A ordem de nascimento influencia a personalidade de irmãos?

Como a ordem de nascimento influencia a personalidade dos irmãos?

28, outubro 2015 em Psicologia 3 Compartilhados
Ordem de nascimento dos irmãos e a sua personalidade

Imagine, por um momento, que você sai de viagem com seus irmãos, sendo já todos adultos. Com qual das seguintes situações você mais se identifica?

1. Você vem planejando a viagem há semanas, com tudo que isso implica:  reservas de hotéis, aluguel de carro, restaurantes… Você pensou nos seus irmãos o tempo todo e procurou tempo e espaço para desligar-se emocionalmente.

2. Você correu o dia todo organizando as coisas de forma precipitada, acertando os últimos preparativos e deixando seu lar preparado para os dias que você estará ausente.

3. Parece super divertido fazer a viagem familiar que vocês tem programada! Você não tem nada organizado, apenas aproveitará a experiência, rindo e aproveitando a companhia de seus irmãos. Você desfruta de como o seu irmão mais velho organiza tudo e você não teve que mexer uma palha.

A situação número 1 é familiar? Com certeza você é o mais velho dos irmãos.

Se a segunda se encaixa com a sua personalidade ou você se sente identificado, provavelmente você é o filho do meio.

Se você fica com a última, certamente é o caçula da família.

Por que a ordem de nascimento importa?

Muitos pesquisadores afirmam que a ordem na qual se nasce dentro de um núcleo familiar é tão importante quanto o gênero e a genética. Isto nos leva a pensar na eterna dúvida entre “criação versus a natureza das pessoas”.

Dentro de uma mesma família, não existem dois filhos que tenham os mesmos pais. Por quê? Os pais são diferentes com cada um dos seus filhos, já que nunca assumem o mesmo papel. Por exemplo, se você é quem cuida do resto dos seus irmãos, então o seu irmão assumirá outro papel, talvez o de vencedor.

Três tipos de personalidade entre irmãos

O filho mais velho está programado para a excelência e as conquistas; o filho do meio é criado para que seja compreensivo e conciliador, e o caçula procura atenção.  O resultado faz que a ordem em que nascem os irmãos seja uma variável poderosa na hora do desenvolvimento da personalidade.

Os 3 tipos de personalidade são as seguintes:

O mais velho: o vencedor

O filho mais velho costuma ter mais coisas em comum com outros filhos também mais velhos do que com seus próprios irmãos e irmãs. São pessoas que, dada a sua condição de primeiro filho, tiveram um maior controle por parte de seus pais, gozando de uma grande atenção ao serem os primogênitos.

Costumam ser pessoas muito responsáveis, nas quais se pode confiar, e sabem se comportar. São cuidadosos consigo mesmos e suas relações pessoais, refletindo uma versão dos seus próprios pais.

Se você é o filho mais velho, certamente gosta de obter a aprovação dos outros e consegue grandes conquistas simplesmente porque está predisposto a isso.

São propícios a assumir profissões de liderança. Sendo o irmão mais velho, você procura dominar seus irmãos.

Algo que caracteriza muito esta posição dentro de uma família é o fato de que quando chega o filho número dois, o irmão mais velho sentirá e experimentará um sentido de perda. Ele perde a posição de se sentir único, e a atenção que antes era somente dele pode doer. Mas tudo que foi aprendido anteriormente lhes permitirá mudar rapidamente e com força.

O do meio: o pacificador

Os irmãos do meio costumam ser de personalidade compreensiva, cooperativa e adaptativa, embora também possam apresentar características competitivas.

Importam-se muito com a igualdade e trabalharão dentro da família pelo justo e igual para cada membro. Costumam ter um círculo próximo de amigos que representam uma parte adicional da sua família.

Como o filho do meio, recebem menor quantidade de atenção por parte da sua família, e estes companheiros de risos e experiências que escolheram constituem a sua compensação.

Costumam demorar um pouco para amadurecer, mas acabam tendo sucesso em carreiras poderosas que lhes permitem usar suas habilidades de negociação, conseguindo toda a atenção de que precisam.

O irmão mais velho e o do meio nunca serão bons nisso. O traço de personalidade que define o filho do meio costuma ser o oposto do irmão mais velho ou menor. O bom é que estas incríveis habilidades sociais que aprenderam podem prepará-los para ser grandes empreendedores de sucesso.

O caçula: a alma da festa

Se você é o filho mais novo, seus pais já alcançaram autoconfiança suficiente dentro dos seus papéis como progenitores e cuidadores, o que lhes permite ser mais indulgentes e não prestar tanta atenção a todos seus movimentos como faziam anteriormente com seus irmãos maiores.

Esta situação os leva a aprender a receber a atenção do seu entorno graças a sua simpatia e encanto.

Os caçulas têm mais liberdade que seus irmãos, sendo mais independentes. Possuem grande semelhança com o seu irmão mais velho, já que ambos os extremos são especiais.  Encontram a sua posição rapidamente e se identificam com um lugar próprio que lhes faz se sentir seguros.

Costumam escolher carreiras artísticas e criativas, como a escrita, a arte e a atuação. Também podem ser bons doutores e professores. A flexibilidade dos seus pais lhes facilita uma liberdade fantástica para fomentar a sua criatividade pessoal.

Possuem menos responsabilidades e, por causa disto, procuram experiências com muita responsabilidade. Pude comprovar esta característica pessoalmente com meu irmão menor, sendo que eu parecia o caçula da família.

E se você não tem irmãos?

O filho único

Os filhos únicos crescem rodeados de adultos, sendo mais verbais e maduros. Esta condição lhes permite ganhar em inteligência e superar com facilidade qualquer outra diferença na ordem de nascimento.

Passar tanto tempo sozinhos os leva a serem mais engenhosos, criativos e crer na sua independência. Também costumam ter muito em comum com seus pais, muitas vezes seguindo-os nas suas respectivas carreiras profissionais.

Convido você a observar com um pouco mais de detalhe os seus irmãos na próxima reunião familiar, e veja se você identifica ou não as características de cada posição dentro da ordem de nascimento. Certamente você vai se divertir.

E você, é o mais velho, o do meio ou o caçula?

Recomendados para você