6 conselhos de Stephen King para quem quer ser escritor

· novembro 6, 2018

Stephen King é um dos indiscutíveis mestres da arte da literatura do nosso tempo. Por isso, se você quer ser escritor e desenvolver esta habilidade cada vez mais, ouvir seus conselhos será uma excelente ideia.

Esse escritor norte-americano, nascido em 1947, conseguiu capturar a imaginação de várias gerações. Além disso, ao longo dos anos, já foram feitas várias adaptações de seus livros para as telas do cinema, motivo pelo qual ele também recebeu muito reconhecimento e prêmios pelo seu trabalho.

Estes conselhos para escrever dados por Stephen King são muito especiais e têm um enorme valor entre aqueles que querem ser escritores. Esse autor já deu várias entrevistas nas quais aconselhou jovens aspirantes a escritores a respeito de como ter sucesso escrevendo.

Nesse artigo, veremos seis de suas ideias mais interessantes sobre esse tema.

“Se quiser ser escritor, deve fazer duas coisas acima de todas as outras: ler muito e escrever muito”.
-Stephen King-

O que Stephen King aconselha para quem quer ser escritor

1- Escreva primeiro para você mesmo

Esse é o primeiro dos conselhos de Stephen King para ser escritor e ter sucesso nessa área. Em um primeiro momento ele pode parecer contraintuitivo, mas segundo este aclamado autor, é fundamental que um artista escreva sem se importar se o público vai gostar do resultado ou não.

Pode parecer, a princípio, que este não pode ser o caminho da fama na área da literatura. Se pensarmos bem, no entanto, esse conselho faz muito sentido.

Pessoa escrevendo na praia

No fim das contas, a literatura é um campo muito amplo. Existem dezenas de gêneros e estilos diferentes e, além disso, há também infinitas histórias a serem contadas.

Livros completamente opostos podem alcançar níveis similares de fama, sem parecerem nem um pouco entre si. Por exemplo, o que Dom Quixote tem a ver com Harry Potter, duas das obras mais vendidas de todos os tempos?

Por isso, o mais importante para ter êxito escrevendo é que você goste do que está fazendo. Se você se convencer de que seu trabalho vale a pena e perseverar nele, cedo ou tarde acabará encontrando o seu público.

2- Uma obra é escrita com uma palavra de cada vez

Se em algum momento você já tentou criar seu próprio livro, já sabe que encarar um papel em branco pode ser algo aterrorizante. Quando nos colocamos diante de uma tarefa muito grandiosa, podemos acabar paralisados pensando em tudo que temos que fazer, sem conseguir tomar nenhuma atitude.

Por isso, o segundo dos conselhos de Stephen King para quem quer ser escritor tenta dar uma solução para superar esse problema. O autor de obras de terror considera que a melhor forma de evitar a paralisia é enfrentar uma parte da tarefa por vez.

Não pense que você precisa terminar um livro de várias centenas de páginas. Concentre-se em escrever algumas palavras por dia. Dessa forma, pouco a pouco e sem se dar conta, terá terminado sua obra sem tanto estresse e dificuldade.

3- Leia muito

Para esse autor, a melhor forma de encontrar seu próprio estilo é lendo muitos tipos de obras diferentes. Por isso, uma das chaves para se tornar um bom escritor é ter sido um ávido leitor durante grande parte de sua vida.

Por este motivo, se até agora você ainda não aprendeu a apreciar um bom livro, King aconselha que comece a fazê-lo a partir desse momento.

Livros e a importância da leitura

4- Evite as distrações

Esse é o quarto dos conselhos de Stephen King, e ele não é exclusivo para quem quer completar um livro ou um romance. Como você já deve saber, as distrações podem dificultar o desenvolvimento da criatividade.

Por isso, quando você for se dedicar à tarefa de escrever, elimine do seu entorno tudo que puder atrapalhar a sua concentração. Então, obviamente, nada de aparelhos eletrônicos quando estiver escrevendo. Avise seus familiares e amigos que vai estar offline por algumas horas.

Evite as redes sociais, a televisão e todo tipo de tentação tecnológica. No fim das contas, uma vez que você tiver começado a escrever, seu objetivo deveria ser fazê-lo durante o maior tempo possível, sem parar por coisas supérfluas.

5- Encontre seu próprio estilo

Um dos erros mais comuns entre os querem ser escritores é que eles tentam imitar o estilo de algum dos seus ídolos. Quando começamos a escrever algo, ainda nos sentimos um pouco receosos em relação às nossas habilidades. Por isso, tentamos imitar alguma pessoa que admiramos muito.

Ainda que isso seja perfeitamente normal, devemos encontrar nossa própria forma de escrever o quanto antes. Segundo Stephen King, essa é uma das coisas mais importantes para conseguir ter sucesso na escrita.

Conselhos para ser escritor

6- Estabeleça metas e prazos

O último dos conselhos de Stephen King para ser um escritor de sucesso está mais relacionado com a ação. Uma das ações mais importantes para conseguir escrever uma obra em qualquer área é simplesmente sentar e escrever.

Para isso, podemos colocar uma meta e começar a trabalhar em direção a ela. Para esse autor, quando falamos de escrever e de literatura, o objetivo deve ser terminar nossa primeira obra ao longo de três meses.

Ter esse objetivo bastante desafiador – mas alcançável – em mente pode nos servir de motivação para começar a levar a tarefa de escrever a sério. Segundo o autor, ao fazermos isso seremos capazes de resolver todos os problemas que encontraremos no caminho.

E você, já descobriu o que te ajuda a escrever? Qual desses conselhos você vai aplicar primeiro?