Teorias

Conheça as teorias mais interessantes do campo da psicologia. Enfoques como o behaviorismo, a psicanálise, o cognitivismo, o estruturalismo e a gestalt permitem descobrir aspectos fascinantes sobre o nosso comportamento.

A teoria do esgotamento do ego

Quando estamos tão exaustos que não conseguimos nem controlar as nossas emoções, será que isso ocorre porque perdemos todas as nossas habilidades sociais? Não é como se acontecesse de uma maneira tão drástica, mas sim aos poucos. É exatamente isso…

O abc dos instintos humanos

Fala-se muito sobre os instintos humanos, mas às vezes não sabemos exatamente o que queremos dizer com isso. É um termo emprestado da biologia que nos lembra que somos um ramo evolutivo dos mamíferos. Sabemos que muito desse animal continua…

Psicolinguística: a ciência da mente e da linguagem

Muitas vezes não paramos para pensar na importância da comunicação para o ser humano. Quando ela falha, surgem problemas que nos afetam em um nível cognitivo, emocional e comportamental. Portanto, é importante estudá-la. Diferentes disciplinas o fazem; uma delas é…

A criança simétrica, um fenômeno preocupante

Estamos em um mundo em que as crianças se comportam cada vez mais como adultos e os adultos como crianças. É assim que poderia ser resumido coloquialmente o fenômeno da criança simétrica. Trata-se de uma teoria desenvolvida pela psicóloga argentina…

As etapas do desenvolvimento psicossocial de Erikson

As etapas do desenvolvimento psicossocial de Erikson respondem a uma teoria psicanalítica integral que identifica uma série de etapas pelas quais um indivíduo saudável passa ao longo de sua história de vida. Cada etapa seria caracterizada por uma crise psicossocial…

Spencer Kagan e o trabalho cooperativo estruturado

Spencer Kagan é um reconhecido autor que realizou diversas pesquisas sobre o trabalho cooperativo estruturado. Essa forma de trabalho em equipe se afasta da maneira como o conhecimento é transmitido na grande maioria dos colégios e institutos de ensino de…

A teoria clássica dos testes (TCT)

A teoria clássica dos testes (TCT) apareceu pela primeira vez no século XX a partir do trabalho de Spearman. Pode, de alguma forma, ser considerada o começo da psicometria. A palavra teste, neste conceito, refere-se às provas destinadas a avaliar…

Fixação e regressão, dois lados da mesma moeda

Em condições normais, todos os seres vivos avançam naturalmente a um processo de maturação. No entanto, o crescimento não mantém uma linha de progresso totalmente contínua. Isso significa que, mesmo em um crescimento normal, há momentos de avanço, imobilidade e…

A.W. Staats e o behaviorismo psicológico

O behaviorismo psicológico sustenta que a personalidade pode ser explicada por meio do comportamento observável. Foi em 1912 que Watson desenvolveu o behaviorismo, a teoria geral que inclui o behaviorismo psicológico. Posteriormente, Skinner ampliou ainda mais a teoria com sua…

Clark L. Hull e o behaviorismo dedutivo

Clark Hull propôs uma nova maneira de entender o behaviorismo. Hull queria estabelecer os princípios básicos de uma ciência do comportamento para explicar o comportamento de animais de diferentes espécies e a conduta individual e social. É o que se…

O modelo de Barkley para explicar o TDAH

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um transtorno que tem início na infância. Há muitas explicações sobre sua origem e desenvolvimento. No entanto, uma delas chamou bastante atenção: o modelo de Barkley. Este transtorno apresenta um…

Teorias da fome: por que comemos?

Chega o meio-dia e começamos a sentir fome. Os minutos se passam e essa sensação vai se tornando cada vez mais voraz. Precisamos comer agora! Mas estamos muito ocupados e não podemos. O tempo passa, notamos que já são 16h…

A inteligência emocional segundo Salovey e Mayer

Nos últimos anos, a inteligência emocional tem estado em alta. Cada vez mais pessoas se interessam por seu estudo e por como o seu conhecimento pode ajudá-las a lidar melhor com as suas emoções. No entanto, poucas pessoas realmente conhecem…