10 curiosidades sobre os gatos

As curiosidades sobre os gatos que você encontrará a seguir só vão aumentar o seu fascínio por estes animais. Não perca!
10 curiosidades sobre os gatos

Última atualização: 14 Outubro, 2021

Esses mamíferos noturnos, caçadores astutos e de olhos brilhantes há muito são objeto de interesse. Se você também é fascinado por eles, não deixe de conhecer estas curiosidades sobre os gatos.

Os felinos, agora companheiros de vida, fazem um ótimo trabalho: caçavam os pequenos roedores que viviam nas aldeias. Na verdade, no Antigo Egito eles eram objeto de veneração e as famílias arrancavam suas sobrancelhas em luto quando seu gato morria.

Além da sua aparência doce, porém misteriosa, os gatos são uma magnífica obra da engenharia natural. Para ilustrar, aqui estão 10 fatos incríveis sobre eles.

10 curiosidades sobre os gatos

Todos já sabem, em maior ou menor grau, que alguns dos sentidos dos gatos são mais desenvolvidos do que os dos humanos. Sua visão é muito melhor em condições de pouca luz, seu ouvido capta frequências de até 64 kHz, e seu nariz é 14 vezes mais fino do que o nosso. No entanto, essas não são as únicas curiosidades sobre os gatos que devemos conhecer.

Gato olhando para cima

1. Eles não gostam de alimentos doces

Os gatos geralmente não gostam de alimentos doces. Isso ocorre porque eles não têm receptores gustativos para esse sabor, o que faz sentido: os gatos domésticos não conseguem digerir açúcares – eles não têm as enzimas necessárias para isso – então tendem a rejeitá-los para evitar problemas digestivos.

2. Temos dúvidas a respeito de como eles ronronam

Embora existam muitos que colocam a origem do ronronar na vibração dos músculos da laringe, outros propõem que seja de origem hemodinâmica, especificamente na veia cava.

A dificuldade de especificar esse mecanismo decorre do fato de não haver uma parte da anatomia do gato que se dedique exclusivamente a produzir essa vibração.

3. Eles andam na ponta dos pés

Ao contrário dos plantígrados, como os humanos, que sustentam o calcanhar e a sola do pé para andar, os gatos ficam na ponta dos dedos. Por isso, pertencem ao grupo dos digitígrados (animais que andam na ponta dos pés).

4. Os gatos transpiram pelas patas

Os gatos não suam pela pele. Em vez disso, suas glândulas sudoríparas estão localizadas nas almofadas das patas. O suor não tem uma função termorreguladora como nos humanos; antes de mais nada, serve para que cada gato deixe seu cheiro por onde pisa.

5. A estrutura do cérebro felino é muito semelhante à dos humanos

O cérebro dos felinos, salvo diferenças interespecíficas, é muito semelhante ao nosso. Especificamente, compartilhamos com eles 90% de estruturas semelhantes.

Entre as diferenças estão um maior número de neurônios nas áreas oculares, um lobo olfatório maior e uma memória episódica e operacional mais eficiente do que a nossa.

6. Todos os gatos recém-nascidos têm olhos azuis

Os gatinhos, quando abrem os olhos pela primeira vez, com 2 semanas, têm íris azuis ou acinzentadas. Só após completarem um mês de vida, aproximadamente, seus olhos adquirem a tonalidade adulta. A cor dos olhos está diretamente relacionada à melanina, o pigmento que dá a cor à pele.

Se os olhos felinos mudarem de cor em questão de dias, é importante ir ao veterinário, pois este pode ser um sinal de hepatite, lesão cerebral ou cegueira.

7. Gatos tricolores quase sempre são fêmeas

Os gatos machos têm, no máximo, duas cores em sua pele. A partir das três cores, quase sempre são fêmeas. Embora não seja impossível para um macho ser tricolor, ele provavelmente será estéril. Apenas um em cada 10.000 gatos tricolores é macho e fértil.

8. O gato prefeito

Moradores de Talkeetna, Alasca, não ficaram felizes com nenhum candidato durante as eleições de 1997, então votaram em Stubbs, um gato conhecido no distrito por ter sido resgatado da negligência. Ele ganhou a eleição.

Stubbs ocupou seu cargo por 15 anos. Já imaginou abandonar um gato e ele acabar se tornando prefeito?

9. Se a cabeça passa, o resto do corpo passa

Outra curiosidade sobre os gatos é que eles são o exemplo perfeito do ditado “se a cabeça se encaixa, o corpo se encaixa”. Por onde a sua cabeça passar, eles podem inserir o resto do corpo.

Na verdade, eles próprios medem as chances de entrar em um determinado local testando primeiro com a cabeça.

10. Caem melhor de grandes alturas

Outro mito associado aos gatos é que eles sempre caem em pé. Isso é possível graças ao seu sistema vestibular, que indica a posição da cabeça em relação ao solo durante a queda. Eles viram a parte superior do corpo primeiro, depois a parte inferior, pousando nas almofadas para amortecer o impacto.

Quanto maior a distância da queda, mais tempo leva para se posicionar corretamente. É por isso que muitos veterinários observam ferimentos mais graves em gatos que caem de baixas alturas. Obviamente, isso tem um limite, pois não significa que um gato pode sobreviver à queda de um arranha-céu.

Gato saltitante

Essas curiosidades sobre os gatos não são as únicas que existem. Se você é um amante desses felinos – ou começou a ser depois desses dados -, certamente poderá encontrar muitas outras. Descubra-as!

Pode interessar a você...
O tempo passado com gatos nunca é um tempo perdido
A mente é maravilhosa
Leia em A mente é maravilhosa
O tempo passado com gatos nunca é um tempo perdido

Os gatos são indivíduos soberanos, com suas próprias ideias sobre as coisas... e isso inclui as pessoas de sua posse.



  • Muller, H. R., & Weed, L. H. (1916). Notes on the falling reflex of cats. American Journal of Physiology-Legacy Content40(3), 373-379.https://journals.physiology.org/doi/abs/10.1152/ajplegacy.1916.40.3.373?journalCode=ajplegacy
  • Basar, E., Baar‐Eroglu, C., Rahn, E., & Schürmann, M. (1991). Sensory and cognitive components of brain resonance responses: an analysis of responsiveness in human and cat brain upon visual and auditory stimulation. Acta Oto-Laryngologica111(sup491), 25-35.
  • Remmers, J. E., & Gautier, H. (1972). Neural and mechanical mechanisms of feline purring. Respiration physiology16(3), 351-361.