Biografia de Gustavo Adolfo Bécquer: uma lenda com seus fantasmas

Hoje entramos no mundo fantástico e misterioso de um dos mais conhecidos escritores da literatura espanhola. Sua vida pode ter tantos segredos quanto seu trabalho, e hoje falaremos sobre alguns deles.
Biografia de Gustavo Adolfo Bécquer: uma lenda com seus fantasmas
Gema Sánchez Cuevas

Revisado e aprovado por a psicóloga Gema Sánchez Cuevas.

Escrito por Sonia Budner

Última atualização: 27 janeiro, 2023

O que você sabe sobre a biografia de Gustavo Adolfo Bécquer? Considerado o mais alto representante do Romantismo espanhol, ele é muito mais que um clássico. Sua vida, seu trabalho, seus versos comoventes, sua influência mágica e a beleza alada de todo o seu trabalho capturaram a imaginação de milhões de pessoas.

Hoje, trazemos a você uma nova perspectiva, algo diferente do que seus biógrafos têm mostrado para nós. Uma versão da sua vida e obra que está revolucionando a nossa visão de Bécquer, para o bem ou para o mal. Mariano Fernández Urresti, historiador e pesquisador de grande prestígio, voltou a nos fazer mergulhar na vida deste poeta com o romance Los Fantasmas de Bécquer.

A interpretação dos acontecimentos de sua vida nesta obra está um pouco longe da imagem idealizada que todos nós tínhamos desse grande poeta. No entanto, não há dúvida de que Fernández Urresti a apresenta como uma história fascinante, muito mais atraente do que a do poeta doentio e apaixonado, quase covarde, que nos haviam mostrado antes.

Livro aberto

Biografia de Gustavo Adolfo Bécquer: infância

Gustavo Adolfo Bécquer nasceu em Sevilha em 1836. Filho e irmão de pintores, cresceu rodeado das artes plásticas e também se formou em pintura. Parece que quando criança suas tendências pictóricas revelaram um gosto pelo mistério e pelo oculto, temas que marcariam toda a sua obra literária posterior.

Bécquer foi muito próximo do irmão Valeriano desde criança. Valeriano se dedicou inteiramente à pintura e se manteve ao lado do irmão Gustavo ao longo de sua carreira. Suas vidas sempre correram em paralelo a ponto de ambos morrerem com apenas três meses de diferença.

Em 1854, o jovem Gustavo Adolfo Bécquer mudou-se para Madri. Ele fez essa viagem com grandes expectativas de desenvolver uma carreira literária rápida e brilhante com sua Historia de los templos de España. No entanto, seu primeiro livro foi um fracasso e ele só conseguiu publicar um dos volumes da coleção.

Sobreviver em Madri sem sucesso literário o levou a trabalhar para um jornal conservador. Parece que as tendências políticas de Bécquer e de seu irmão Valeriano durante a juventude sempre foram conservadoras.

Suas primeiras Lendas e Julia Espín

Em uma visita à sua cidade natal, Sevilha, em 1858, Bécquer foi forçado a ficar nove meses acamado devido à tuberculose. Hoje, sabemos que pode ter sido um caso de sífilis. Foi durante a convalescença que Gustavo Adolfo Bécquer escreveu a sua primeira lenda.

Nessa mesma época, ele conheceu Julia Espín, considerada a musa inspiradora das palavras mais comoventes do poeta. Foi então que ele começou a escrever suas primeiras Rimas. Sua fase mais frutífera foi de 1861 a 1865.

Nesses quatro anos, Bécquer escreveu a maior parte de suas Lendas, muitas de suas crônicas jornalísticas e as Cartas desde mi celda, que escreveria durante uma das recaídas de sua doença. Em 1861 ele se casou com Casta, filha de um dos médicos que tratou a sua doença. O casamento lhe deu três filhos, embora pareça que o relacionamento deles tenha sido bastante turbulento.

As rimas perdidas

Em 1866 as coisas começaram a mudar para Bécquer. Das mãos de Luis González Bravo, que serviu como uma espécie de apoiador, foi promovido no jornal à posição de censor de romances. Isso deu a ele mais tempo para se concentrar em suas rimas e lendas.

No entanto, durante a revolução de setembro de 1868, Gustavo Adolfo Bécquer perdeu o emprego, foi abandonado por sua esposa e suas Rimas originais desapareceram depois de um assalto. Esses acontecimentos o fizeram se isolar em Toledo por alguns meses com seu irmão Valeriano. Neste período, dedicou-se a reescrever as Rimas que haviam sido roubadas durante a revolta.

Pouco depois, os dois voltaram a Madri, mudaram para o lado liberal e trabalharam na revista La ilustración de MadridEm setembro de 1870, seu irmão Valeriano morreu e Bécquer caiu em um estado de profunda tristeza. Sua saúde piorou notavelmente.

Ele entregou o compêndio completo de sua obra a um amigo para cuidar, provavelmente já prevendo seu fim. Três meses depois, em 22 de dezembro, Gustavo Adolfo Bécquer faleceu. Sua morte coincidiu com um eclipse do sol.

Cabe destacar que as Rimas apareceram na imprensa entre 1855 e 1871. O manuscrito foi perdido em 68, e acredita-se que Bécquer o tenha reescrito a partir do que se lembrava. O manuscrito apresenta uma ordem diferente daquela da primeira edição de 1871, embora a ordem não afete a leitura. Nesta primeira edição, segue-se uma ordem em quatro séries: a primeira envolve uma reflexão sobre o fato poético, a segunda corresponde à poesia de amor, a terceira é a série da decepção e a quarta é uma espécie de mistura.

A crise da linguagem foi outra das peças fundamentais da sua poesia e, para ele, existiam dois tipos de poesia: a grandiloquente e a simples (breve e que brota da alma). Para Bécquer, a poesia é a expressão do inefável de uma forma quase mística, íntima, e tenta explorar novas formas de expressão poética.

Por outro lado, suas Lendas são um conjunto de narrativas pós-românticas e íntimas que evocam o passado histórico, combinando-o com elementos fantásticos ou inusitados. Após sua morte, seus amigos as publicaram em uma edição que incluía as Rimas. Assim, a obra foi publicada em 1871 com o título de Rimas y Leyendas.

Os círculos espíritas

Parece que Gustavo Adolfo Bécquer pode ter tido um contato muito direto com os círculos espíritas tão em voga em sua época. Seu círculo social, o enredo de Rimas y Leyendas e uma velha amizade de infância com um dos espíritas mais famosos da Espanha parecem apoiar essa visão da sua vida.

Em sua obra, a música é o elemento que comunica os vivos com os mortos. Médiuns, fantasmas, almas de outros mundos, viagens astrais, aparições de todos os tipos, mundos formados de pó e sóis e levitações eram temas característicos das práticas espíritas e dos seus círculos.

Será que nas Rimas originais perdidas poderíamos encontrar mais pistas que confirmem essa relação? O romance Los Fantasmas de Bécquer brinca com essa ideia e com outras, juntando fios tão fascinantes quanto a própria obra de Bécquer.

Pena para escrever

Por que a obra e a biografia de Gustavo Adolfo Bécquer nos atraem tanto?

Nós nos perguntamos o que há em Rimas y Leyendas de Bécquer para terem cativado milhões de pessoas em tramas ocultas, misteriosas e, às vezes, bastante sombrias quando não de verdadeiro terror.

Os humanos adoram esse tipo de história desde que as histórias começaram a ser contadas. Alguns psicólogos argumentam que esse fato é intrínseco à natureza humana. Seria algo como um resíduo dos primeiros espécimes humanos que tinham uma capacidade altamente desenvolvida de detectar ameaças.

Na verdade, existem estudos a respeito de como crianças de três anos identificam uma cobra antes de uma flor em uma tela. Estamos falando de medos primordiais. Nesses momentos de medo, nossos corpos liberam adrenalina, endorfinas e dopamina; como consequência, nos tornamos seres mais rápidos e mais fortes.

Muitas pessoas aprendem a gostar das sensações físicas de medo, especialmente se ocorrerem em ambientes seguros. Essas são as características das histórias assustadoras. Elas parecem ser reais, você as vive, mas no ambiente seguro de um livro, uma tela ou um círculo ao redor de uma fogueira.

Esperamos que tenha gostado de conhecer um pouco mais sobre a biografia Gustavo Adolfo Bécquer. Sua obra permanece imortal, como se o tempo não a tivesse abalado e nos ligasse ao nosso medo mais humano, ao misticismo e ao gosto pelo fantástico.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.



Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.