A importância de tomar decisões – A mente é maravilhosa

A importância de tomar decisões

maio 2, 2015 em Psicologia 38 Compartilhados
tomar decisões

Imaginem por um momento que vocês estão caminhando pela floresta e escolhem um caminho que acreditam ser o que os leva de volta para casa. Tudo bem, até que uma parte do caminho se bifurca para a direita e outro para a esquerda. Decisão difícil, certo? Não se sabe onde vai dar cada caminho. Talvez a primeira delas seja um “mar de rosas”, onde não há desníveis ou animais perigosos. No entanto, na do outro lado, podemos esperar todos os tipos de ameaças e contratempos. Ou vice-versa…

Além disso, existe a hipótese de acampar, descansar e decidir no dia seguinte. No entanto, parece ser necessário tomar uma decisão… E não importa qual seja, porque mais cedo ou mais tarde, vocês terão que ir para casa.

Onde eu quero chegar com isso? Este exemplo que acabo de descrever é facilmente aplicável a nossas vidas,  já que a maioria das alternativas nas decisões que tomamos possui um maior ou menor grau de incerteza. No entanto, esta é uma situação que vai servir para nos tornar mais fortes emocionalmente.

Mais autoestima

Tomar decisões não é fácil para ninguém. Haverá momentos em que erraremos e outros em que acertaremos. No entanto, independentemente do que finalmente escolhermos, esta será uma situação que vai nos ajudar a aprender, refletir e descobrir quais são os nossos erros. Assim, da próxima vez, vai ser mais simples tomar a decisão certa e perceberemos que nós somos os únicos que temos as rédeas da nossa vida, e não o contrário.

Deixemos a rotina e a inércia

Como explicado no início, sempre se pode decidir ficar parado e “não fazer nada”, mas mais cedo ou mais tarde, será necessário agir. No entanto, a única coisa que se consegue com isso é deixar-nos levar por nossa vida, onde tudo é confortável e onde sempre escolhemos a decisão que nos produz um prazer imediato sem pensar nas possíveis consequências. Por isso, diante de qualquer situação adversa, é sempre bom parar e pensar em tudo de bom (ou mau) que essa decisão pode nos trazer.

A vida nos pode preparar muitas surpresas

Não importa a idade que você tenha, decidir é sempre uma situação desconfortável, porque de acordo com o que escolhemos a nossa vida ficará marcada de uma forma ou de outra. No entanto, tome isso como algo novo, como uma forma de mudar essa vida tão chata que você leva. E quem sabe, no futuro, essa decisão possa revolucioná-lo tanto em termos emocionais quanto profissionais. Tudo isso pode ser dito na famosa frase que disse Forrest Gump uma vez. “A vida é como uma caixa de chocolates, você nunca sabe qual você vai tirar.”

Foto cedida por Fotovika

Recomendados para você