7 curiosidades sobre os sentidos

Os cientistas ainda não conseguem concordar a respeito de quantos sentidos existem. O que percebemos por meio deles é muito difícil de descrever em palavras.
7 curiosidades sobre os sentidos

Última atualização: 14 Agosto, 2021

A primeira das curiosidades sobre os sentidos é que eles são, basicamente, o nosso contato com o mundo. Essas são funções complexas, associadas a órgãos do corpo que têm uma conexão direta com o cérebro.

Na realidade, o ser humano é um dos animais mais dotados em termos de sentidos. Existem muitas espécies que nos ultrapassam em visão, audição, olfato e tato. No entanto, os humanos têm o que é preciso para sobreviver com essas limitações.

“Não há nada na mente que não tenha existido antes.”
-Aristóteles-

O que os sentidos captam sobre o mundo está apenas em nossa mente. É claro que existe uma realidade externa, mas dela só podemos captar o que os sentidos permitem. Nós fazemos isso de forma imprecisa: você pode definir o que é vermelho? Vamos ver outras curiosidades sobre os sentidos a seguir.

1. Limitações, uma das curiosidades sobre os sentidos

Os sentidos humanos

O primeiro dos dados curiosos sobre os sentidos é que, na realidade, não percebemos o mundo como ele é, mas como essas faculdades e os órgãos nos permitem. Existem muitos aspectos da realidade que nunca iremos experimentar de verdade.

Por exemplo, o olho não pode captar raios X ou raios ultravioleta. No entanto, eles existem e podem nos prejudicar. O ouvido não é capaz de perceber todos os sons; é por isso que as baleias jubarte conversam e um ser humano normal não está ciente disso.

2. Curiosidades sobre a visão

Existem várias curiosidades sobre os sentidos que têm a ver com a visão. Vamos começar dizendo que cada olho, ou melhor, cada globo ocular pesa cerca de 28 gramas. Eles estão cheios de água.

Um olho tem cerca de 130 milhões de células fotossensíveis; todas elas cabem em uma área semelhante à de um selo postal. O olho percebe cerca de 10 milhões de cores e pisca entre 10 e 24 vezes por minuto. Uma pessoa pisca em média 415 milhões de vezes ao longo da vida.

3. Curiosidades sobre olfato

O olfato também concentra várias curiosidades sobre os sentidos. Existem cerca de 10 milhões de receptores olfativos em cada narina. Apenas 1.000 deles se especializaram em capturar odores ruins.

As mulheres têm um olfato mais desenvolvido do que os homens, e esse sentido é mais agudo em todas as pessoas durante a infância. Se você estiver resfriado, pode perder o olfato temporariamente. No entanto, algumas pessoas nunca o recuperam.

4. Curiosidades sobre o paladar

Os sabores são percebidos através das papilas gustativas que estão na língua e em parte do palato e esôfago. Temos entre 8.000 e 10.000 dessas papilas. No entanto, o sentido do paladar não pode funcionar se o sentido do olfato não estiver ativo.

Salgado, doce, amargo, azedo e picante são processados através dos nervos na base das papilas. Existe outro sabor: o umami. Ele é captado por receptores sensíveis aos aminoácidos. Temos dois olhos, duas narinas, duas orelhas e uma única língua. Deve haver uma razão.

5. Curiosidades sobre o tato

Pode-se dizer que o toque é o rei dos sentidos porque abrange toda a extensão do corpo e seu órgão é a pele. Temos 16.000 receptores para o calor, 150.000 para o frio, 500.000 para a pressão e 4 milhões para a dor.

A pele adulta tem, em média, uma área de 1,7 metro quadrado e pesa 3,5 quilos.

Existem áreas do corpo que são mais sensíveis do que outras: mãos, lábios, rosto, pescoço, língua, dedos e pés. Os dedos são ultrassensíveis: eles detectam o movimento de um objeto que se move um milésimo de milímetro. A área da pele menos sensível é o meio das costas.

Mulher com pele branca

6. Curiosidades sobre a audição

Uma das curiosidades sobre os sentidos é que o ouvido é, provavelmente, o mais sensível de todos. Ele capta sons que estão a um décimo milionésimo de segundo de distância. Eles podem distinguir entre 1.500 tons diferentes. É também o último sentido que perdemos antes de morrer.

O ouvido nunca descansa. Durante o sono, o cérebro inibe a capacidade de captar sons, mas se houver um barulho alto, certamente acordaremos. Entre os sons que mais incomodam e irritam o ser humano estão o choro de um bebê, o engasgo de uma pessoa vomitando, o atrito de uma faca contra o vidro e uma furadeira elétrica.

7. Mais sentidos?

Normalmente falamos de cinco sentidos, mas temos pelo menos quatro outros e eles não incluem senso de humor e bom senso. O sexto seria a sensação de movimento, que permite perceber a aceleração e manter o equilíbrio.

Existem também estes outros sentidos:

  • Propriocepção: esse sentido permite identificar a posição das diferentes partes do corpo. Também afeta o equilíbrio e a coordenação.
  • Termocepção: nos humanos, permite sentir calor e frio; também ajuda outros animais a saber a direção do vento.
  • Nocicepção: permite perceber a dor.

Estas são apenas algumas das curiosidades sobre os sentidos. Essas faculdades e os órgãos que as carregam são uma maravilha da evolução, máquinas de captura da verdadeira realidade.

Pode interessar a você...
Quais sentidos o ser humano desenvolve primeiro?
A mente é maravilhosaLeia em A mente é maravilhosa
Quais sentidos o ser humano desenvolve primeiro?

O desenvolvimento dos sentidos no ser humano acontece antes mesmo do parto, em um incrível processo dentro do útero. Saiba mais neste artigo.



  • Beltrán, V. (2016). Los sentidos humanos «conservados u olvidados»? Revista de lexicografía, 22, 73-92.