Os benefícios de escrever um diário

Os benefícios de escrever um diário

julho 20, 2016 em Emoções 24 Compartilhados
Os benefícios de escrever um diário

Cada vez que pensamos em um diário, nos vêm à cabeça imagens da adolescência, amores frustrados e mil emoções capturadas em cadernos com cadeado, que anos depois lemos com nostalgia. No entanto, um diário é uma ferramenta inestimável e muito importante que nos ajuda a manter as memórias vivas e uma excelente saúde mental. Os diários voltaram do fundo do baú para se transformarem em uma arma poderosa para aprofundar a nossa vida e abrir caminho para um futuro melhor.

Benefícios do diário para a vida

Em primeiro lugar, um diário o ajudará a ter uma rotina; é um ótimo exercício sentar-se todos os dias e escrever seus pensamentos e sentimentos sem se importar se é somente um parágrafo ou se são muitas páginas. Além disso, ele o ajudará a melhorar as suas habilidades de escrita e organização mental porque coloca os seus pensamentos em ordem.

Escrever um diário é uma maneira muito produtiva de passar o tempo. Muitas vezes preferimos coisas menos produtivas, como assistir um programa de TV sem muita importância, no entanto, tomar um pouco do seu tempo livre para refletir sobre você mesmo e sobre o que pensa é muito produtivo e acabará trazendo ao longo do tempo os benefícios da disciplina e da autorreflexão.

Falamos de autorreflexão porque escrever o seu diário é um momento só seu, onde você é livre para ser o que é e escrever. O diário é uma excelente ferramenta para revisitar o passado e refletir sobre tudo com uma nova perspectiva.

Além de tudo isso, é uma desculpa perfeita para soltar a criatividade. Não é preciso escrever um diário de forma tradicional; você pode desenhar, fazer uma música ou uma história em quadrinhos e inclusive escrever em um blog. Não há limites para tudo o que você pode fazer. Seja criativo e coloque em prática as suas melhores ideias.

Benefícios do diário para a alma

Talvez um dos melhores benefícios de um diário seja para a sua alma e sua paz de espírito. É muito importante porque lhe dá a oportunidade de processar eventos que foram importantes na sua vida e você não tinha percebido. Processar o que passou é muito importante para curar as feridas emocionais e muitas vezes não podemos confiar somente nas nossas memórias; ter algo escrito trará uma nova luz às nossas ideias.

É uma forma eficaz de clarear as ideias depois de um dia difícil ou emocionalmente carregado. Sentar-se e escrever sobre o nosso dia ajuda a nos conectar com nós mesmos e entender as nossas emoções. Escrever o que sentimos nos acalma, traz entendimento e nos sentimos menos confusos.

Finalmente, escrever um diário é uma boa maneira de documentar as coisas importantes da nossa vida, gravar lições relevantes que muitas vezes acabamos esquecendo. Também é uma boa ideia escrever perguntas importantes para as quais você não tem uma resposta naquele momento. Talvez em um futuro próximo você possa responder e, finalmente, encontrar o fio condutor da sua história.

Recomendados para você