Como priorizar as coisas que são realmente importantes

· maio 24, 2016

Cada dia representa uma oportunidade para crescer internamente, para aprender e se sentir melhor consigo mesmo. Priorizar as coisas nos ajuda a perceber o que realmente importa na vida.

A verdade é que nem todos os dias são iguais. O mais provável é que alguns sejam muito produtivos: nesses dias você se sentirá muito ativo, porque você se sente bem e com energia. Mas também há outros dias em que, quando a noite chega, você se sente frustrado porque não conseguiu fazer tudo o que tinha em mente ou porque você se sentiu tão travado que não sabia como avançar sem tropeçar.

“Como sempre: o que é urgente não deixa sobrar tempo para o que é mais importante.”
– MAFALDA (de Quino)-

Isto acontece porque a tarefa de estabelecer prioridades não está sendo realizada. Quando você prioriza o que realmente faz você crescer, a sensação de andar pelo bom caminho virá sozinha. Para saber quais são as coisas que você precisa priorizar, você precisa olhar para o seu interior e descobrir aquilo que é realmente importante para você.

Talvez você ainda não tenha uma grande meta definida, mas é evidente que todos precisamos priorizar as coisas que são realmente importantes para podermos avançar, para sermos produtivos nas nossas vidas profissionais, pessoais, e para podermos ser nós mesmos o tempo todo.

mulher-em-janela

Repare nas coisas que você gosta de fazer

Priorizar apenas as horas de trabalho ou algo que realmente não lhe satisfaz não é uma boa ideia porque, no fim, a sua saúde física e emocional poderá ficar gravemente prejudicada. Você precisa ter sempre um tempo para você e para as atividades que você aprecia, mesmo que sejam coisas tão simples como ler na sua poltrona preferida ou fazer 10 minutos de meditação por dia… mas você precisa encontrar o seu momento.

“A vida não é uma tecnologia, nem uma ciência. A vida é uma arte, e é preciso senti-la. É como caminhar sobre uma corda bamba.”
-Osho-

Existem pessoas que tem o trabalho tão internalizado que não conseguem encontrar o interruptor para desligá-lo no fim do dia, e se esquecem de si mesmas. Mesmo que você goste do seu trabalho, é preciso encontrar atividades fora dele que também lhe tragam alegria e que, às vezes, você possa priorizar acima da sua profissão.

Pense em coisas que são realmente importantes para você

Estar mergulhado em atividades que não acrescentam nada a você, amarrando uma após a outra, pode fazer você esquecer o que é importante. Assim, paulatinamente você estará gerando um desequilíbrio que depois será difícil restabelecer.

Quando ajudamos outras pessoas normalmente nos sentimos melhor, mas não devemos nos esquecer de que nós também precisamos de certos cuidados. Temos necessidades que, embora inicialmente possam ficar ofuscadas pelo agito do corre-corre, se não forem atendidas acabarão mandando a cobrança no final.

Faça uma lista das coisas que você aprecia

Normalmente, quando fazemos uma lista com o objetivo de organizar as nossas prioridades, costumamos colocar em primeiro lugar “trabalhar” ou fazer algo que é obrigatório, mesmo não gostando. Este é um erro grave. Para aprender a priorizar nas listas, a primeira coisa que você precisa pensar é naquilo que você realmente gosta.

“O que é a vida? Um frenesi. O que é a vida? Uma ilusão, uma sombra, uma ficção; e o maior bem é pequeno; que a vida toda é um sonho, e os sonhos, sonhos são.”
-Pedro Calderón de la Barca-

Você pode fazer uma lista com as atividades que você ainda não experimentou, com os lugares que você gostaria de visitar, com a forma como você realmente quer passar o seu tempo todo dia. Sem dúvida, todas as pessoas precisam trabalhar nesta sociedade para poder sobreviver, mas para que seja uma prioridade, realizar esse trabalho tem que ser uma paixão.

mulher-lendo-livro

Para priorizar as coisas, é preciso priorizar a si mesmo primeiro

Temos a sorte de poder escolher, e a sua vida poderá ser do jeito que você quiser. Você pode escolher a felicidade, e para encontrá-la você precisa sentir que a sua realidade flui. É tão fácil como perceber que quando você faz uma determinada coisa você perde a noção do tempo, porque você se sente tão bem e tão comprometido com a sua atividade que se une a ela emocionalmente.

O que realmente importa para poder priorizar as coisas é considerar a si mesmo. Você terá que pensar com muito cuidado no que é realmente importante para você. Você está vivendo de acordo com seus valores e os seus objetivos, do momento em que você acorda até a hora em que você se deita?

“No fim das contas, o que importa não são os anos de vida, e sim a vida dos anos.”
-Abraham Lincoln-

Não caia no erro de priorizar os problemas do passado ou as pessoas que o irritam; você precisa se concentrar em como você quer que seja a sua vida. Se você não sabe ao certo como você gostaria que fosse a sua vida, todo dia você voltará do seu trabalho frustrado, reparando no que as outras pessoas fazem, e com o tempo você poderá se lamentar por não ter priorizado o seu tempo.