As 7 melhores frases de Sêneca

· julho 12, 2018

Muitas das frases de Sêneca sobreviveram ao tempo porque são verdadeiros compêndios de sabedoria. Não poderia ser diferente, já que estamos falando de um dos homens mais ilustres do Império Romano, que fez escola com seu pensamento e influenciou decisivamente muitos de seus contemporâneos.

O que mais se destaca nas frases de Sêneca é sua mensagem sobre a ética. Quase todos os seus textos e, de fato, até mesmo a sua vida, são um modelo de moralidade. Ele pertencia à escola filosófica do estoicismo, que tinha a proposta da moderação. Eram tempos em que o que predominava era justamente o excesso.

Se você se sujeitar à natureza, nunca será pobre; se você se sujeitar à opinião, nunca será rico”.
-Sêneca-

A impressionante inteligência e a capacidade oratória desse pensador geraram muitas intrigas e inveja no mundo antigo. Ele sofreu de asma recorrente durante toda a sua vida. Também esteve muito perto do poder, do conhecimento e da filosofia. Essas são algumas fases de Sêneca que nasceram desse contexto e ficaram para a posterioridade.

1. Atreva-se a não fazer

Uma das frases de Sêneca diz o seguinte: “Não nos atrevemos a muitas coisas porque são difíceis, mas são difíceis porque não nos atrevemos a fazê-las”. Uma grande reflexão que é muito impressionante se lembrarmos que essa frase foi pensada 2000 anos atrás.

Sêneca quer dizer que as coisas podem ser muito mais complicadas dentro da nossa mente do que na realidade lá fora. Ele compreendia que os seres humanos têm a tendência de valorizar demais aquilo que observam, principalmente preenchendo a situação de medos.

2. Uma das mais belas frases de Sêneca

Essa é, sem dúvida, uma das mais belas frases de Sêneca. Ele diz assim: “Sem razão se queixa do mar aquele que o navega”. Nessa breve sentença podemos observar toda a sua capacidade poética, sua delicada sensibilidade e seu realismo lúcido.

A metáfora alude ao fato de que uma pessoa não tem motivo para se queixar daquilo que ela mesmo busca. Implicitamente, a frase diz que a primeira vez pode até ser desculpada, mas que a reincidência não. Se você está navegando outra vez é porque já fez isso antes. E se você não tivesse gostado, não teria motivos para voltar.

3. Os ódios ocultos e descobertos

Se Sêneca sabia de alguma coisa, essa coisa era o ódio. Em muitos casos, de uma forma totalmente gratuita. Ele nunca foi um homem de conspiração, nem de fazer intrigas com os outros. Mas mesmo assim, sua inteligência e fluidez levantavam suspeitas, inveja e medidas preventivas contra ele.

Talvez seja por isso que uma de suas frase diz: “Os ódios ocultos são piores que os descobertos”. É possível que todos já tenhamos vivido alguma vez essa realidade. Com frequência, os ódios mais profundos não são os mais visíveis.

4. O valor da dificultade

Como bom estóico, Sêneca dava um grande valor para a dificuldade. Não dava um significado negativo para os obstáculos, nem achava que deveríamos evitá-los. Pelo contrário, ele sustentava que os problemas são fonte de crescimento e evolução.

E isso fica maravilhosamente explícito nessa frase: “As dificuldades fortalecem a mente, como o trabalho faz com o corpo”. Em outras palavras, Sêneca vê a dificuldade como uma oportunidade para exercitar e desenvolver a capacidade racional.

5. Uma medida contra a raiva

Essa é outra das frases de Sêneca que surpreende por sua simplicidade e profundidade. Oferece uma solução concreta para lidar com a raiva. É uma fórmula simples e totalmente eficaz para quem a pratica. Ele diz: “Contra a raiva, procrastinação”.

Trata-se de uma solução que não falha. Na maioria dos casos, a raiva simplesmente vai embora com uma pequena pausa. Basta ficarmos quietos e calados por alguns minutos. A calma volta e não fizemos nem falamos nada de que poderíamos ter nos arrependido.

6. O valor de viver

Definitivamente, a vida de Sêneca não foi um mar de rosas. Especialmente durante o reinado de Caligula, que o perseguiu cruelmente simplesmente por ter ciúmes. Mais tarde, aconteceu o mesmo com Nero, seu pupilo, que o condenou à pena de morte.

Tudo isso sem contar com o fato de que Sêneca sempre teve uma saúde muito frágil e sofreu muito por seus ataques de asma. Talvez por tudo isso ele tenha falado uma das frases que entraram para a história: “Às vezes, até o viver é um ato de coragem”.

7. A lógica dos costumes

Sêneca tem uma afirmação bastante diferente que acaba sendo muito profunda e sábia sobre os costumes. Ele diz o seguinte: “Os bons costumes se apoiam uns nos outros, e por isso eles duram”. Como sempre, em uma breve sentença ele resume um mundo de sabedoria.

Mulher sozinha em campo de trigo

O que ele diz é que os costumes não são realidades isoladas. Um bom costume não sobrevive em meio a vários hábitos negativos. Para que eles sejam estáveis, também dever ser consistentes e coerentes entre si.

As frases de Sêneca estão na casa das centenas, e todas elas são verdadeiramente extraordinárias. Não é à toa que seu pensamento rompeu as barreiras do tempo e está, ainda hoje, em plena vigência no mundo atual.