5 benefícios psicológicos do spinning

Por que cada vez mais pessoas estão aderindo à prática do spinning? Para responder, mostraremos alguns dos seus principais benefícios psicológicos.
5 benefícios psicológicos do spinning

Última atualização: 11 Agosto, 2021

Praticar atividade física contribui positivamente para a saúde do corpo e da mente. No entanto, mesmo que queiramos experimentar esses benefícios, nem sempre conseguimos ser consistentes em nosso objetivo de fazer exercícios regularmente. Se você procura uma alternativa para se manter em forma, queremos convidá-lo a descobrir os benefícios psicológicos do spinning.

Essa modalidade esportiva tem conquistado muitos adeptos nos últimos anos, e oferece algumas vantagens diferenciais em relação a outros tipos de opções. Muitas pessoas relutam em praticar exercícios porque acham chato ou solitário, porque sentem falta de um guia profissional durante a prática ou porque as atividades são difíceis para elas. O spinning oferece uma solução para muitos desses problemas.

O spinning é praticado em grupo, em uma bicicleta ergométrica, pedalando ao ritmo da música sob as instruções de um instrutor. Desta forma, é um exercício direcionado, simples e motivador. A companhia de outras pessoas e as diferentes intensidades que são praticadas ao longo da sessão tornam a atividade muito mais agradável do que outras alternativas. Além disso, ele oferece benefícios interessantes a nível psicológico.

Benefícios psicológicos do spinning

Os seguintes benefícios psicológicos do spinning são muito mais prováveis de serem alcançados se a atividade for praticada regularmente e de acordo com as habilidades pessoais de cada um.

Pessoas fazendo ginástica

Alívio do estresse

O spinning é um exercício intenso ideal para liberar a tensão e evitar o estresse diário. Além disso, praticá-lo  regularmente ajuda a reduzir os níveis de cortisol no corpo. Essa substância, também conhecida como hormônio do estresse, é liberada em situações estressantes que são percebidas como ameaçadoras ou opressoras, e pode causar estragos na saúde.

Melhora do sono

A insônia é um transtorno cada vez mais presente na população. Se você sofre com ela, o spinning pode ajudá-lo a adormecer com mais facilidade e a desfrutar de um sono mais longo e reparador.

Isso não se deve apenas ao fato de que a diminuição do estresse reduz o aparecimento da insônia, mas também ao fato de que a prática de exercícios físicos provoca um estado natural de relaxamento muscular e corporal.

Porém, não é aconselhável fazer exercícios físicos nas três horas antes de dormir, pois isso pode interferir na produção de melatonina (hormônio essencial para o sono).

Maior bem-estar

A prática de atividade física promove a liberação de endorfinas e serotonina, dois hormônios intimamente relacionados à sensação de bem-estar e felicidade. Portanto, o spinning pode promover estados de espírito positivos.

Além disso, ouvir música pode estimular a produção de dopamina (outra substância muito envolvida no prazer e na recompensa). Portanto, as sensações agradáveis são potencializadas nesta modalidade esportiva.

Reforço da autoestima

Praticar o spinning pode não apenas ajudá-lo a se sentir bem, mas também a ter uma aparência melhor. O estado de saúde e a imagem física têm uma grande influência na autoconfiança e na autoestima; portanto, este é mais um dos benefícios psicológicos do spinning. Além disso, ser constante e cumprir o propósito que você estabeleceu para si mesmo também ajudará a reforçar a sua confiança nas suas habilidades.

Relações sociais

Por fim, por se tratar de uma atividade em grupo, a prática do spinning pode abrir a possibilidade de expandir o seu círculo social. Conectar-se com outras pessoas traz grandes benefícios para a saúde física e emocional, e essa atividade oferece um ambiente divertido e descontraído que pode estimular a interação. Você pode até encontrar pessoas com quem compartilhar interesses e fazer amizade.

Pessoas praticando spinning

Todos podem obter os benefícios psicológicos do spinning?

O spinning oferece inúmeras vantagens, e é por isso que cada vez mais pessoas o praticam. No entanto, nem todos nós trabalhamos da mesma forma.

Se, por causa da sua personalidade, você prefere atividades mais silenciosas e individuais, talvez haja outras opções de exercícios que sejam mais adequadas para você. Para algumas pessoas, o spinning pode ser excessivamente estimulante (pelo ritmo, pelo componente social e pela presença da música).

Assim, é importante se conhecer e descobrir as suas próprias preferências na hora de selecionar o tipo de exercício mais adequado. Essa será a forma de não abandonar e usufruir de todos os benefícios que a atividade física traz.

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  • Kettunen, O. (2015). Effects of physical activity and fitness on the psychological wellbeing of young men and working adults: associations with stress, mental resources, overweight and workability.
  • Márquez, S. (1995). Beneficios psicológicos de la actividad física. Revista de psicología general y aplicada: Revista de la Federación Española de Asociaciones de Psicología48(1), 185-206.