Como me veem, como eu me vejo
Você se enxerga como realmente é ou como os outros querem que seja? Isso pode parecer uma pergunta sem importância, mas na verdade é ideal para refletir sobre as diferenças na forma como nos vemos e como os outros nos veem.
Assim que resolvemos pensar nisso, nos damos conta de que talvez as demais pessoas não nos vejam da mesma forma como nós nos vemos. Por exemplo, como você se comporta, o que demonstra para elas, fará com que uma imagem sua seja formada, e talvez você não concorde com ela.
“Os espelhos são como a consciência. Nós nos vemos como somos e como não somos, pois quem se enxerga na profundidade do espelho tenta dissimular seus defeitos e consertá-los para parecerem melhores.”
-Miguel Ángel Asturias-
Tudo isso pode influenciar de maneira positiva ou de maneira negativa a nossa autoimagem. Imagine, por exemplo, quando você se vê com alguns quilos a mais e os outros dizem que você está bem. É um exemplo simples de que a sua perspectiva não é a mesma do resto das pessoas, e isto pode ter uma grande influência.
Autorretrato
Muitos de nós estamos cheios de complexos que nos impedem de desfrutar de nós mesmos. Tudo isso se origina do fato de mostrarmos uma imagem da qual gostamos para o resto da pessoas.
Estamos continuamente pensando em qual imagem mostrar aos demais, em como os outros irão nos ver… O que não sabemos é que muitas vezes as pessoas não nos veem como nós pensamos ou como queremos que nos vejam.
Sabe o que seria excelente? Começar a interagir com as pessoas que estão ao nosso redor e perguntar diretamente como nos enxergam. Isso pode nos ajudar a compreender como nosso ponto de vista não é único.
Se você fizer isso, descobrirá coisas que certamente nem pensava sobre você. Tudo o que lhe disserem ajudará a formar uma imagem real do que você projeta para o resto das pessoas. O que será que você descobrirá sobre si mesmo?
“Não há nada pior do que a imagem nítida de um conceito difuso”
-Ansel Adams-
Às vezes nos deixamos influenciar demais pelo que acreditamos que é esperado de nós. Como os outros querem que sejamos? Isso pode formar uma imagem externa de nós com a qual não nos sentimos identificados.
Se estivermos com pessoas manipuladoras ou agressivas que nos julgam, podemos acabar mostrando uma imagem que em nada corresponde com a realidade. Por que nosso orgulho fica abandonado? Você está se tornando o que os demais querem que você seja? Não permita que isso aconteça.
Como você vê a si mesmo
A forma como você se vê influenciará a maneira como os outros o enxergam. Se você tem complexos, eles se manifestarão e as pessoas notarão e saberão.
Qualquer coisa: querer ser quem não é, tentar agradar a todos, ser você mesmo, não deixar que nada o influencie, ter personalidade, tudo é notado! O que devemos levar em consideração quando refletimos sobre nossa imagem? Dois fatores muito importantes:
- Aquilo que você pensa sobre si mesmo se converte em realidade, você querendo ou não. Tudo que passa pela sua mente se manifestará de alguma forma, por isso pense positivo e deixe o negativo em um lugar afastado. Pensar positivamente sobre si mesmo será muito benéfico.
- A beleza é criada no interior. Todas as coisas boas, tudo que é positivo, tem que sair de você, não de outra pessoa. Por que se esconder? Manifeste seu eu verdadeiro, pois às vezes queremos ser quem não somos. Aceite-se, aceite sua beleza e manifeste-a.
Outra das coisas importantes que devemos levar em consideração é como tratamos os demais. Todos, absolutamente todos, irão falar sobre você, irão fornecer dados sobre sua personalidade.
Tratar os outros bem e ser respeitoso fará com que os demais o enxerguem com olhos positivos. É normal que um dia tenhamos um momento ruim, somos humanos! Mas a maneira como tratamos os outros influenciará a sua visão sobre nós.
“Não vemos as coisas como são, e sim como somos.”
-Jiddu Krishnamurti-
Sua perspectiva não é a única, e vemos as coisas não como elas são, e sim como somos. Se somos negativos veremos tudo negativo, e assim também enxergarão os demais, como pessoas negativas.
Faça o teste de perguntar como os outros o veem! Você pode compartilhar conosco o que descobrir. Este pequeno exercício, que não custa nada, o ajudará a abrir os olhos e se olhar de outras perspectivas que não sejam a sua. O que você aprendeu sobre si mesmo? Entenda que seu ponto de vista não é o único real e verdadeiro.
Imagens cortesia de Lady Simphonia.