Consequências dos romances virtuais

· abril 9, 2015

Devido ao avanço da tecnologia e à criação de outros meios de comunicação surgiram as novas formas de relacionamento, uma delas é a amizade ou os romances virtuais. Esse tipo de relação podem nos trazer grandes satisfações, mas também muitos problemas psicológicos que podem marcar as nossas vidas para sempre. O amor geralmente produz muita satisfação, mas também pode nos trazer muito sofrimento.

De acordo com especialistas, os romances virtuais ou de internet podem nos causar algum vício, e fixar os nossos sentimentos em uma pessoa. Quando alguém se apaixona dessa forma, uma série de expectativas se criam, as quais, se não alcançadas, podem resultar em desilusões frustrantes. Quando a pessoa não materializa esse relacionamento com uma pessoa, ou seja, que depois de um longo tempo tudo continua sendo um caso da rede, costuma-se sofrer determinada decepção.

Amores distantes na rede

Existem inúmeras relações de muitos internautas, incluindo de diferentes países ou de culturas distintas, que conseguiram se tornar reais e deixar de ser um simples relacionamentos virtual. Quando se estabelece um contato com uma pessoa na rede e se estabelece um vínculo afetivo, muitos aspectos estarão em jogo, não apenas no que se refere a sentimentos, mas também a outros valores humanos, que são a base de qualquer relacionamento. Esses fatores são geralmente a confiança, a honestidade e a sinceridade.

romances-virtuais

Quando se estabelece uma relação com uma pessoa à distância não se pode conhecê-la totalmente, pode ser um relacionamento com bases falsas e mentiras. É mais difícil detectar o quão verdadeiros são os vínculos criados na Internet; a pessoa que acreditamos ser o nosso amor (e com a qual também fazemos planos para o futuro), pode ser uma decepção e uma mentira.

A desilusão na vida real

Conhecer a personalidade do nosso amor na rede é um fator muito importante a considerar em um relacionamento virtual. Depois de um longo período de tempo em que as pessoas já se consideram apaixonadas, chega a fase final do vínculo, a qual é a mais importante e decisiva. Embora muitos relacionamentos iniciados na internet sejam muito bem sucedidos e com um final feliz, com várias pessoas que chegam a se casar e constituir família, é importante saber que eles também podem trazer muitas desilusões.

Pode acontecer que a pessoa pela qual estávamos profundamente apaixonados não fosse a pessoa que os nossos pensamentos tinham criado. Pode acontecer que tenhamos uma grande desilusão, porque tudo pode acontecer na fase final dessa relação cibernética, quando ela muda de estado e deixa de ser digital para ser uma relação totalmente real.