David Eagleman, biografia de um especialista em cérebro
David Eagleman é um neurocientista americano, considerado um dos maiores especialistas da atualidade em questões cerebrais. Ele também é um dos divulgadores de ciência mais apreciados do mundo, pela graça e simplicidade com que aborda questões que, para a maioria de nós, são muito complexas.
Tornou-se famoso em várias partes do planeta graças ao programa de televisão The Brain com David Eagleman. Esta é uma série que lembra a famosa Cosmos, de Carl Sagan. Aliás, a série foi indicada ao Emmy Award em 2016. Mas mais relevantes são os livros desse neurocientista, traduzidos já para mais de 32 idiomas.
Curiosamente, um dos textos de maior sucesso de David Eagleman é A Soma de Tudo, uma obra de ficção científica. Lá ele mostrou que não é apenas um homem brilhante da ciência em nosso tempo, mas também um escritor extraordinário. Outro livro seu de grande repercussão é INCÓGNITO: As vidas secretas do cérebro, o mais vendido da Amazon em 2011. Em suma, Eagleman não é apenas mais um neurocientista.
“A maior parte do que acontece no cérebro humano acontece sem que saibamos ou tenhamos consciência disso. A mente consciente (a parte que ganha vida quando você acorda de manhã) é como o armário de vassouras na mansão do cérebro. É a menor parte do que está acontecendo.”
-David Eagleman-
Quem é David Eagleman?
David Eagleman nasceu em 25 de abril de 1971 em Albuquerque (Novo México, Estados Unidos). Ele é filho de Arthur e Cirel Egelman. O pai é um psiquiatra que fala oito idiomas e a mãe é uma professora de biologia bem-sucedida. Ambos eram leitores incansáveis e transmitiram sua paixão pelos livros a David.
Desde muito jovem, Eagleman deu sinais de ser uma criança dotada de grande inteligência. Uma experiência particular despertou sua curiosidade. Aos 8 anos caiu de um telhado e aquela situação perigosa permitiu-lhe perceber que, em acontecimentos como este, o tempo parece passar de forma diferente. Isso o levou a se interessar pelo assunto da percepção do tempo.
Eagleman fez o ensino médio na Albuquerque Academy. Decidiu estudar literatura britânica e americana na Rice University, em Houston. No último ano ele estudou na Universidade de Oxford, graças a um intercâmbio. Ele obteve seu diploma de bacharel em 1993, mas descobriu que escritores e filósofos não satisfaziam sua curiosidade.
Por esse motivo, decidiu fazer doutorado em neurociência no Baylor College of Medicine, que concluiu em 1998. Mais tarde, fez pós-doutorado no prestigiado Salk Institute, em San Diego. De lá saiu para assumir o comando de um laboratório no Baylor College, no Texas. O resto é a história de um jovem cientista que em pouco tempo acabou captando todos os olhares.
Múltiplos interesses
Eagleman, que adotou esse sobrenome após extensa pesquisa em sua árvore genealógica, é um pesquisador multifacetado. Muitos o definem como um anfíbio capaz de se mover de um assunto para outro, e de uma área para outra, com uma facilidade extraordinária. Ele mergulhou em campos tão díspares quanto a sinestesia, a percepção do tempo ou a plasticidade cerebral. Isso sem contar sua veia de escritor, da qual falamos no início.
Além disso, Eagleman tem um interesse especial nq chamadq Big Data. Uma vez ele foi mordido por uma lagarta (2003) e sua reação foi criar um site para que os usuários pudessem compartilhar suas experiências semelhantes. Assim, ele coletou uma grande quantidade de informações. Além disso, ele criou um mapa e um banco de dados invejáveis.
Também ficou famosa sua conferência TED, onde no meio da palestra surpreendeu a plateia ao tirar a camisa e mostrar uma espécie de colete que era capaz de traduzir o som de sua voz em sensações táteis. Assim, iniciou uma carreira de inventor em que se destacam um aparelho que permite ouvir deficientes auditivos e outro que oferece bons resultados na detecção da esquizofrenia.
Ele também se interessou por um campo subdesenvolvido: neurodireito. Uma de suas ideias mais ousadas é que os criminosos podem ser reabilitados com “ginástica pré-frontal”, uma terapia que exercita habilidades de tomada de decisão. Resumindo, David Eagleman, que atualmente é professor em Stanford, é uma das maiores mentes de nosso tempo e alguém de quem continuaremos a ouvir nos próximos anos.
Todas as fontes citadas foram minuciosamente revisadas por nossa equipe para garantir sua qualidade, confiabilidade, atualidade e validade. A bibliografia deste artigo foi considerada confiável e precisa academicamente ou cientificamente.
- Amatriaín, J. M. I. (2013). Incógnito. Las vidas secretas del cerebro. David Eagleman. Barcelona: Anagrama, 2013. RES. Revista Española de Sociología, (20), 189-193.
- López, J. (2019). Neuroleyes. El derecho del futuro. Revista Byte TI. https://revistabyte.es/actualidad-it/neuroleyes-el-derecho-del-futuro/