A teoria do déficit de autocuidado
Dorothea Orem foi uma enfermeira teórica, criadora de um modelo assistencial que tem servido de base para a enfermagem moderna e que também pode ser aplicado por todos aqueles que têm um paciente sob seus cuidados. Sua proposta é conhecida como “teoria do déficit de autocuidado”.
Tal teoria baseia-se na premissa de que o indivíduo pode participar de seu próprio cuidado quando se encontra em situação de doença. O que se propõe é oferecer orientações para que a pessoa possa cuidar de si mesma ou processar a ajuda de que necessita, quando sua condição a impede de ter plena autonomia.
Esse modelo indica que, em condições normais, a pessoa deve aprendero autocuidado , pois não é um comportamento inato. Quando alguém está doente ou tem alguma limitação, é importante identificar até que ponto esse autocuidado pode ser prestado. Daí nascem os princípios da teoria em questão.
«… o autocuidado é uma atividade aprendida pelos indivíduos, orientada para um objetivo. É um comportamento que existe em situações específicas da vida, dirigido pelas pessoas a si mesmas, aos outros ou ao meio ambiente, para regular os fatores que afetam seu próprio desenvolvimento e funcionamento em benefício de sua vida, saúde ou bem-estar..
-Ydalsys Naranjo Hernández-
A teoria do déficit de autocuidado
Na teoria de Dorothea Orem, baseia-se no pressuposto de que o autocuidado é um conjunto de ações conscientes e deliberadas que visam especificar as condições de saúde de uma pessoa e as ações necessárias para mantê-las ou melhorá-las.
Existem algumas circunstâncias que são necessárias para uma pessoa manter sua vida e saúde em boas condições. Estas são conhecidas nesta teoria como “exigências de autocuidado” e são dos tipos que veremos em breve.
Universal
Estas são as condições que todo ser humano deve ter para garantir sua vida e saúde. Na teoria do déficit de autocuidado, cinco são considerados:
- Prevenção de perigos.
- Possibilidade de remoção de resíduos.
- Acesso a respiração, água e comida.
- Desenvolvimento de acordo com o potencial individual.
- Equilíbrio entre atividade e descanso, e entre solidão e vida social.
Desenvolvimento
Corresponde às condições necessárias para manter a vida e a boa saúde em momentos específicos do desenvolvimento vital. Inclui a possibilidade de prestar apoio e acompanhamento em processos como gravidez, parto, lactação, velhice, etc. Inclui também os apoios que devem ser prestados em condições como as seguintes:
- Deficiências educacionais.
- Problemas de status.
- Desajuste social.
- Doença terminal.
- Mudanças de ambiente.
- Má qualidade de vida.
- Perda de família, amigos, bens ou segurança.
Desvios de saúde
Refere-se às condições necessárias para manter a vida e a saúde quando uma pessoa está doente ou apresenta algum tipo de limitação, seja ela temporária ou permanente. Nesses casos, é necessária ajuda ou assistência nas áreas listadas abaixo:
- Assistência médica.
- Efeitos do estado patológico.
- Acesso a terapias e tratamentos.
- Aprender a conviver com a patologia.
- Atenção aos efeitos adversos do tratamento ou terapia.
- Adaptações para aceitar atendimento, conforme necessário.
Sistemas de cuidado
Quem está a cargo de alguém doente deve identificar as necessidades objetivas dessa pessoa, com base nos requisitos de autocuidado já enunciados. A partir disso, segundo a teoria de Orem, é escolhido um modelo de suporte, de acordo com as circunstâncias do paciente.
Neste caso, se deve escolher entre três alternativas possíveis: compensação total, compensação parcial ou suporte educacional. Vamos ver cada um.
- Compensação total. Quando o cuidador deve fazer coisas para o outro. Isso significa que grande parte do autocuidado está nas mãos do cuidador e não do doente.
- Compensação parcial. Nesse caso, o que se faz é compensar as limitações que o doente tem para prestar o autocuidado. É uma alternativa para “fazer com o outro” e não “no lugar do outro”.
- Apoio educacional. Quando a pessoa doente consegue assumir o seu autocuidado, mas ainda necessita de apoio ou apoio para o completar com sucesso. Inclui ações de educação e/ou complementação do autocuidado.
A ideia central da teoria do déficit de autocuidado é identificar com precisão as reais necessidades da pessoa doente e as ações necessárias para satisfazê-las. O objetivo, em todo caso, é implementar ações para que essa pessoa seja cada vez mais autônoma, ou seja, com o objetivo de ser cada vez mais capaz de realizar o autocuidado.
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