Como o verão afeta o humor?

O verão te enche de energia e felicidade ou te deixa irritado e mal-humorado? Descubra como esta estação afeta o seu humor.
Como o verão afeta o humor?
Elena Sanz

Escrito e verificado por a psicóloga Elena Sanz.

Última atualização: 22 dezembro, 2022

Cada um de nós prefere uma estação do ano e um tipo de clima. Há quem adore o inverno, o frio e a chuva; há aqueles que preferem o sol e as temperaturas amenas. No entanto, muito além de uma simples preferência, essa distinção às vezes se baseia no impacto que as condições ambientais têm sobre as nossas emoções. É por isso que, hoje, queremos explicar como o verão afeta o humor.

Como seres complexos que somos, somos influenciados em diferentes níveis. Nossa biologia, nossos estados internos e nossos comportamentos mudam e se adaptam com base nas condições externas. Por isso, as experiências de cada ser humano podem ser diferentes. A seguir, revisamos as principais descobertas científicas a esse respeito.

Como o verão afeta o seu humor?

Melhor ajuste aos ciclos de luz-escuridão

Amigos se divertindo no verão

A preferência pelo verão tem uma base biológica, e foi demonstrado que a exposição à luz brilhante tem um efeito benéfico no humor. A exposição ao sol melhora nosso humor, enquanto a ausência desse estímulo ambiental está relacionada ao aparecimento da depressão.

Por esse motivo, a fototerapia é reconhecida como um tratamento eficaz para esse distúrbio e pode ser tão eficaz quanto os antidepressivos. A exposição à luz permite que os núcleos supraquiasmáticos funcionem adequadamente e que o relógio interno se sincronize com os ciclos naturais de luz-escuridão.

Emoções positivas

A luz solar multiplica exponencialmente a produção de serotonina, um hormônio intrinsecamente relacionado à sensação de felicidade, relaxamento e satisfação. Por essa razão, durante o verão é mais provável que experimentemos esses tipos de estados positivos, especialmente naqueles lugares onde as diferenças entre as estações são muito marcantes.

Vida social mais intensa

Durante o verão temos mais tempo livre para o lazer e as relações sociais. Não é apenas o momento em que muitas pessoas tiram suas férias anuais, mas também é comum que as empresas modifiquem ou reduzam a jornada de trabalho. Socialmente, tendemos a passar mais tempo na rua, interagindo com amigos e familiares.

Visto que nossos laços com outros seres humanos são necessários e benéficos, um maior contato social muitas vezes se traduz em um maior bem-estar subjetivo. Além disso, a redução das pressões de trabalho nos permite relaxar e desconectar, diminuindo os níveis de estresse.

Por que algumas pessoas não se sentem bem no verão?

Mulher triste no verão

Diante dos dados acima, questiona-se como é possível que o verão seja tão desagradável para algumas pessoas. Como antecipamos, a maneira como o verão afeta o clima nem sempre é positiva. A chegada da temporada de verão, o sol prolongado e as altas temperaturas também podem causar complicações e transtornos.

Por exemplo, o calor excessivo pode levar ao agravamento dos sintomas de euforia e mania em pessoas com transtorno bipolar. Em geral, todas as pessoas com distúrbios psicológicos têm uma probabilidade maior de sofrer com temperaturas extremas.

No entanto, a população geral também enfrenta dificuldades. O calor sufocante do verão, a sudorese constante e o trabalho contínuo que o corpo faz para regular a temperatura podem levar a uma maior irritabilidade e a comportamentos agressivos. Também pode causar apatia, fadiga, desânimo e fraqueza.

Além disso, sob essas condições adversas, adormecer e obter um sono adequado pode ser um grande desafio. Dessa forma, a insônia e a falta de uma boa noite de sono afetam o humor e as habilidades cognitivas das pessoas. Sonolência, mau humor e dificuldades de concentração são comuns.

Por último, existem aqueles que vivenciam o que é conhecido como transtorno afetivo sazonal de verão. Este é caracterizado pelo aparecimento de sentimentos de tristeza, melancolia e abatimento com a chegada do verão. Embora seja menos comum do que a depressão sazonal de inverno, ela afeta cerca de 10% das pessoas.

Como agir quando o verão afeta o seu humor?

Se você faz parte do grupo de pessoas afetadas negativamente pelo calor, há uma série de medidas que você pode tomar. Procure se manter hidratado e evite a exposição ao sol nas horas mais quentes. Implemente uma boa higiene do sono que lhe permita melhorar o seu descanso para reduzir os sintomas de privação de sono, e adquira ferramentas para controlar as suas emoções.

Exercícios de meditação e respiração podem ajudar a reduzir a irritabilidade e melhorar o seu humor. Seja qual for o caso, procure aproveitar esses meses para diminuir o estresse, descansar e aproveitar as oportunidades de lazer.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Lambert, G. W., Reid, C., Kaye, D. M., Jennings, G. L., & Esler, M. D. (2002). Effect of sunlight and season on serotonin turnover in the brain. The Lancet360(9348), 1840-1842.
  • González M. M. (2012) ¿Cómo la luz “prende” y “apaga” nuestro estado de ánimo?. Biblioteca digital. Universidad Católica Argentina. Buenos Aires.
  • Van Lange, P. A., Rinderu, M. I., & Bushman, B. J. (2017). Aggression and violence around the world: A model of CLimate, Aggression, and Self-control in Humans (CLASH). Behavioral and brain sciences40.
  • Wehr, T. A., & Rosenthal, N. E. (1989). Seasonality and affective illness. The American journal of psychiatry.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.