Constelações familiares: o que são e como te afetam

Constelações familiares: o que são e como nos afetam

18, março 2016 em Psicologia 2413 Compartilhados
Constelações familiares

As constelações familiares são um novo método terapêutico que procura entender o comportamento que ocorre dentro das famíliasPor meio desta terapia é possível ver e analisar como você é moldado através dos relacionamentos com as pessoas mais próximas a você.

É um fato que a sua personalidade, sua forma de ver a vida e a forma que você enfrenta o dia a dia dependem do que você aprendeu na infância. Muitas vezes não entendemos por que temos certos problemas ou não podemos mudar algumas ideias. As constelações familiares nos ajudam a entender de onde vem tudo isso e nos dão as ferramentas para mudarmos o que for necessário.

A eficácia das constelações familiares já fez com que muitos profissionais da área começassem a usá-la. Aqui falaremos sobre alguns detalhes para entender melhor essa terapia e para ajudá-lo a decidir se é o que você precisa.

Constelações familiares

Benefícios das constelações familiares

A terapia das constelações familiares está ganhando muita força dentro da terapia emocional. Não é incomum se você levar em conta todos os seus benefícios:

  • Permite entender os problemas desde a raiz. Muitas terapias se concentram na busca da solução. Com as constelações familiares você começa da base da sua vida e dos seus problemas: a família. Ela permite que você entenda como os padrões negativos estão lhe afetando e dá as soluções para mudar de forma eficaz.
  • É uma terapia que exige um investimento de tempo menor. A maior parte das terapias psicológicas requer vários meses ou anos para tratar as situações que lhe afetam. Estes tempos são significativamente reduzidos com as constelações familiares.
  • É possível solucionar problemas emocionais. Depressão? Agressividade? Relacionamentos tóxicos constantes? Não importa qual seja o problema que você tem, você pode mudá-lo com as constelações familiares. Isso porque todos os problemas emocionais nascem de um sofrimento sistemático. Quando você entende de onde vem o que você enfrenta, é possível solucionar o que nasce a partir dele.
  • Melhore os seus relacionamentos familiares. As constelações familiares ajudam a ver o que está errado com a sua família e a melhorar isso. Às vezes você não pode simplesmente mudar os padrões adquiridos, mas consegue mudar a sua forma de agir. Esta terapia permite que você cure as feridas, perdoe e lide com as pessoas tóxicas que não podem sair da sua vida.

Quais são os efeitos da terapia de constelações familiares?

Já nos referimos anteriormente os benefícios da terapia de constelações familiares e certamente eles pareceram interessantes. Mas isso vai mais além, pois a terapia não afeta apenas o seu passado e o seu presente. Descubra os efeitos e você verá que essa é uma alternativa muito interessante.

  • Vai melhorar a ligação que você tem com a sua família. Talvez você pense que ao descobrir como a sua família o afetou negativamente você vai querer sair de lá. O efeito é justamente o contrário. Quando você descobrir quais são as razões do seu comportamento, também irá entendê-lo melhor. O que agora parece impossível de aceitar ou perdoar é visto de outra perspectiva e isso melhora o relacionamento com os seus entes queridos.
  • Ocorre uma mudança profunda em todos os que participam na terapia de constelações familiares. Consegue imaginar uma terapia em que toda a sua família possa ser curada ao mesmo tempo? Ainda que existam outras alternativas, as constelações familiares permitem desenterrar segredos e emoções que não são possíveis em outras terapias. Será possível entender melhor mesmo os familiares que não participarem nessa terapia, e ela é igualmente útil para as crianças da casa.
  • Permite criar bases sólidas para as crianças. Você pode pensar que para as crianças não importa realmente o que está acontecendo, mas isso não é verdade. O que não se deve esquecer é que se você entrar nesse tipo de terapia, é porque a sua infância foi afetada.

Constelações familiares

Aproveite os benefícios das constelações familiares

Eu sei que falar dos seus problemas já é difícil, e fazer isso diante da sua família para que cada um assuma suas responsabilidades é mais ainda. Mas esse é o primeiro passo para evoluir de conhecidos vivendo juntos para uma verdadeira família que se apoia.

Você alguma vez já participou de uma terapia de constelações familiares? O que achou? Você a faria?

Recomendados para você