, algo que muitas vezes esquecemos. Portanto, não hesite em praticar qualquer uma dessas tarefas:

  • Passeie por um cenário natural: uma floresta, uma praia…
  • Assista a filmes ou séries que te deixem feliz ou te estimulem.
  • Leia, fuja de sua mente levando-a para outros mundos literários.
  • Visite museus, deixe-se levar pelo imenso mundo da arte.
  • Observe as pessoas que você ama, aqueles bichinhos que te fazem tão feliz.

2. Ouvido, um estímulo para o seu cérebro

Uma forma de colocar os pés no chão e evitar lembranças dolorosas é ouvir algo edificante. Os podcasts são agora cenários altamente interessantes, capazes de entreter e ensinar.

  • Ouça os sons da natureza.
  • Converse com um ente querido, um amigo, um familiar, seu parceiro…
  • Leia ou recite um poema em voz alta. Você também pode cantar se preferir.

3. Cheiro, uma carícia para o seu cérebro

Você já experimentou a experiência de ter um difusor de óleos essenciais? Encontre a sua fragrância preferida e deixe-se envolver por esse mundo do olfato e dos sentidos. Da mesma forma, acender uma vela perfumada ou ter uma fragrância de menta ou lavanda são estimulantes poderosos para focar no presente.

4. Sabor, o prazer mais intenso

Existem sabores que fazem você pousar no aqui e agora, ao mesmo tempo em que lhe dão uma grande descarga de endorfinas. Tome um café, uma infusão relaxante e até um bolo de chocolate. No entanto, se você quiser escapar instantaneamente de memórias dolorosas, ouse morder um limão também.

5. Tocar, o mundo em suas mãos

O que pode ser mais poderoso do que um abraço para segurar o que realmente importa? Não hesite, abrace seus entes queridos ou pegue seus animais de estimação nos braços.

Acaricie, massageie as têmporas, pegue um cubo de gelo e passe na pele, toque em texturas estimulantes… Existem muitas formas de focar no seu toque para provocar um arrepio de prazer ou cócegas.

É importante esclarecer um aspecto antes de concluir. O grounding ou técnica de aterramento não pode substituir a terapia psicológica, é uma ferramenta complementar para o dia a dia. Portanto, caso estejamos lidando com o peso de uma lembrança dolorosa, uma situação de estresse ou ansiedade persistente, não hesite em procurar ajuda profissional.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bräuninger, I. (2014a). Dance movement therapy with the elderly: an international Internet-based survey undertaken with practitioners. Body Mov. Dance Psychother. 9, 138–153. doi: 10.1080/17432979.2014.914977
  • Figueras, T. (2013). Grounding: concepto y usos en danza movimiento terapia (DMT)
  • Shuper Engelhard E, Pitluk M, Elboim-Gabyzon M. Grounding the Connection Between Psyche and Soma: Creating a Reliable Observation Tool for Grounding Assessment in an Adult Population. Front Psychol. 2021 Mar 8;12:621958. doi: 10.3389/fpsyg.2021.621958. PMID: 33762998; PMCID: PMC7982724.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.