Biografias

Uma forma de nos aprofundarmos no campo psicológico é por meio de informações práticas e teóricas sobre os seus principais autores. Pensadores, pesquisadores influentes e referências no âmbito da psicologia convidam você a saber mais sobre esta ciência.

Mary Shelley, biografia de uma mente criativa

Vale a pena conhecer a biografia de Mary Shelley, autora da primeira grande obra de ficção científica da história: o romance Frankenstein, ou O Prometeu Moderno. Muitos ignoram o fato de que essa famosa obra, levada ao cinema, à televisão…

Breve biografia de Roman Polanski

Conheça a biografia de Roman Polanski, um dos maiores cineastas do mundo. Este é um homem que provocou escândalos que o perseguiram ano após ano. No entanto, não marcaram definitivamente a sua carreira de sucesso. Ele pôde se dar ao…

Steven Pinker: o pai da psicologia evolutiva

Steven Pinker recebeu o apelido de pai da psicologia evolutiva ou evolucionista, mas também desenvolveu outras facetas profissionais, como cientista, linguista e escritor. Ele nasceu em 1954, em Montreal, e atualmente tem 65 anos. Pinker fez contribuições significativas para as…

Geoffrey Beattie, o psicólogo do Big Brother britânico

O trabalho de Geoffrey Beattie, um psicólogo britânico, foi focado durante anos na análise da comunicação não verbal. Ele mostrou como os movimentos das mãos, enquanto as pessoas falam, também comunicam. Ele publicou vários livros e artigos acadêmicos sobre esse…

Ronald David Laing, um pesquisador da esquizofrenia

Ronald David Laing foi um psiquiatra britânico conhecido por sua abordagem alternativa para o tratamento da esquizofrenia. Ele foi, além disso, o fundador de uma corrente que se tornou conhecida como antipsiquiatria nos anos 1960 e 1970. Assim como muitos…

Lacan e a estrutura do inconsciente

Conheça a biografia de Jacques Marie Émile Lacan, uma importante figura na vida intelectual parisiense durante grande parte do século XX. Seu nome aparece frequentemente ligado à psicanálise. Seus ensinamentos e textos exploram a importância da descoberta de Freud do inconsciente,…

Medard Boss e a filosofia Dasein

Medard Boss foi um psiquiatra e psicanalista suíço que desenvolveu uma forma de psicoterapia com base na filosofia Dasein. Esse tipo de análise ligava a prática psicoterapêutica da psicanálise à filosofia existencial fenomenológica de seu amigo e mentor Martin Heidegger.…

Edmonia Lewis: pioneira em esculpir seu destino

Mary Edmonia Lewis foi uma escultora norte-americana pioneira que trabalhou a maior parte da sua carreira em Roma, Itália. Nascida em Nova York, Edmonia Lewis foi a primeira mulher afro-americana a conquistar a fama internacional. Além disso, ela foi a…

Otto Fenichel, um psicanalista da segunda geração

Otto Fenichel não é um psicanalista muito conhecido. Na verdade, a vertente mais ortodoxa da psicanálise o considera apenas um “técnico”. Alguém que contribuiu com alguns elementos para o método psicanalítico, sem que tenha alcançado uma importância significativa. Apesar de…

Franz Boas, biografia do pai da antropologia moderna

Franz Boas (1858-1942) foi um antropólogo nascido na Alemanha que fundou o primeiro departamento universitário de Antropologia na América do Norte, especificamente na Universidade de Clark, em 1888. Além disso, foi ele que instaurou uma forma mais científica de estudar…

Josef Breuer, precursor da psicanálise

Josef Breuer foi um médico e fisiologista de destaque que teve uma importância decisiva na gênese da psicanálise. Conheceu e tornou-se amigo de Sigmund Freud, o qual, de uma forma ou de outra, o via como uma figura paternal e…

John Hughlings Jackson, precursor da neurologia

John Hughlings Jackson é considerado um dos pais da neurologia, embora suas contribuições tenham sido muito aplicadas na psiquiatria. A maior parte de sua vida se passou no século XIX, época em que quase não havia meios de estudar o…