Cinco dicas para fugir dos pensamentos negativos

Cinco dicas para fugir dos pensamentos negativos

30, maio 2015 em Emoções 1756 Compartilhados

Há momentos em nossas vidas que queremos que caiam no esquecimento para sempre. Estes momentos recaem sobre nossa consciência, fazendo com que nos sintamos realmente mal com nós mesmos. De fato, às vezes estas situações se tornam a “semente” de um quadro de estresse ou de depressão.

Por essa razão, é muito importante ter, na medida do possível, “a cabeça fria” e sermos nós mesmos, exatamente como somos, mesmo com pensamentos negativos. Você está em uma situação desesperadora e não sabe o que fazer para se sentir melhor? Veja a seguir cinco formas para conseguir:

Fique confortável para evitar pensamentos negativos

relaxar para evitar pensamentos negativos

Quando nos sentimos mal, nossos músculos e articulações ficam imóveis. Por isso, é importante ter sempre uma postura confortável, na qual seu corpo se sinta relaxado (sentado ou deitado, por exemplo). Tudo isso junto de um belo sorriso, fará com que você se sinta melhor consigo mesmo. Isso é comprovado!

Exteriorize seus problemas

Às vezes nossa mente é tão “perversa” que, quando acontece algo negativo, tendemos a maximizar e piorar ainda mais os problemas. Por essa razão, quando estiver desesperado, fale com alguém de confiança, como um amigo próximo ou um familiar, que lhe escute e compreenda. A empatia e o apoio que estas pessoas darão será de grande ajuda para lutar contra a negatividade. Também servirão para que você se dê conta de que seus problemas “não eram para tanto”.

Saia e respire fundo

Certamente muitos de vocês dão voltas e voltas na cabeça para tentar entender o que foi que fizeram de mal. E isso serve para o quê? Um antigo provérbio chinês diz: “Se as coisas têm solução… Por que se preocupar? E se não têm… Por que se preocupar, também?”. Por essa razão, se você não pode fazer nada para solucionar o problema, não faz mal sair para respirar um pouco de ar fresco. Você também pode marcar com um amigo para ir ao cinema ou tomar um café. Qualquer coisa serve para “se desconectar um pouco” e fugir dessa negatividade toda.

O que valeu a pena em sua vida?

Uma boa forma de afastar os pensamentos negativos é pensando de forma positivaAssim, quando você se sentir realmente mal, olhe para trás e lembre-se de todos aqueles momentos e ações que marcaram sua vida de forma positiva. Sua formatura na faculdade, seu primeiro pagamento, o inesquecível dia do seu casamento, etc. Qualquer coisa que sirva para que você se sinta melhor consigo mesmo. Certamente, depois disso, você verá a realidade com uma visão muito mais positiva.

Explore sua criatividade

Não adianta nada continuar se martirizando por determinado problema; a negatividade só irá se acumular. Por isso, é uma boa ideia dedicar sua atenção a outras coisas… como ler, escrever, desenhar, etc. Isso também servirá para desenvolver a parte criativa de sua mente, enquanto você se desconecta um pouco de tudo. Se você conseguir realizar qualquer uma dessas atividades durante, pelo menos, cinco minutos, com certeza você se sentirá melhor.

Estes são alguns dos conselhos com os quais vocês poderá espantar os pensamentos negativos. Eles não irão desaparecer da noite para o dia, mas continue trabalhando nisso e certamente, com o tempo, você irá conseguir pensar de forma mais positiva.

Recomendados para você