As frases mais motivadoras dos super-heróis

Com esta pequena coleção de frases motivacionais extraídas das aventuras dos super-heróis, abordamos o pensamento de personagens excepcionais. Em outras palavras, mergulhamos nos pensamentos de alguns dos roteiristas mais talentosos da história dos quadrinhos.
As frases mais motivadoras dos super-heróis

Última atualização: 18 dezembro, 2021

Stan Lee, um dos escritores de quadrinhos mais importantes do mundo, associava o surgimento de histórias em quadrinhos de super-heróis das décadas de 1930 e 1940 à falta de interesse do público por pessoas normais. Desta forma, neste artigo iremos abordar esse mundo através das frases mais motivadoras dos super-heróis.

Lembre-se de que, por mais poderosos que sejam personagens como o Super-Homem ou o Homem-Aranha, uma parte importante da história deles – e que também atraiu o interesse do público -, acontecia quando eles tiravam os trajes e precisavam lidar com as mesmas preocupações que todos nós, como encontrar trabalho, estudar ou gostar de uma pessoa especial.

Assim, cada versão de um personagem de quadrinhos extraiu muito de várias fontes, como a época em que as aventuras acontecem, o talento do roteirista da época, os gostos e preocupações de cada período, etc.

Por isso, quando esses personagens foram roteirizados pelas mãos de excelentes profissionais como Alan Moore, Stan Lee, Will Eisner, Neil Gaiman ou Peter David, eles ganharam profundidade e nos trouxeram momentos tristes, motivadores ou emocionantes. Abordaremos alguns deles por meio das citações mais motivadoras dos super-heróis.

Homem Aranha.

Frases dos super-heróis

Muita coisa aconteceu desde que o Superman, criado por Jerry Siegel e Joe Shuster, surpreendeu a todos nas páginas das história em quadrinhos em 1938. Ao longo de mais de oito décadas, tanto o homem de aço com sua capa vermelha quanto os demais personagens que o acompanharam nos presentearam com verdadeiras lições.

Como dizemos, a principal influência dos super-heróis é a cultura de cada época. Por isso, nas páginas dos quadrinhos que narram essas aventuras, observamos problemas sociais como a guerra, o abuso contra mulheres e crianças, a corrupção, a exploração do trabalho, o desrespeito aos direitos dos grupos desfavorecidos, o racismo ou mesmo o vício em drogas.

Neste artigo vamos nos concentrar nas frases motivacionais dos super-heróis. É por isso que nos focamos em personagens como o Pantera Negra, que personifica o orgulho racial, e na Mulher Maravilha, um símbolo da luta feminista.

Seja firme

“Os mais rápidos nem sempre são os melhores. O importante é ser o último a permanecer em pé”.

-Wolverine-

Wolverine é um personagem da Marvel que se tornou famoso pela sua condição de mutante, mas também pela firmeza de seus ideais e maneira de pensar. As aventuras dele estão ligadas à saga X-Men, aparecendo na maioria das adaptações que foram feitas para a televisão e telas de cinema.

Muitos pensam que o importante não é chegar primeiro, mas chegar. Esta frase quer seguir a ideia de ‘não é como começa, mas sim como termina’. O importante é que, uma vez terminado, você é uma das pessoas que conseguiu alcançar a meta.

O medo

“Não há nada de errado em sentir medo, desde que você não o deixe vencer”.

-Capitão América-

Essa é outra frase que, embora pareça bastante clichê, é muito verdadeira. Neste caso, ela vem dos lábios do Capitão América, um personagem da Marvel que incorpora os valores de uma América bastante idealizada.

Seja como for, o medo é algo natural, pois é um dos nossos principais mecanismos de defesa. O problema é quando o medo está relacionado a uma ameaça que não existe ou é muito improvável; isto é, quando atua como um modo de censura ou imposição de limites em áreas em que não deveria estar presente.

A tecnologia

“Você está deixando aquele pequeno artefato te dizer o que fazer?”

-Mulher maravilha-

Uma personagem com quase 80 anos de vida, nascida da empresa atualmente conhecida como DC Comics, a Mulher Maravilha tem sido não apenas um símbolo do feminismo e do empoderamento da mulher, mas também de força, coragem e bondade.

Nesse caso, a frase pode ter mais de uma interpretação. Por exemplo, às vezes mostramos uma confiança excessiva na tecnologia, deixando de lado ou negligenciando os nossos instintos e convicções. Outras vezes nos deixamos levar pela maioria ou por uma opinião dominante, sem levar em conta as nossas reais necessidades.

Mulher maravilha.

As decisões

“São as nossas decisões que nos tornam quem somos”.

-Homem Aranha-

Terminamos essa jornada pelas frases de super-heróis com uma do Homem-Aranha, uma das criações mais famosas de Stan Lee. O “Homem-Aranha” sempre foi um símbolo da sociedade ocidental, já que suas preocupações diárias têm quase mais destaque do que suas aventuras como super-herói. Nesse caso, o Homem-Aranha nos lembra que o nosso verdadeiro eu se explica através das decisões que tomamos, pois cada atitude tem uma consequência, assim como cada decisão.

Essas frases podem parecer clichês, mas também podem ser uma fonte de inspiração e motivação. Não nos esqueçamos de que por trás de cada um delas está um roteirista, uma pessoa com talento literário e uma enorme capacidade de reflexão.

Pode interessar a você...
A moral dos super-heróis
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
A moral dos super-heróis

Por que é que os suoer-heróis são tão atrativos? Uma das respostas possíveis é a moral dos super-heróis. Eles estão acima do bem e do mal.