Como enfrentar a ansiedade mascarada

· novembro 20, 2018

Cada um de nós tem diferentes emoções e pensamentos que nos levam a assumir as situações de formas variadas. Reagimos de maneira diferente às alegrias e obstáculos, por isso enfrentamos o mundo com base em abordagens distintas. Às vezes, essas estratégias de enfrentamento ficam comprometidas pela ansiedade mascarada.

Quando se trata de uma nova situação, podemos sentir um medo que nos deixa nervosos e ansiosos. Acontece com mais frequência com algumas pessoas do que com outras, mas todos nós já nos sentimos assim diante uma situação desconhecida.

A ansiedade é um estado mental em que nos sentimos inseguros e preocupados. Geralmente tem a ver com antecipar o futuro ou pensar em uma situação que é desconhecida para nós. Assim, como não sabemos o que esperar, sentimos muita angústia.

As pessoas ansiosas geralmente ficam agitadas, podem suar, roer as unhas, andar de um lugar para o outro, ter taquicardia, sentir-se confusas ou irritadas, etc. Tudo depende da gravidade da situação e da magnitude da preocupação.

No entanto, há outro tipo de ansiedade, a ansiedade mascarada. São pessoas que parecem enfrentar tudo com naturalidade e uma grande tranquilidade, mesmo que estejam ansiosas. São pessoas que fazem da falta de expressão a sua ferramenta para enfrentar situações difíceis, mas não são de ‘pedra’ e estão sentindo ansiedade, embora não demonstrem.

“O medo aguça os sentidos. A ansiedade os paralisa”.
-Kurt Goldstein-

Ansiedade mascarada, o que é isso?

Como não somos todos iguais, nos manifestamos de maneiras diferentes. Trata-se de nos expressarmos de uma forma ou de outra, de acordo com os nossos pensamentos e sentimentos.

Mulher sofrendo de ansiedade

Assim, alguns mostram sua ansiedade da maneira típica, ou seja, através dos sintomas já mencionados: sudorese, taquicardia e irritabilidade, entre outros; mas alguns o fazem de uma maneira muito diferente, através da ansiedade mascarada.

A inexpressividade age como uma máscara para esconder a ansiedade. Então, pessoas que em situações difíceis se tornam inexpressivas podem ter ansiedade, apenas disfarçam dessa maneira. Isso não significa que elas não tenham sentimentos, simplesmente assumem as situações difíceis de maneira diferente. Essas pessoas manifestam os seus pensamentos e sentimentos sendo mais produtivas.

As pessoas com ansiedade mascarada fazem da falta de expressão um disfarce. A sua máscara é útil para lidar com situações de estresse sem se exceder.  Como não mostram aos outros as suas emoções, evitam perguntas que geram desconforto.

Essas pessoas são mais fortes? Elas podem ser ou não. Simplesmente são pessoas que escondem as suas emoções e os pensamentos para evitar desconforto. Por trás do seu disfarce, podem estar se sentindo profundamente desconfortáveis; simplesmente não querem demonstrar para evitar mais sofrimento.

Quando escondemos o que sentimos e pensamos usando a ansiedade mascarada?

A ansiedade pode ser vista como algo desagradável porque gera angústia. No entanto, nem sempre ela é ruim, e às vezes nos ajuda a estar alertas diante do perigo. Então, tudo depende do momento e do ponto de vista. Agora, quando nos escondemos usando a ansiedade mascarada?

  • Em situações extremas. Quando as pessoas ao nosso redor não sabem como lidar com a situação e sentimos que devemos cuidar disso. Por exemplo, os procedimentos após a morte de alguém querido.
  • Nós não queremos mostrar a nossa dor. Quando não queremos mostrar o que sentimos por dentro. Isso, na verdade, poderá nos causar mais dor. Além disso, podemos acreditar que as pessoas ao nosso redor não nos entenderão.
  • Ficamos paralisados. Quando sentimos tanto medo que somos incapazes de sentir, pensar ou agir. Nós permanecemos paralisados como se não estivéssemos vivos em uma situação de dificuldade.
  • Usamos a ansiedade como desculpa para evitar as situações que acreditamos ser complicadas.
  • Quando somos muito reservados. Não queremos que ninguém saiba nada sobre nós; escondemos tudo o que pode lhes dar pistas de quem realmente somos.

Como tratar as pessoas com ansiedade mascarada?

Às vezes é difícil nos relacionarmos com esse tipo de pessoa. Especialmente quando acreditamos que, por não se expressarem, são insensíveis. Nem sempre é assim; pense que algumas pessoas têm dificuldade para demonstrar o que sentem. Isso não significa que ela esteja errada, é apenas outra maneira de agir diante das dificuldades.

Então, o importante é que, quando você se deparar com uma pessoa ansiosa e sem expressão, tente entender que é difícil para ela falar sobre o que está acontecendo. Elas não devem ser julgadas por não se expressarem, não são insensíveis por não fazê-lo. Você poderá ajudá-las a ter mais confiança para que possam dizer como se sentem em algum momento.

Além disso, podemos pensar que as pessoas inexpressivas não são muito empáticas. Para ter certeza se realmente são ou não, pergunte-lhes qual é a sua posição diante uma situação. As suas respostas poderão lhe surpreender.

Em alguns momentos, as pessoas inexpressivas podem ter medo de se machucar novamente. Então, é preciso incentivá-las, mostrando que as valorizamos pelo que são. Esta é uma maneira de demonstrar que estamos aqui para apoiá-las, respeitando a sua privacidade e o seu ritmo.

Agora, nem todas as pessoas sem expressão são boas pessoas. Há pessoas que não expressam nada porque realmente não sentem nada. Não por causa da ansiedade, simplesmente porque não se colocam no lugar do outro e querem apenas o seu próprio benefício. São pessoas frias. Portanto, a falta de expressão nem sempre é sinônimo de ansiedade.

Ansiedade mascarada

Os benefícios de desmascarar a nossa ansiedade

Assim como há momentos em que devemos deixar de lado os nossos pensamentos e sentimentos para agirmos sem impulsividade e sermos mais operacionais, também há benefícios quando se trata de deixar de lado a ansiedade mascarada. Observe alguns deles:

  • Relacionamentos mais verdadeiros.
  • Liberação do estresse.
  • Maior empatia.
  • Aumenta a autoconhecimento.
  • Maior autoestima.
  • Mais sinceridade.
  • Aumenta a tranquilidade.
  • Maior capacidade de confiança nos outros.
  • Maior segurança pessoal.

A ansiedade não é boa ou ruim, nós decidimos em que transformá-la. Enfrente a ansiedade removendo a sua máscara. Você encontrará uma maneira de mostrar aos outros o que você realmente é e poderá ter relacionamentos mais verdadeiros.

Ser inexpressivo não significa ser forte. Não é errado não conseguir dominar uma situação e sentir-se sobrecarregado e triste, ou mesmo não saber o que fazer. Permita-se expressar o que você sente, será mais fácil encontrar ajuda e não carregar todo o peso sozinho. Não antecipe os acontecimentos.