Teorias

Conheça as teorias mais interessantes do campo da psicologia. Enfoques como o behaviorismo, a psicanálise, o cognitivismo, o estruturalismo e a gestalt permitem descobrir aspectos fascinantes sobre o nosso comportamento.

Spencer Kagan e o trabalho cooperativo estruturado

Spencer Kagan é um reconhecido autor que realizou diversas pesquisas sobre o trabalho cooperativo estruturado. Essa forma de trabalho em equipe se afasta da maneira como o conhecimento é transmitido na grande maioria dos colégios e institutos de ensino de…

A teoria clássica dos testes (TCT)

A teoria clássica dos testes (TCT) apareceu pela primeira vez no século XX a partir do trabalho de Spearman. Pode, de alguma forma, ser considerada o começo da psicometria. A palavra teste, neste conceito, refere-se às provas destinadas a avaliar…

Fixação e regressão, dois lados da mesma moeda

Em condições normais, todos os seres vivos avançam naturalmente a um processo de maturação. No entanto, o crescimento não mantém uma linha de progresso totalmente contínua. Isso significa que, mesmo em um crescimento normal, há momentos de avanço, imobilidade e…

A.W. Staats e o behaviorismo psicológico

O behaviorismo psicológico sustenta que a personalidade pode ser explicada por meio do comportamento observável. Foi em 1912 que Watson desenvolveu o behaviorismo, a teoria geral que inclui o behaviorismo psicológico. Posteriormente, Skinner ampliou ainda mais a teoria com sua…

Clark L. Hull e o behaviorismo dedutivo

Clark Hull propôs uma nova maneira de entender o behaviorismo. Hull queria estabelecer os princípios básicos de uma ciência do comportamento para explicar o comportamento de animais de diferentes espécies e a conduta individual e social. É o que se…

O modelo de Barkley para explicar o TDAH

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno que tem início na infância. Há muitas explicações sobre sua origem e desenvolvimento. No entanto, uma delas chamou bastante atenção: o modelo de Barkley. Este transtorno apresenta um…

Teorias da fome: por que comemos?

Chega o meio-dia e começamos a sentir fome. Os minutos se passam e essa sensação vai se tornando cada vez mais voraz. Precisamos comer agora! Mas estamos muito ocupados e não podemos. O tempo passa, notamos que já são 16h…

A inteligência emocional segundo Salovey e Mayer

Nos últimos anos, a inteligência emocional tem estado em alta. Cada vez mais pessoas se interessam por seu estudo e por como o seu conhecimento pode ajudá-las a lidar melhor com as suas emoções. No entanto, poucas pessoas realmente conhecem…