Dicas para combater as crises no casamento

· outubro 10, 2018

Apesar dos relacionamentos amorosos serem um dos aspectos mais importantes de nossas vidas, eles nem sempre são tão harmoniosos quanto gostaríamos. A rotina, as diferenças de opiniões, os hábitos ou certos comportamentos podem desgastar o vínculo, que em algum momento acreditávamos ser perfeito, e originar crises no casamento. Isso é algo normal.

Assim, aprender a administrar os conflitos e as situações problemáticas é fundamental para a saúde emocional do casal. Saber como agir e tentar fazer com que as interações positivas superem as negativas é a chave para tornar seus membros felizes.

Afinal, uma relação tem que acrescentar alegria à vida de seus membros, nunca tirá-la. Portanto, a seguir explicaremos alguns sinais de alerta que podem indicar o início de uma crise e alguns conselhos para combatê-la.

Sinais de alerta em um relacionamento de casal

Manter um relacionamento no qual a infelicidade predomina causa exaustão física e mental. O desconforto sofrido expõe os membros do relacionamento a um estado de estresse prolongado que os torna mais irascíveis, vulneráveis ​​e tensos. No entanto, como sabemos se estamos em uma crise ou se é apenas a antecipação do fim do relacionamento?

Embora cada um de nós seja mais ou menos capaz de identificar quando o relacionamento não está bem, existem determinados comportamentos, como as queixas e as críticas contínuas, que nos indicam que é necessário tomar medidas. Inclusive, há outros como o desprezo e as atitudes defensivas e evasivas que são muito mais evidentes. Portanto, o aconselhável é estar sempre atento ao nosso relacionamento.

Se o problema for solucionado o mais rápido possível, será mais fácil direcionar e manter o relacionamento do que se deixarmos que o desconforto se acumule pouco a pouco. Isso só trará complicações a longo prazo.

Casal enfrentando crise no casamento

As crises no casamento podem ser superadas?

Às vezes, a questão não é tanto a possibilidade de combater as crises de casal, mas sim acreditar que é possível fazê-lo. Por exemplo, quando estamos em uma dinâmica muito negativa, podemos não conseguir encontrar uma saída e optar por terminar o relacionamento. Talvez você se sinta identificado com algumas das seguintes situações:

  • Acreditamos que os problemas são sérios demais para encontrar uma solução.
  • Consideramos que falar não é mais útil, não vale a pena e é uma perda de tempo.
  • Cada membro separa sua vida da outra pessoa.
  • Um dos membros ou ambos se sentem sozinhos.
  • Aparece uma terceira pessoa que coloca o relacionamento em perigo.

Esses cenários são mais comuns do que parecem. Portanto, se você os estiver vivenciando, lembre-se de que não há nada de errado com você ou com o seu relacionamento. O importante é que ambas as pessoas concordem em lutar pela relação com desejo, paciência e vontade de fazê-lo. A seguir, você encontrará cinco conselhos para conseguir fazer isso.

5 chaves para enfrentar as crises no casamento

1- Aumente os momentos bons

Segundo alguns estudos, um casal feliz tem cerca de cinco interações positivas para cada negativa. Portanto, se você perceber que em seu relacionamento há mais problemas do que momentos agradáveis, sua tarefa é conseguir inverter essa proporção. Para conseguir isso, lembre-se de que ambos estão no mesmo barco e de que seu parceiro não é seu inimigo, mas seu aliado.

Ter um encontro agradável, manter uma relação sexual satisfatória, fazer uma viagem…  muitas maneiras de criar novas lembranças positivas. 

2- Falar e escutar

Falar sempre é benéfico em um relacionamento. Compartilhar as preocupações da vida cotidiana é fundamental para que os membros se sintam unidos.

No entanto, não vale a pena fazer isso de qualquer maneira. O importante é escutar o outro, mostrar interesse e se concentrar no que ele nos diz, assim como ele tem que fazer com você. Trata-se de realizar uma troca autêntica e sincera, na qual flui a conexão emocional. 

3- Celebração

As celebrações sempre alegram o dia. Se você perceber que as coisas estão melhorando, por que não celebrar? Você ganhou um prêmio pelo esforço feito. Vocês podem fazer algo como uma viagem especial, um encontro romântico, ou simplesmente relaxar uma noite em companhia um do outro.

 Casal em um restaurante após reconciliação

4- Decisões comuns

Um caso claro de separação é quando cada membro do casal vive suas próprias vidas e toma decisões individualmente. Por isso, para combater as crises no casamento, seria bom retomar o hábito de agir em equipe. Isso aumentará a confiança e será mais fácil seguir caminhos unidos.

“Amar não é olhar um para o outro, e sim ambos olharem na mesma direção”.
-Antoine de Saint-Exupéry-

Como vemos, solucionar as crises no casamento requer esforço e trabalho, mas é possível conseguir. Se você e seu parceiro quiserem ficar juntos, acabarão conseguindo. Você pode começar seguindo essas dicas e, se não for suficiente, pode ser útil recorrer a um profissional especializado nesses tópicos. O importante é que você tente todas as abordagens necessárias para recuperar a paixão e a magia do começo.