Aprendendo com a psicologia felina

Aprendendo com a psicologia felina

Última atualização: 15 março, 2015

Os felinos são venerados e admirados por grandes culturas. Napoleão os trouxe do Egito com a finalidade de acabar com os ratos e outros pequenos animais portadores de doenças infecciosas. Desde então, se tornaram esses silenciosos companheiros de olhar sobrenatural e extrema astúcia, com os quais temos muito a aprender… Como já dizia Albert Einstein: “Não tenho grandes talentos, mas sim uma profunda curiosidade”.

1. A curiosidade matou o gato

Absolutamente… A curiosidade é o traço que nos faz crescer como seres vivos, ampliando nosso saber e explorando as opções e caminhos baseados em nossas próprias necessidades. Não é comum encontrar um gato medroso, que não goste de observar através da janela… Se olharmos nosso mundo com temor, ou deixarmos de experimentar certas coisas por medo das consequências, esse pequeno caçador que temos dentro de nós deixará de abrir todas as portas que, de vez em quando, são oferecidas pela vida. É preciso se atrever a explorar com o sigilo e a astúcia de um felino, e saber que as consequências, às vezes, podem trazer grandes descobrimentos consigo.

2. Pequenos negociadores

Os gatos não se submetem, eles negociam… Eles nos aceitam, caso os aceitemos. Simples assim. É difícil conseguir seu carinho caso façamos ameaças ou agressões, ou até mesmo através de ordens expressas. Os felinos requerem uma certa dose de paciência, uma pincelada de compreensão e um universo de carinho… Uma vez criado esse vínculo, sua fidelidade será absoluta. O trato com o gato é uma simples metáfora de respeito e tolerância que os seres humanos deveriam levar em consideração, já que estamos frequentemente envolvidos em nossos mundinhos particulares, cheios de pressa e competitividade.

3. Sentido de oportunidade

Outra característica destes pequenos seres é, sem dúvida, sua habilidade para ir atrás daquilo que desejam: são pacientes, meticulosos e sabem como avaliar os riscos, para que eles fiquem a seu favor. Todos nós temos oportunidades no transcorrer de nossas vidas, mas o principal fator é, sem dúvida, saber reconhecê-las e implantar todas as capacidades e instrumentos para poder alcançá-las.

Se analisarmos um pouco o que nos fez perder esse “momento”, do qual teríamos nos beneficiado, seja por falta de iniciativa ou por não ter reconhecido a oportunidade, frequentemente surge o medo como explicação para tal perda. É importante, então, estar atento e acordado, mantendo sempre preparadas nossas melhores armas, e essa confiança felina, com a qual devemos agarrar de todas as formas em busca do prêmio.

4. Estilo de vida: serenidade

Os felinos são ávidos caçadores que conhecem muito bem o momento apropriado para o descanso. Toda meta requer uma dose de energia, que devemos saber como canalizar da melhor maneira, para não sofrer sobrecargas. É aí que admiramos nossos felinos… Porque os gatos “exalam” tanta tranquilidade? Quando descansam, o fazem da maneira mais absoluta e parece que nunca desperdiçam suas forças inutilmente…

O gato vive por si só. É, sem dúvida, uma das criaturas mais especiais com as quais podemos aprender um pouco a cada dia.


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.