Como encontrar tempo para meditar

Às vezes, encontrar tempo para meditar pode ser difícil. Porém, com ações simples do dia a dia, é possível reservar alguns minutos para realizar essa prática.
Como encontrar tempo para meditar

Última atualização: 14 Julho, 2021

Se a correria do dia a dia não lhe deixa tempo para praticar técnicas de relaxamento, neste artigo vamos te explicar como fazer isso através de pequenas ações cotidianas. Surpreendentemente, encontrar tempo para meditar pode ser mais fácil do que parece.

É complicado ajustar a rotina para acomodar temporariamente as atividades infinitas que devemos enfrentar todos os dias. Na verdade, muitas pessoas proclamam com orgulho que estão ocupadas demais para fazer as coisas que deveriam e desejam fazer.

O mesmo vale para a meditação: estabelecer uma rotina de meditação às vezes pode ser difícil. Agora, uma vez que a meditação torna mais fácil ter um corpo e uma mente saudáveis, esse motivo pode ser atraente o suficiente para realizar essa prática diariamente. Na verdade, um estudo conduzido pela Universidade da Califórnia confirma que os benefícios da meditação podem permanecer conosco por anos.

Se você tem tempo para respirar, certamente tem tempo para meditar.

Aqui estão algumas dicas para encontrar tempo para meditar e parar de procrastinar. Preparado?

Meditar no intervalo de trabalho

Conselhos para encontrar tempo para meditar

1. Priorize atividades e objetivos

Quando você está tentando fazer da meditação um hábito regular, é importante priorizar as coisas que são mais importantes.

Se você estiver tendo problemas para descobrir onde pode economizar tempo para inserir uma sessão de meditação diária, examine sua programação atual objetivamente. Tente identificar os lugares onde você pode cortar atividades que estão no final da sua lista de prioridades.

A família, o trabalho e as responsabilidades pessoais sempre exigirão seu tempo, mas você pode encontrar o momento certo para meditar se estabelecer prioridades e estiver disposto a fazer pequenas mudanças na sua rotina.

2. Acorde 10 minutos antes

Você pode desejar dormir 10 minutos extras de sono todas as manhãs. No entanto, dedicar esse tempo de descanso para meditar fará com que você tenha um dia mais calmo.

Portanto, tente acordar 10 minutos mais cedo e sentar-se para meditar. É uma boa troca!

Para muitas pessoas, a melhor hora para meditar é logo após o despertar. Portanto, você pode substituir o uso do telefone pela manhã pela meditação. Com apenas cinco minutos você verá alguns efeitos. Quando isso se tornar parte da sua rotina, você poderá aumentar esse tempo.

“Tenha paciência. Espere até que o barro assente e a água esteja limpa. Permaneça imóvel até que a ação correta surja por si mesma”.
-Lao Tzu-

3. Procure espaços entre as atividades

Para se sincronizar com o seu ritmo natural, encontre espaços entre cada atividade do seu dia a dia, seja entre as tarefas no trabalho, depois de cozinhar ou antes de começar a comer.

Use esses momentos de transição para fechar os olhos e fazer de 3 a 5 respirações naturais e relaxadas sempre que puder. Alguns poucos minutos podem ser suficientes para reduzir o estresse.

Você pode fazer isso em qualquer lugar, seja na mesa, no banheiro, etc. Quanto mais você pratica, mais provável será que esta se torne uma resposta natural a situações estressantes.

4. Concentre-se na sua respiração

Se você ainda estiver convencido de que está muito ocupado para sentar e meditar, experimente este truque: concentre-se na respiração. Na próxima vez que estiver sozinho em um trem, lavando louça, limpando sua casa ou até mesmo no chuveiro, tente entrar em sintonia com seu espaço interno, concentrando sua atenção na sua respiração.

Silencie o máximo possível para ouvir sua respiração completamente.