Como se proteger da negatividade

Como se proteger da negatividade
Sergio De Dios González

Revisado e aprovado por o psicólogo Sergio De Dios González.

Última atualização: 29 dezembro, 2022

Dizem que ninguém nasce sabendo, mas quando acontecem fatos realmente muito tristes na nossa vida, percebemos que vivemos até agora nos preocupando com coisas que não têm importância nenhuma.

Muitas vezes nós somos muito negativos, e outras tantas somos contagiados pela negatividade alheia.

Como podemos nos proteger dessa negatividade absurda que às vezes nos domina sem que percebamos?

Vivemos rodeados pela negatividade?

Sim, vivemos rodeados pela negatividade. Os colegas de trabalho, os familiares, os conhecidos, as notícias na televisão, etc, espalham a sua negatividade de várias formas.

Às vezes porque são muito pessimistas e veem tudo escuro, porque são invejosos, porque o telejornal diário está repleto de crimes, tragédias, catástrofes ambientais, etc.

Dependendo da sua vulnerabilidade, a cada dia sem que você perceba a negatividade vai tomando conta  de você.

proteger-se-da-negatividade

Acabamos nos transformando em pessoas negativas, sem alegria, sem motivação, vendo a vida em branco e preto e nos esquecendo de que o arco-íris também faz parte da vida e é multicolorido.

Se fizermos a nossa parte, podemos nos proteger da negatividade que acontece à nossa volta. Em última análise, somos responsáveis pela nossa vida e pela nossa felicidade.

“As emoções negativas absorvem toda a atenção do indivíduo, dificultando qualquer tentativa de atender a qualquer outra coisa”.

-Daniel Goleman-

Como proteger-se da negatividade?

Crie a sua felicidade

O que lhe faz feliz? Descubra e aproveite!

O sorriso de uma criança, tomar um café enquanto observa a chuva lá fora, ouvir uma música no último volume, rir de uma piada… Corra atrás da sua felicidade!

Deixe de lado por um momento o telejornal e as pessoas negativas; cerque-se somente de coisas boas.

“Vou pegar toda essa negatividade  e usá-la como combustível”.

-Bradley Cooper-

Tenha pensamentos positivos

É inevitável que os pensamentos negativos nos afetem, mas não podemos nos deixar levar por eles. Perceba que pensar negativamente o atrapalha e diga “basta”.

Algum familiar querido faleceu recentemente? Cerque-se de outros entes queridos como, por exemplo, as crianças da casa que irradiam felicidade.

O seu parceiro lhe deixou? No início pode parecer difícil, mas existem muitas pessoas interessantes no mundo. Abra-se e “dê a volta por cima”.

Aceite seus erros e seus fracassos sem punição

Todos nós cometemos erros, fracassamos, mas é preciso seguir em frente. Não desista; cada erro é uma oportunidade de aprendizado e mudança.

Quando perceber que os pensamentos negativos não podem dominá-lo, se sentirá mais forte e satisfeito consigo mesmo. Dizem que a sabedoria consiste em errar e corrigir os erros.

proteger-se-da-negatividade

Seja seguro de si mesmo

Aprenda a ser o seu melhor amigo, a ter certeza do que você quer, a perceber como você é e não se deixar influenciar pelas opiniões alheias.

Você sempre desejou que alguém lhe dissesse que tem personalidade? Talvez “ter personalidade” signifique ser seguro de si e não se preocupar com o que os outros dizem.

Relaxe! Você nunca vai gostar de todo mundo e nem terá a aprovação de todos. Quando se conscientizar disso, se sentirá muito melhor e será mais feliz.

Relaxe

Muitas vezes estamos tão estressados pelo trabalho e obrigações diárias que tudo se transforma em negatividade. Tome um tempo para relaxar, para não fazer nada, para se divertir sozinho ou acompanhado.

Um pouco de ar fresco, de esportes, de música e verá as coisas de outra forma. Essas atividades liberam as endorfinas que são responsáveis pela nossa felicidade.

Lembre-se, não se deixe levar pela negatividade. A vida só se vive uma vez.

Por que não tentar ser feliz?


Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.