A cafeína facilita o reconhecimento de termos positivos? - A mente é maravilhosa

A cafeína facilita o reconhecimento de termos positivos?

Luciana Onofre 24, fevereiro 2015 em Curiosidades 5 Compartilhados

Recentemente, uma pesquisa relacionou o fato de beber algumas xícaras de café com a melhora no reconhecimento de termos positivos. Geralmente associamos a cafeína a potentes efeitos ativadores do sistema nervoso central; algumas pesquisas demonstraram, inclusive, de que modo o consumo normal da cafeína pode melhorar o desempenho em algumas tarefas cognitivas simples, e nas respostas de conduta.

Também, ainda que em menor medida, o café é associado a propriedades aditivas se consumido em grandes quantidades. O fato é que, na atualidade, a cafeína é uma substância que se consome em grande escala, por fazer parte de diversas bebidas e tipos de café.

Duas xícara de café e seus benefícios. Um estudo recente dirigido por Lars Kuchinke e seus colegas da Universidade de Ruhr, identificou que beber duas xícaras de café (com 200 mg. de cafeína), 30 minutos antes de realizar uma tarefa, pode melhorar a velocidade e a exatidão do reconhecimento de termos com conotação positiva, sem possuir efeito algum sobre o processamento neural das palavras neutras ou negativas.

Esta pesquisa se publicou recentemente na mídia “Plos One”. Kuchinke e seus colegas sugerem que esta reação ocorra por causa dos fortes efeitos relacionados a dopamina que a cafeína pode desencadear nas regiões que dominam a linguagem no cérebro.

Luciana Onofre

Ver perfil »
Recomendados para você