Como reagir diante da infidelidade – A mente é maravilhosa

Como reagir diante da infidelidade

março 4, 2015 em Psicologia 0 Compartilhados

A infidelidade é um acontecimento muito doloroso dentro de um relacionamento. Quando isso acontece, a confiança e o respeito que temos por essa pessoa que amamos tanto, se desfaz em segundos. Não nos sentimos mais tão especiais e acreditamos ser a segunda opção afetiva e sexual do nosso parceiro.

Você acabou de sofrer uma infidelidade e não sabe como lidar com essa situação delicada? A primeira coisa a fazer é se acalmar e não tentar “pagar na mesma moeda”, porque isso fará você se sentir muito pior. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a lidar com isso da melhor maneira possível.

Sou realmente amado?

Cada casal é um mundo à parte. É difícil dizer com certeza como pensar e agir depois de um deslize do parceiro. Será que ele ainda me ama? Isso é algo que terá que decidir com o coração. Se o seu companheiro estava agindo de forma diferente (já não estava tão interessado, não o beijava mais, falta de carinho, etc), isso pode indicar falta de amor e por isso foi infiel.

Nesse caso, é melhor “cortar o mal pela raiz”, terminar o relacionamento e seguir em frente. Será que vale a pena lutar por alguém que não o ama? Acho que não.

O diálogo é muito importante

Coloque-se na situação de alguém que só tem suspeitas de que seu parceiro é infiel. Por que não conversam abertamente e procuram achar uma solução? Conversando a gente se entende; talvez você descubra a razão da infidelidade do seu parceiro. Na maioria dos casos não existe uma justificativa, mas como disse Ortega y Gasset: “Eu sou eu e minhas circunstâncias”. Temos que chegar a raiz do problema e analisar todo contexto para realmente conhecer a intenção do parceiro.

A possibilidade de retomar o relacionamento

As pessoas se perguntam: posso perdoar meu companheiro depois de uma infidelidade? Isso depende da pessoa. Quem é traído perde a confiança. É possível conviver com a incerteza de que seu parceiro possa voltar a ser infiel? Quem fez uma, pode perfeitamente fazer uma segunda… Tudo isso é muito complicado e sem confiança o relacionamento está destinado ao fracasso.

Já está comprovado que é difícil amar da mesma maneira depois de uma infidelidade. Pense a respeito e perceba se vale a pena tentar mais uma vez ou se prefere seguir em frente e esperar por outra pessoa que realmente valha a pena, que o respeite e o ame da forma que você é.

Recomendados para você