Como parar pensamentos obsessivos - A Mente é Maravilhosa

Como parar pensamentos obsessivos

Vera Mesquita 27, julho 2016 em Psicologia 5591 Compartilhados
Como parar pensamentos obsessivos

Pensamentos obsessivos são aqueles que chegam do nada em nossas mentes e nelas ficam presos, martelando ideias muitas vezes negativas sobre determinado assunto.

Normalmente isso acontece quando estamos nervosos com alguma conversa que vamos ter e ficamos pensando em como falar, as respostas que vamos receber e como vamos reagir. Ou ficamos com uma ideia fixa na cabeça, como por exemplo, “será que eu tranquei a porta?” Outro exemplo de pensamento compulsivo é ficar com ideias negativas a nosso respeito, como: “não sou bom o bastante”, “eu sabia que não ia dar certo” e por aí vai.

É normal termos um pensamento obsessivo quando estamos ansiosos ou frustrados com algo que não saiu como planejamos. Essa ideia fixa nos assombra por muito tempo. É importante tentarmos parar essa cadeia de pensamentos, pois eles são destrutivos de muitas formas.

Como os pensamentos obsessivos atrapalham as nossas vidas

comportamentos-obsessivos

Ao ficarmos com um pensamento compulsivo, nossas mentes começam a acreditar nessas ideias, nos colocando para baixo e dificultando a superação de obstáculos.

Quando você fica muito tempo pensando que não é bom ou que não está bonito o suficiente, você começa a acreditar nisso, passa a se enxergar de forma diferente e sua autoestima fica abalada. Mas isso não é verdade, é apenas uma ideia que você criou de si.

Se você se dedica muitas horas a pensar em como algo vai dar errado, as suas chances de sucesso diminuem, pois você está se preparando para o fracasso. Você perde tempo e energia imaginando uma falha, quando deveria estar trabalhando para obter êxito.

Se você tem muitos pensamentos obsessivos, saiba que está na hora de quebrar esse ciclo, de se libertar das amarras da sua mente e experimentar o presente sem neuras e sem medo.

Quebrando o ciclo de pensamentos obsessivos

É muito difícil quebrar um ciclo de pensamentos obsessivos, principalmente porque muitas vezes não queremos quebrá-lo. Estamos confortáveis em nossas posições e temos medo de mudanças, mas a sensação de liberdade que surge quando conseguimos acabar com esses pensamentos e essas ideias é transformadora.

O Dr. Herbert Fensterheim é um psicólogo americano que trabalha com terapia comportamental. Ele é autor do livro “Não diga sim quando quer dizer não” e tem uma dica muito eficiente para acabar com um pensamento obsessivo:

Exercício para acabar com o pensamento obsessivo

Sempre que você se encontrar em uma situação de pensamento obsessivo, seja com ideias negativas a seu respeito, ou em relação a um projeto, ou mesmo pensamentos negativos sobre uma determinada pessoa, fale em voz alta: “Pare!” Em seguida, diga “Calma” e faça 5 respirações profundas. Mude o foco em seguida.

O Dr. Herbert diz que é importante que você faça esse exercício TODAS AS VEZES em que se pegar com pensamentos obsessivos para que ele funcione.

Se você fizer algumas vezes e outras não, o ciclo não será quebrado totalmente e os pensamentos podem voltar com mais força. O que isso significa? Que para que o exercício dê certo, você precisa querer de verdade mudar, sem dúvidas. Dessa maneira, você vai conseguir quebrar o ciclo e ter uma vida muito melhor. Veja mais dicas de como mudar o seu estado de espírito aqui: http://bit.ly/2anGIRn

Vera Mesquita

Jornalista, escrevo há mais de dois anos sobre relacionamentos, bem-estar e auto estima.Me interesso pelo mundo esotérico e adoro misturar referências em meus textos.

Ver perfil »
Recomendados para você