Casar antes dos 30 anos?

· maio 31, 2015

Muitas pessoas não estão convencidas de que exista uma boa razão para se casar, mas se para você isso é importante, espere até os 30 anos ou mais. Aqui estão as cinco principais razões para tomar essa decisão.

1- Autoconhecimento

Nossa vida está em constante mudança, mas quando temos 20 anos, somos mais imaturos. As questões que nos preocupam são mais superficiais e isso afeta também a nossa escolha do companheiro e nosso nível de compromisso. Após os 30 anos, já sabemos o que queremos e fica mais claro o nível de compromisso e o tipo de parceiro desejado.

2- Estabilidade financeira

Dinheiro não compra a felicidade, mas facilita muito a nossa vida. Nessa fase, não temos ainda uma carreira sólida e nem uma estrutura financeira definida. Alguns têm a sorte de crescer rapidamente no trabalho e alcançar a estabilidade financeira, mas muitos outros não conseguem atingir esse nível de conforto. Quando estamos apaixonados, isso parece insignificante, mas a longo prazo essa instabilidade pode afetar muito o relacionamento.

3- Experiência

Aos 20 anos, queremos nos divertir e explorar as possibilidades em todas as áreas da nossa vida. Nessa fase, temos mais liberdade para viajar, conhecer pessoas, nos apaixonamos e nos desiludimos; ou seja, desfrutamos da vida sem muitos compromissos. Embora você possa agir dessa mesma forma aos 30 ou 40 anos, não será a mesma coisa. Se já estiver casado, terá que abrir mão de muitas coisas que fazem parte dessa fase da vida.

4- Se o casamento é para sempre, qual é a pressa?

Esta é uma pergunta que eu sempre me faço. Já vi pessoas que se casaram porque procuravam a estabilidade financeira antes dos 30 anos. Infelizmente pode ocorrer o contrário e o casamento dura pouco. O autoconhecimento e as experiências vividas influem muito nas nossas decisões. Casar para não ficar sozinho ou ter mais segurança financeira é a receita perfeita para o fracasso.

5- O casamento nem sempre é duradouro

Todos nós temos sonhos e objetivos e a maioria deles pode se complicar com a idade. Alguns objetivos demoram décadas e outros conseguimos realizar rapidamente se nos empenharmos. O casamento nos obriga a adiar esses sonhos porque teremos outras preocupações imediatas.

Você não precisa evitar o namoro ou os relacionamentos, mas o casamento aos 20 anos pode trazer uma série de problemas e causar muito estresse. É claro que nem todos os casamentos que ocorrem antes dos 30 anos estão fadados ao fracasso, mas as estatísticas mostram que existem muitos fatores que contribuem para a sua curta duração.