Teorias

Conheça as teorias mais interessantes do campo da psicologia. Enfoques como o behaviorismo, a psicanálise, o cognitivismo, o estruturalismo e a gestalt permitem descobrir aspectos fascinantes sobre o nosso comportamento.

A sabedoria a partir do ponto de vista da psicologia

A sabedoria, muito além da concepção popular, já foi investigada por diferentes especialistas estudiosos da inteligência e da psicologia. A sabedoria pode até mesmo ser desenvolvida em termos científicos, o que é feito de uma forma um pouco diferente em…

A técnica May 8 para aumentar a produtividade

A técnica May 8 se baseia em duas premissas sobre o funcionamento do cérebro. A primeira é de que este órgão, como tudo no mundo natural, trabalha de forma cíclica e não linear. A segunda premissa estabelece que a atenção…

7 maneiras de entender a psicologia

Há muitas formas de conceber o comportamento humano, muitos planos a partir dos quais analisá-lo. Portanto, há praticamente o mesmo número de maneiras diferentes de entender a psicologia, que é a disciplina que busca a explicação dos processos da mente…

O que é inteligência multifocal?

A inteligência multifocal é uma teoria criada pelo psiquiatra e psicoterapeuta Augusto Cury. Fala sobre como construímos os pensamentos e os efeitos que isso tem no nosso bem-estar emocional. Trata-se de uma abordagem existencial, cujo objetivo é principalmente aprender a…

Teoria Polivagal: como identificamos os sinais de perigo

São muitos os processos que podem ocorrer em nosso corpo e em nossa mente, dos quais nem sempre temos plena consciência. A Teoria Polivagal tenta explicar um desses processos que, muitas vezes, podemos considerar intuitivos. Nesse sentido, talvez tenhamos experimentado…

Modelos neurais da linguagem

A linguagem é um instrumento usado pelo ser humano para se comunicar e pensar. Está representada em diversas áreas do cérebro. Assim, as lesões cerebrais que afetam essas regiões podem provocar alterações da linguagem. É por isso que muitos autores…

O princípio da incerteza de Heisenberg

O princípio da incerteza de Heisenberg diz que o simples fato de observar uma partícula subatômica, como um elétron, altera o seu estado. Esse fenômeno nos impede de saber exatamente onde ele está e como se move. Da mesma forma,…

Teoria dos Quadros Relacionais

A Teoria dos Quadros Relacionais é uma teoria sobre a linguagem e a cognição que serve como base experimental para a Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT). A partir da perspectiva da Teoria dos Quadros Relacionais, o comportamento e a…

Modelo genético da psicanálise

Graças a vários autores, hoje vemos a personalidade de uma forma distinta. Sigmund Freud, pai da psicanálise, foi um deles. Com sua inteligente forma de ver a psique humana, encontrou novas respostas para os nossos comportamentos, construindo teorias que pareciam…

O pequeno Albert, a criança perdida da psicologia

A história do pequeno Albert é uma das mais confusas e controversas da psicologia. Quem deu origem a ela foi o famosíssimo John B Watson, considerado o pai da escola behavorista. Em termos gerais, esta escola propõe que o comportamento…

A teoria de Salkovskis para as obsessões

As obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos que se assemelham a um pedaço de carne que mastigamos e mastigamos e não conseguimos engolir. Todos os seres humanos, em menor ou maior grau, já as experimentaram. Neste artigo, falaremos sobre a…

O modelo econômico da psicanálise

A personalidade é bastante estudada como variável que influencia o comportamento. Sigmund Freud, o pai da psicanálise, a abordou a partir de diferentes perspectivas. Hoje falaremos sobre uma delas: o modelo econômico da psicanálise. Você já ouviu falar de libido,…

Breve história da psicoterapia

A história da psicoterapia é relativamente recente. Na verdade, não podemos falar dela propriamente até o último quarto do século XIX, quando a doença mental foi desvinculada das concepções sobrenaturais. Entretanto, nesse meio tempo, a sociedade sempre teve interesse em…

A diferença entre ter coerência e pregar pelo exemplo

A coerência pode ser concebida como um traço de personalidade, uma posição em relação a uma questão particular ou uma propriedade de raciocínio. Além disso, já foi provado que alinhar os nossos pensamentos e experiências vitais é uma reserva positiva…