Diante da adversidade, o bom humor é o seu melhor aliado

Diante da adversidade, o bom humor é o seu melhor aliado

10, janeiro 2017 em Psicologia 1273 Compartilhados
Diante da adversidade, o bom humor é o seu melhor aliado

O bom humor é um dos recursos mais valiosos e gratificantes diante da adversidade. Saber como manter o bom humor, mesmo nas circunstâncias mais difíceis, nos ajuda a “ficar em pé”, a não nos deixarmos abater.

Existe uma relação entre as emoções positivas e a resiliência. As pesquisas demostram que enfrentar as adversidades com emoções positivas facilita a flexibilidade do pensamento e a resolução dos problemas.

“Qualquer pessoa que seja capaz de manter o bom humor e as emoções positivas não vai cair ou desmoronar diante das situações mais críticas, e se transformará em uma verdadeira fortaleza humana”.
-Bernabé Tierno-

Enfrentar as adversidades com bom humor

Uma das características essenciais das pessoas resilientes é o seu senso de humor. As pessoas resilientes são capazes de rir das adversidades e fazer piadas com seus próprios infortúnios.  Diante da adversidade, o riso é o seu melhor aliado, porque os ajuda a permanecerem esperançosos. Além disso, permite que sua atenção seja mais globalizada: registra os aspectos negativos, mas também os positivos.

mulher-com-bom-humor

Enquanto algumas pesquisas sugerem que a resiliência psicológica é uma característica da personalidade relativamente estável, há um estudo que sugere que as emoções positivas protegem esta espécie de “força oculta”. Isso não significa que as emoções positivas são simplesmente um subproduto da resiliência, mas que manter as emoções positivas durante experiências estressantes pode trazer muitos benefícios no processo de adaptação das pessoas.

“O bom humor é muito importante. É o nosso maior recurso natural que deve ser preservado a todo o custo.”
-James Thurber-

Humor e saúde

O riso é um poderoso antídoto para o estresse, a dor e o conflito. Nada funciona mais rápido ou de forma mais eficaz para equilibrar o corpo e a mente do que uma boa gargalhada. O humor alivia os problemas, traz esperanças, o conecta com os outros e o mantém focado e alerta.

Diante das adversidades, as emoções positivas também interferem nos resultados fisiológicos. Por exemplo, o bom humor melhora a função do sistema imunológico e aumenta os níveis de imunoglobulina A na saliva. Este tipo de imunoglobulina é um anticorpo vital do sistema imunológico, que atua como uma primeira linha de defesa contra as doenças respiratórias.

Além disso, verificou-se que enfrentar as dificuldades com bom humor proporciona uma recuperação mais rápida das lesões físicas. Também reduz as taxas de reincidência de doenças que requerem a hospitalização em idosos, reduz o tempo de permanência de um paciente no hospital, além de trazer muitos outros benefícios.

“O senso de humor é uma das ferramentas mais poderosas que temos para garantir que tenhamos bom humor todos os dias e um estado emocional que promova uma boa saúde”.
-Paul E. McGhee-

As pessoas felizes prosperam mesmo na adversidade

Diante das dificuldades e das adversidades existem apenas duas opções: prosperar ou sofrer. É uma questão de atitude. As pessoas felizes com uma atitude otimista e alegre escolhem prosperar. Para muitas pessoas, isto pode parecer muito difícil de entender. Mudar de atitude e enfrentar a dor não é fácil, mas é possível.

flor-crescendo-adversidade

Viktor Frankl escreveu em seu livro ‘O homem em busca de um sentido’: “Podemos tirar tudo de um homem, exceto uma coisa: a última das liberdades humanas, a escolha da atitude pessoal que deve adotar diante do destino para decidir o seu próprio caminho”. Estas palavras têm ainda mais sentido quando lembramos que Frankl passou vários anos preso nos campos de concentração nazistas.

Como Nietzsche escreveu: “Aquele que tem um motivo para viver pode suportar qualquer coisa”. Sempre que tivermos uma razão para “seguir em frente” teremos uma fonte interna de onde tirar forças para lutar. As pessoas felizes têm um porquê, encontraram a sua razão de viver, e enfrentam com humor e otimismo tudo o que lhes acontece, porque só assim conseguem se manter focados em seus objetivos.

“A prosperidade não existe sem medos ou dissabores, nem a adversidade sem consolos e esperanças”.
-Francis Bacon-

Quando a adversidade nos agride, podemos nos tornar pessoas melhores. Podemos nos superar e crescer ainda mais, fazer coisas que nunca pensamos que poderíamos fazer. As pesquisas têm demonstrado que as pessoas felizes realmente prosperam na adversidade. Elas não se intimidam, se apoiam na esperança para ganhar terreno sobre a tempestade. E você, por que não pode?