A lenda das bonecas quitapesares, figuras que aliviam os sofrimentos

A lenda das bonecas quitapesares, figuras que aliviam os sofrimentos

17, fevereiro 2017 em Curiosidades 891 Compartilhados
A lenda das bonecas quitapesares, figuras que aliviam os sofrimentos

Segundo a tradição dos maias dos planaltos da Guatemala, quando as crianças têm medo ou pesadelos à noite, contam as suas preocupações em voz alta para as “bonecas quitapesares” antes de dormir e as colocam debaixo do travesseiro. As bonecas vão absorver as preocupações, permitindo que a criança durma em paz, e ao amanhecer todas as preocupações terão desaparecido.

As bonecas quitapesares são peças de uma lenda nativa tradicional da Guatemala e podem ser utilizadas por adultos e crianças. De acordo com esta lenda, da qual se desconhece a origem exata, a boneca se preocupará com o problema no lugar da pessoa, permitindo que ela durma tranquilamente.

Dessa forma, quando a pessoa acordar, estará livre das preocupações que a mantinham acordada. É preciso acariciar a barriga da bonequinha para que ela não sofra com as preocupações que absorveu.

“Se eu contar as minhas preocupações, as bonecas quitapesares acabam com o meu sofrimento e me curam silenciosamente. As minhas bonecas dormem debaixo do meu travesseiro e, se tenho algum problema, eu as desperto. Eu que nunca acreditei em amuletos e feiticeiros, me expliquem o que estou fazendo contando as minhas dores para as bonecas”.
 – Tontxu –

bonecas-quitapesares

Uma linda tradição para descarregar as preocupações

Embora existam bonecas quitapesares ou quitapenas de todos os tipos, geralmente medem de 10 a 20 milímetros. Elas são feitas à mão, a partir de uma base de madeira ou arame. Seu rosto é feito de algodão, papelão ou barro, e suas roupas podem ser feitas de lã ou tecido aguayo, típico da Guatemala.

Originalmente estas bonecas estavam destinadas a aliviar a ansiedade noturna das crianças, mas hoje são muito comuns na vida dos adultos. Normalmente são embaladas em caixas ou bolsas de pano em grupos de seis bonecas, uma para cada dia da semana, dando a opção de descansar um dia. Elas geralmente vêm com as seguintes instruções:

* Concentrar-se na preocupação ou sofrimento na hora de dormir.

* Contar para a boneca tudo o que queremos que ela leve embora.

* Colocar as quitapesares debaixo do travesseiro.

* Acariciar a barriga da boneca para que ela não sinta as suas dores e pela manhã todas as preocupações tenham desaparecido.

As bonecas são usadas como quitapesares ou como amuletos, oferecendo a possibilidade de descarregar os sofrimentos diariamente de uma forma natural. Esta bela tradição promove um hábito psicológico saudável que todos nós deveríamos utilizar todos os dias: esquecer todas as preocupações antes de dormir.

O fato de transferir para as bonecas as nossas preocupações e tristezas, embora seja algo imaginário, pode ser um recurso muito útil para gerenciar a angústia e a ansiedade que os problemas acarretam e deixar a insônia “bem longe” de nós.

menina-guatemalteca-por-claudia-tremblay

“Ramon, o preocupado”, é um conto infantil que fala sobre as bonecas quitapesares

Tal é a força dessa tradição que existem belas histórias que falam sobre a utilidade dessas bonecas para ajudarem a criança a controlar as suas emoções, gerir os seus medos e controlar a sua ansiedade.

“Ramon, o preocupado” é uma história de Anthony Browne que já deu a volta ao mundo, levando a lenda tradicional das bonecas quitapesares para milhões de lares.

A história nos fala de um menino chamado Ramon que tem muitas preocupações que não o deixam dormir. Depois de tentar quase tudo, a sua avó lhe falou das bonecas quitapesares que aliviam as preocupações e ele conseguiu resolver os seus problemas.