O que a cor dos olhos transmite? - A Mente é Maravilhosa

O que a cor dos olhos transmite?

setembro 12, 2016 em Curiosidades 1 Compartilhados
O que a cor dos olhos transmite?

“Os olhos são o reflexo da alma” diz um ditado muito popular. E é de fato isso. Na verdade, através de um olhar e da cor dos olhos as pessoas podem transmitir todo tipo de sensações, e os olhos podem servir tanto para apoiar como para negar o que dissermos com palavras.

E a transmissão visual vai muito além disto, já que através das nossas pupilas podemos perceber se estamos doentes, como é nossa personalidade ou se somos dignos de confiança. Realmente é impressionante quanta informação nossos olhos transmitem.

Pesquisas sobre as mensagens que a cor dos olhos envia

Em primeiro lugar, falaremos da confiança e da relação deste sentimento com o olhar. Sim, porque podemos expressá-la com um olhar. Ou ao menos, isso é o que indica uma pesquisa da Universidade Charles em Praga, na República Tcheca. Parece que a cor dos nossos olhos tem um efeito importante nas outras pessoas. Por exemplo, as pessoas que têm olhos castanhos inspiram mais confiança do que aquelas de olhos azuis. Isto não tem a ver somente com a cor, mas também com a fisionomia do rosto.

Uma das explicações mais curiosas propostas resgata o início da humanidade. As pessoas com olhos azuis têm um antepassado comum, um indivíduo com uma mutação genética estranha que viveu há mais de 6 mil anos. Antes da existência do mutante, os humanos só tinham olhos castanhos. Segundo esta teoria, é por isso que hoje em dia pensamos que uma pessoa que tem olhos azuis não é tão digna de confiança como aquela que tem olhos castanhos.

Outra pesquisa desenvolvida na Austrália demonstrou que as pessoas de olhos claros são consideradas “menos agradáveis” e costumam ser mais competitivas em relação às de olhos escuros. Isto é, as pessoas de olhos castanhos estão vinculadas à generosidade, empatia, compaixão ou amabilidade. De novo, isto pode ser por causa desse gene que permitiu criar um novo tom muito tempo atrás.

Qual é a relação entre saúde e cor dos olhos? O tom dos olhos de uma pessoa pode indicar se ela tem um alto risco de sofrer algumas doenças graves de pele. A Universidade do Colorado, Estados Unidos, realizou uma pesquisa onde mostra que os indivíduos de olhos claros são mais propensos a ter vitiligo, uma doença que provoca uma perda progressiva de pigmento na pele e deixa manchas brancas ou rosadas em diferentes partes do corpo.

A cor dos olhos azuis também estaria muito relacionada ao fato de sofrer câncer de pele (melanoma). Isto porque, na grande maioria dos casos, as pessoas que têm olhos claros também são de pele clara, e as exposições aos raios UV os afetam muito mais do que a pessoas morenas (de olhos castanhos). Obviamente existe uma explicação cientifica a respeito, já que os de pele clara têm menos pigmento para se proteger do sol.

Embora atualmente cada vez mais pessoas usem óculos de grau, o fato é que as pessoas de olhos claros têm mais probabilidade de padecer de miopia ou astigmatismo. Mas atenção, porque nem tudo são más notícias para os que têm olhos claros. Eles têm a capacidade, segundo vários pesquisadores, de enxergar melhor em ambientes escuros, durante a noite, por exemplo.

Como sempre, esta afirmação tem uma grande pesquisa por trás. Se pensarmos que as pessoas com olhos azuis estão mais presentes nos países do norte da Europa (nórdicos), também podemos concluir que nessas regiões durante alguns meses o sol está praticamente ausente e os dias são muito curtos.

Então os olhos claros servem para ver melhor na escuridão e inclusive refletir a luz das estrelas e da Lua. Isto pode parecer absurdo, mas o fato é que tem muita lógica. Se observarmos as pessoas de olhos castanhos nas áreas mais quentes e próximas à linha imaginária do Equador, poderíamos então compreender por que são mais resistentes ao calor e aos raios do sol.

Sem cair em questões étnicas ou racistas, as características físicas de uma pessoa podem dizer muito sobre ela. A biologia tem muito a ver com isto, de modo que não há muito que se possa fazer. Então, de você tem olhos claros, tome mais cuidado com o sol. Se você os tem castanhos, faça o possível para ser realmente confiável.

Recomendados para você