Carência nos tempos virtuais - obsessão ou amor?
Hoje a maioria das pessoas vive próxima de seus smartphones e muitos se conectam a redes sociais e aplicativos de relacionamentos frequentemente.
Pessoas com quem trocamos olhares rapidamente durante o dia podem se tornar alvo de nossas buscas na rede alguns minutos depois. Afinal, quem é essa pessoa? Do que ela gosta? É solteira ou casada? Temos gostos parecidos?
Se antes víamos alguém e ela só ficava na memória se não voltássemos a vê-la, hoje, se descobrimos o seu perfil, podemos vê-la quantas vezes quisermos.
Cuidado com a obsessão virtual
Obsessão ou amor platônico? Carência ou esperança em encontrar alguém especial? Uma linha tênue.
Fica difícil saber quais os limites e até que ponto isso é saudável, mas vale a reflexão. Se eu adiciono o indivíduo e puxo assunto, obviamente já posso perceber se há ou não afinidades. Mas pode ser que nem tenhamos coragem de fazer com que essa pessoa saiba de nossa existência.
A internet é uma ferramenta maravilhosa para os introvertidos. Temos ali a possibilidade de conversar por horas com muita gente que, certamente, não teríamos conhecido de maneira similar se fosse pessoalmente. Mas é preciso dosar e não criar expectativas quanto a desconhecidos, assim como não dar esperança à outra pessoa, que pode ter comportamentos imprevisíveis. Quem quer arrumar mais uma dor de cabeça?
Afinal, se é difícil conviver com alguém aí do seu lado, imagine com a pessoa que entrou em sua vida por meio de mensagens e fotos numa tela de computador ou celular? Mas nada de desespero, apenas cautela e uma boa dose de bom senso.
Aí vão cinco dicas básicas que qualquer um deve saber, mas pode acabar se esquecendo no dia a dia:
- Seja você mesmo nas fotos de perfil e informações básicas, mas nada de detalhes como endereço e dados sigilosos.
- Não fantasie com alguém simplesmente por uma foto bonita ou algumas palavras bacanas que ela digitou pra você – pé no chão sempre!
- Atração é algo que acontece naturalmente, não adianta forçar.
- Se for sair com alguém, lembre-se de marcar em locais públicos.
- Muitos buscam um relacionamento sério, por mais que a mídia e certas pessoas digam o contrário. Um dia você pode encontrar a pessoa quando menos esperar. Só você é você. Todos têm seu valor.