Curiosidades do Natal

Um dos símbolos mais tradicionais do Natal é a árvore. Antigamente era decorado com velas, biscoitos e maçãs. Atualmente, a maior do mundo está em Dortmund, com 4 metros de altura, 200 quilos de peso e 48 mil luzes. Confira algumas das curiosidades do Natal.
Curiosidades do Natal

Última atualização: 26 dezembro, 2024

O Natal é uma época de alegria e alegria. Embora seja comemorado no dia 25 de dezembro, não há referência na Bíblia a essa data. Tudo indica que esse dia foi escolhido por coincidir com uma antiga festa pagã, conhecida como Saturnália. Antigamente, o deus Saturno era homenageado nessa data, com festas, brindes e jogos de azar. Aparentemente, a tradição pagã fundiu-se com a tradição cristã.

O Natal começou a ser comemorado no ano de 345, quando São João Crisóstomo e São Gregório de Nazianzo influenciaram para que o dia 25 de dezembro fosse decretado como data oficial do nascimento de Jesus. Os dados indicam que o Messias nasceu durante a primavera, mas o dia é desconhecido.

Estima-se que mais de 2,5 mil milhões de pessoas no mundo celebram o Natal, em mais de 160 países. Nem todos são crentes, mas comemoram essas festividades por tradição.

As três cores oficiais dessa celebração são o vermelho, o verde e o dourado. Vermelho lembra o sangue de Cristo; verde, o nascimento da vida representado na natureza; e o ouro refere-se à majestade de Jesus e à luz. Vamos ver outras curiosidades sobre o Natal.

“Feliz, Feliz Natal, que nos faz recordar os sonhos da nossa infância, lembra ao avô as alegrias da sua juventude e transporta o viajante para a sua lareira e para o seu doce lar! ”.

~ -Charles Dickens- ~
Família passeando no Natal
Acredita-se que os alemães foram os primeiros a trazer árvores de Natal.

Cartas de Natal

Na América do Norte e no Brasil, as crianças escrevem cartas ao Papai Noel no Natal. Na Europa, aos Três Reis Magos, Papai Noel ou São Nicolau. No resto da América Latina, as cartas são dirigidas ao Menino Jesus. A verdade é que são milhares de crianças, e até adultos, que escrevem essas cartas com os seus desejos e as enviam para o correio. Para onde elas vão?

Bem, o Serviço Postal dos Estados Unidos envia todas essas cartas para uma cidade chamada Papai Noel, em Indiana. Existem cidadãos voluntários que se encarregam de respondê-las, uma a uma. Eles respondem, em média, cerca de 25 mil cartas por ano.

No Norte da Europa existe até o endereço exato do Papai Noel. Se você vai mandar uma carta para ele no Natal, você deve enviá-la desta forma:

Papai Noel

Santa Claus Main Post Office

Tahtikuja 1

96930 Círculo Polar Ártico

Finlândia

Não se preocupe com o idioma: eles respondem em 13 idiomas diferentes. Sua carta será lida e respondida. Os latino-americanos e os espanhóis são menos dedicados a essas questões. Se uma carta for enviada a um destinatário “inexistente”, pelo menos para os serviços postais, é simplesmente devolvida ao remetente ou destruída.

Noite de paz

As canções de Natal são uma parte indiscutível dessa data comemorativa. Acredita-se que a mais tradicional e ouvida em todo o mundo seja a famosa canção Silent Night. Nasceu em Oberndorf, na Áustria, e foi apresentada pela primeira vez em 24 de dezembro de 1818. A letra foi composta pelo padre alemão Joseph Mohr em 1816.

Mohr visitou o organista austríaco Franz Xaver Gruber e lhe pediu que fizesse uma melodia para sua criação. Na estreia, a letra era acompanhada apenas pelo violão de Gruber, enquanto Mohr cantava. Embora desde o início tenha chamado a atenção pela sua delicadeza, só se tornou mundialmente famosa em um evento específico.

Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, os soldados alemães da Frente Ocidental colocaram árvores de Natal nas trincheiras. Os Aliados, liderados pelos britânicos, juntaram-se espontaneamente a eles num cessar-fogo. A famosa Trégua de Natal havia começado.

Os soldados do lado britânico cantaram a única canção de Natal que todos conheciam: Silent Night. Os soldados alemães juntaram-se ao canto e a canção foi executada no meio daquela trégua temporária. Foi então que a canção ganhou notoriedade em todo o mundo. Foi traduzida para 300 idiomas e é considerada a canção mais interpretada da história.

Menina cantando canção de natal
As estrelas que colocamos nas árvores de Natal representam a estrela de Belém que os Três Reis Magos seguiram.

O Crime de Natal

Existem alguns locais onde não só o Natal não é celebrado, como também é proibido fazê-lo. Na verdade, é um crime que pode ser punido com prisão. Um exemplo disso é a Coreia do Norte. Desde 2016, o dia 25 de dezembro foi estabelecido como feriado dedicado à avó de Kim Jong-un.

É chamado de “O dia sagrado da Mãe da revolução”. Todas as comemorações devem ser realizadas em homenagem a ela e se alguém beber álcool ou comemorar o Natal será preso. Cerca de 60 mil pessoas já foram para a prisão desde que essa medida foi implementada.

Brunei é outro dos países onde estas festividades são proibidas. Quem comemora o Natal pode pegar cinco anos de prisão. Algo semelhante acontece na Somália, onde a religião oficial é a Sharia, desde 2009. Desde 2015, qualquer festa religiosa que não se enquadre nessa religião passou a ser considerada crime.


Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.


  • Bueno Torrens, D. (2021). ¿Nos hace realmente más felices creer en Papá Noel y los Reyes Magos? The Conversation, 2021.
  • Castelfranco, D. (2013). Las treguas de Navidad de 1914 y el acotamiento efímero de la otredad.
  • Schönborn, C. (2000). Navidad, mito y realidad: meditaciones sobre la encarnación. Edicep.

Este texto é fornecido apenas para fins informativos e não substitui a consulta com um profissional. Em caso de dúvida, consulte o seu especialista.