4 atividades artísticas para aliviar o estresse

Você não sabe o que fazer com essa tensão que parece acompanhá-lo o dia todo? Propomos 5 atividades artísticas para aliviar o estresse com base na expressividade emocional.
4 atividades artísticas para aliviar o estresse

Última atualização: 26 Setembro, 2021

O que fazer para gerenciar o estresse? Você pode ter feito essa pergunta em algumas ocasiões, mas às vezes não conseguimos encontrar as palavras para nos expressar. Nesse sentido, algumas atividades artísticas podem dar a você uma voz para comunicar processos conscientes e inconscientes da sua experiência, ajudando a aliviar o estresse.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o estresse é “o conjunto de reações fisiológicas que preparam o corpo para a ação”. Em outras palavras, foi isso que permitiu que nossos ancestrais sobrevivessem às ameaças do ambiente.

O cotidiano e a tendência à hiperprodutividade fazem com que o estresse seja uma resposta sustentada ao longo do tempo devido às constantes ameaças (sobrecarga de trabalho, problemas de relacionamento, economia, entre outros).

Em outras palavras, o problema surge não por causa do estresse, mas porque persiste com o tempo e o corpo entra em um estado de resistência. Isso pode levar o corpo e a mente a protestar e entrar em um estado de exaustão, desconforto, angústia e fadiga constante. Para lidar com isso, a seguir propomos 6 atividades artísticas para aliviar o estresse.

Mulher estressada

Atividades artísticas para aliviar o estresse

1. Trabalhe com argila

A argila sempre foi a matéria-prima da cerâmica, muitas vezes utilizada, por exemplo, para modelar ou representar símbolos culturais. O toque é uma das primeiras experiências humanas. Como uma vantagem em relação a outras propostas visuais, nesta você não sofrerá por ter uma página em branco.

Com a argila é possível amassar, alisar, tocar e umedecer o material para chegar à criação final, o que torna a criação artística uma atividade agradável e relaxante. Isso favorece o relaxamento e a redução dos níveis de cortisol, combatendo o estresse e a ansiedade.
A literatura científica tem mostrado que o papel do toque na criação artística ao utilizar materiais como a argila tem sido relacionado à diminuição da pressão arterial e à melhora do sistema nervoso autônomo.

2. Dance conscientemente

Ao contrário de outras formas de arte, a dança é conhecida pela sua capacidade de criar conexões mente-corpo e melhorar a saúde física e aeróbica. Quando falamos em uma dança em grupo, seus benefícios de redução do estresse melhoram diretamente a nossa saúde mental.

Dançar em grupo vai favorecer a confiança e a sensação de que fazemos parte de algo maior, proporcionando experiências emocionais enriquecedoras e empoderamento.

A dança é libertadora e, com ela, podemos expressar aquele conjunto de emoções para as quais não conseguimos encontrar palavras. Além disso, ela libera endorfinas que nos ajudam a nos sentir melhor e a manter uma condição física ideal.

3. Explore e improvise com o teatro

A mera visão da saúde mental e do bem-estar como componentes da capacidade de nos adaptarmos com flexibilidade a situações de mudança nos fornece mais e melhores recursos para lidar com um estressor.

Nesse sentido, o teatro de improvisação é um bom cenário para desenvolver parte do nosso potencial, além de ser outra das atividades artísticas para aliviar o estresse.

O teatro pode criar espaços de autoconhecimento e autoestima e ser um local de expressão de emoções. Assim, pode nos ajudar a combater o estresse na medida em que se torna uma atividade artística que permite um encontro sem julgamento, moldando processos para melhorar a comunicação e a compreensão.

4. Toque um instrumento

A música e os instrumentos podem ser muito úteis na hora de liberar tensões, já que cada nota musical é capaz de estimular nosso sistema nervoso de uma maneira muito particular.

Nesse sentido, a música poderia tornar a dor mais tolerável (em alguns pacientes crônicos) e beneficiar a população em geral, proporcionando um cenário de distração muito válido.

Mulher tocando violão

Todas as atividades artísticas são válidas para aliviar o estresse?

Todas as formas de arte têm uma utilidade potencial, visto que proporcionam uma forma concreta de expressar as emoções, obtendo benefícios a nível psicológico para a redução do estresse crônico.

Porém, para que isso aconteça, o ponto de partida é considerar essas formas de expressividade como uma via possível para externalizar boa parte do nosso mundo interior.

“A arte permite que nos expressemos e nos conheçamos;
Ao dar às nossas emoções um lugar do lado de fora, alcançamos um grande alívio interior.
Quem pode criar um objeto pode criar a si mesmo”.
-MS Fernández-

Pode interessar a você...
5 exercícios de arteterapia para crianças
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
5 exercícios de arteterapia para crianças

Os exercícios de arteterapia para crianças são uma excelente opção tanto para ajudar a encontrar caminhos de expressão, assim como para solucionar ...



  • Erwin-Grabner, T., Goodill, S. W., Schelly Hill, E., Von Neida, K. (1999). Effectiveness of dance/movement therapy on reducing test anxiety. American Journal of Dance Therapy, 21, 1934. doi:10.1023/A:1022882327573
  • Miranda C., Marcelo y Hazard O., Sergio y Miranda V., Pablo (2017). La música como una herramienta terapéutica en medicina. Revista Chilena de Neuropsiquiatría, 55 (4), 226-277. [Fecha de Consulta 24 de Septiembre de 2021]. ISSN: 0034-7388. Disponible en: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=331554485007