As características de um companheiro violento – A mente é maravilhosa

As características de um companheiro violento

abril 2, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados
companheiro violento

Ciúmes, controle excessivo e manipulação são algumas das características dos homens e mulheres violentos. É importante conhecer estas características para manter-nos alertas e evitar cair numa situação de violência de casal. No início da relação, pode parecer que estas atitudes surgem de uma preocupação saudável pela outra pessoa, mas é preciso impor certos limites para evitar situações negativas no futuro.

Ciúmes

É comum que em algum momento nosso companheiro demonstre um pouco de ciúmes, mas se estes chegam ao limite de afetar a sua relação com amigos, colegas de trabalho ou família, o problema é grave. Os sintomas desta situação são: constantes questionamentos sobre o seu paradeiro, as pessoas com as quais você está ou o que você faz. No pior do casos, se o seu companheiro é violento, pode chegar a proibir, questionar ou limitar você nas suas relações ou saídas.

Superioridade

Você percebeu que o seu companheiro parece sempre ter razão? Toma todas as decisões argumentando que você não pode? Pois estes são sintomas de abuso verbal e você é a vítima. Em geral as pessoas que exercem violência sobre seu companheiro são bastante inseguras e precisam demonstrar superioridade frente aos outros para conseguir um mínimo de segurança de que precisam.

Controle

Um companheiro abusivo ou violento fará alarde do controle que mantem sobre você. Pode ser que demande toda a sua atenção e que pouco a pouco o afaste do resto dos seus conhecidos. Além disso, o controle também pode se estender as suas finanças, acesso ao carro, atividades recreativas e, em geral, qualquer situação que limite a sua independência e força pessoal. Se você percebe que está nesta situação, é importante que retome o controle logo. Lembre-se de que você sempre pode consultar um psicólogo.

Manipulação

Alguma vez você sentiu que fez algo que realmente não desejava? Isto aconteceu porque o seu companheiro o levou a isso de forma indireta? Neste caso estamos falando de manipulação, uma arte que os companheiros violentos dominam muito bem. É comum que estas pessoas usem uma linguagem ofensiva para conseguir seus objetivos e justificar suas ações.

Muitas promessas, zero ações

Finalmente, um companheiro abusivo lhe fará muitas promessas que geralmente não cumprirá. Esta atitude se complementa tremendamente com a manipulação, já que sempre procurará fazer você crer que ele está fazendo o possível para mudar. Se é difícil pra você se afastar deste tipo de pessoa, faça-se esta pergunta: Quantas vezes ele lhe prometeu mudar e quantas vezes de fato cumpriu?

Afaste-se do companheiro violento

Se você percebe que o seu companheiro apresenta alguma ou todas estas características é recomendável que você se afaste ou se divorcie. Muitas pessoas que entram em uma situação de violência, o fazem acreditando que poderão mudar a outra pessoa. Contudo, isto costuma ser totalmente falso e o único que conseguem é se transformar em vítimas. Lembre-se de que você não pode fazer com que alguém mude, para isso é necessário que a outra pessoa de fato deseje mudar.

Recomendados para você