O que torna algumas pessoas mais resilientes do que outras

· junho 12, 2016

As pessoas emocionalmente fortes e resilientes sabem administrar as tensões de forma eficaz e se recuperam mais rapidamente dos desafios e das crises que possam surgir. Mas, o que fazem essas pessoas emocionalmente fortes para serem mais eficientes ao lidar com o estresse? A resposta reside no que se conhece como resiliência emocional.

A resiliência emocional é a capacidade de se adaptar a situações de estresse ou crise. As pessoas mais resilientes são capazes de se adaptar à adversidade. As pessoas resilientes são capazes de administrar o estresse provocado pelas mudanças de vida, tanto as grandes quanto as pequenas.

De fato, descobriu-se que as pessoas que são capazes de superar melhor os momentos de tensão curtos ou pouco intensos normalmente também podem administrar grandes crises com maior facilidade. Isto indica que ser resiliente no dia a dia desenvolve habilidades para enfrentar grandes problemas e catástrofes.

O que influencia a resiliência emocional?

Até certo ponto, a resiliência emocional e física é algo inato, mas também é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Por natureza, algumas pessoas se mostram menos incomodadas frente às mudanças e são capazes de lidar melhor com as pancadas. Esta capacidade pode ser observada desde a infância e tende a ser estável ao longo dos anos.

Resiliência

A resiliência emocional também está relacionada com alguns fatores que não estão sob o nosso controle, como a idade, o sexo e a exposição aos traumas. Contudo, a resiliência pode ser desenvolvida com um pouco de esforço.

Traços da resiliência emocional

A resiliência não é uma qualidade estática: existem diversos graus relativos a como uma pessoa é capaz de lidar com o estresse. Contudo, as pessoas resilientes compartilham certas características. As principais são as seguintes:

  • Consciência emocional: as pessoas resilientes têm consciência emocional, entendem o que estão sentindo e por quê. Também entendem melhor os sentimentos dos outros, já que estão mais em contato com a sua própria vida interior.
  • Perseverança: sejam motivadas por um desejo intrínseco ou extrínseco, as pessoas resilientes estão orientadas à ação, confiam no processo e não se rendem.
  • Locus de controle interno: as pessoas resilientes confiam no controle da sua própria vida em vez de achar que forças externas controlam a sua existência. As pessoas com um locus de controle interior e uma visão realista do mundo podem ser mais proativas no tratamento de fatores de estresse, estão mais orientadas a procurar e aplicar soluções e a sentir uma sensação de maior controle.
  • Perspectiva: as pessoas resilientes são capazes de reconhecer os seus erros e aprender com eles, de ver os obstáculos como desafios e permitir que a adversidade os faça mais fortes. Também podem encontrar certo sentido em desafios da vida em vez de enxergar a si mesmas como vítimas.
  • Apoio: as pessoas resilientes tendem a ser indivíduos fortes, que sabem o valor do apoio social e são capazes de se rodear de amigos e familiares compreensivos.

Maõs com coração

  • Otimismo: as pessoas resilientes são capazes de ver as coisas de uma perspectiva positiva e acreditam nas suas próprias forças. Isto pode mudar a forma como lidam com os problemas, afastando o sentimento de vítima.
  • Bom humor: as pessoas resilientes são capazes de se recuperar emocionalmente e inclusive de rir das dificuldades da vida. Isto pode ser uma grande vantagem, já que muda a sua perspectiva, passando a ver as circunstâncias ameaçadoras como um desafio. Isto muda a forma como o corpo reage ao estresse.

Como podemos ser mais resilientes?

A resiliência emocional pode ser desenvolvida. De fato, temos uma grande gama de situações para praticar todos os dias. Tudo o que você precisa é mostrar interesse em ser mais resiliente e se comprometer com o processo. Embora não seja fácil nem rápido, as seguintes ideias podem ajudá-lo a desenvolver a sua resiliência e a se fortalecer emocionalmente.

  • Seja flexível consigo mesmo e com os outros. As pessoas resilientes são capazes de ajustar os seus objetivos e encontrar formas de se adaptar.
  • Aprenda uma lição com todas as suas experiências. As pessoas resilientes são sempre capazes de aprender alguma coisa, transformando cada dificuldade em uma oportunidade para crescer.
  • Tome uma atitude. Não se contente em pensar no que é melhor ou no que você poderia fazer: dê o primeiro passo. As pessoas resilientes trabalham na solução de um problema em vez de se deixar paralisar pelo negativismo.
  • Cultive seus relacionamentos com as outras pessoas. Dessa forma você terá em quem se apoiar quando estiver passando por um momento ruim e se sentirá mais confortável na hora de aceitar a sua ajuda.
  • Tenha uma via de escape. Assegure-se de ter oportunidades para expressar as suas emoções e deixar de lado a tensão.
  • Tenha um sentido de propósito. Faça coisas que dão sentido a sua vida.
  • Acredite em você mesmo. Reconheça as suas forças e desenvolva as suas habilidades.
  • Cultive o bom humor. Esforce-se para estar de bom humor, inclusive nos momentos difíceis. Lembre-se de que o riso alivia o estresse, ajudará você a manter as coisas sob controle e a manter uma atitude mais otimista.