Cinco traços que caracterizam pessoas altamente sensíveis

· junho 12, 2015

Você é uma pessoa que se afeta demais com a opinião dos outros? Quando você assiste um filme de drama você sente uma vontade compulsiva de chorar? Então não se preocupe, porque isso é perfeitamente normal. Você simplesmente faz parte de um grupo chamado de “pessoas altamente sensíveis”.

Você gostaria de saber algumas das suas características mais importantes? Pois através deste artigo você verá os cinco traços mais comuns para que assim você possa se conhecer um pouco melhor.

Quase tudo os afeta emocionalmente

As pessoas altamente sensíveis estão propensas a se sentirem demasiadamente afetadas frente a qualquer imprevisto. Isso não é algo negativo, pois se percebemos os problemas, estamos mais dispostos a encontrar soluções. Contudo, se estas pessoas “permitirem” que a negatividade e o pessimismo as dominem, poderão cair em um quadro de estresse e depressão com mais facilidade. A virtude está no meio termo.

Costumam ser mais educadas e corretas

A opinião dos outros “afeta” mais as pessoas sensíveis, pois costumam ser mais educadas e corretas com os que estão ao seu redor já que, na maioria das vezes, não querem causar uma má impressão. Contudo, isso não significa que pequem por serem “demasiadamente inocentes” já que também se dão conta de quando alguém está se comportando mal ou está cometendo uma injustiça com os outros.

São muito indecisos

Por serem pessoas um pouco mais negativas do que o normal, é comum que frente a qualquer situação em que tenham que tomar uma decisão, pequem por serem demasiadamente indecisas. “Será que estou tomando a decisão certa? E se eu errar e não tiver como voltar atrás? Melhor deixar isso pra outro momento…” Nesses casos, o melhor é não se intimidar e passar à ação diretamente.

Costumam trabalhar melhor em ambientes de equipe

As pessoas sensíveis costumam prestar atenção aos mínimos detalhes. Por isso, quando trabalham em equipe, não costumam ter nenhum problema para expressar a sua opinião e conseguir assim um trabalho muito melhor. Além disso, sempre estão abertos a ouvir os prós e os contras que as pessoas enxergam, exceto na hora de passar à ação e tomar decisões de grande relevância, pois preferem que isso seja feito por outra pessoa com maior autoridade.

Não gostam de filmes muito violentos

Se você é uma dessas pessoas que sente um grande incômodo na hora de assistir a um filme violento ou de terror, você compartilha outra das características das pessoas sensíveis. E qual a razão disto? Pois como estas empatizam e sofrem com facilidade é normal que sintam uma grande aversão a esse tipo de cena durante a reprodução de um filme.

Como você pode ver, existe uma gama de características que definem as pessoas sensíveis. Certamente muitos de vocês compartilham muitas delas, não é mesmo?