Descobrir seus sonhos é o primeiro passo para a felicidade

Descobrir seus sonhos é o primeiro passo para a felicidade

Maio 21, 2016 em Psicologia 0 Compartilhados
Mulher pensando em seus sonhos

O famoso escritor Aldous Huxley disse que “existe apenas uma pequena parte do universo que você saberá com certeza que pode ser melhorada, e essa parte é você”. Se seguirmos este raciocínio, parece claro que descobrir seus sonhos pode ser um primeiro passo excepcional para tentar ser feliz através do autoconhecimento.

Seguindo o raciocínio de Huxley, podemos continuar um processo de pensamento que vai desde o geral até os detalhes mais mínimos para chegar à conclusão de que conhecer a si mesmo, de forma sincera e introspectiva, pode ser um grande passo para a felicidade.

O ser humano no universo

Vamos continuar com o nosso processo de pensamento baseado na frase de Huxley. Para isso, temos que realizar um exercício complexo. Vamos visualizar o universo que nos rodeia em toda sua imensidão. Um espaço vazio repleto de galáxias, estrelas e planetas de tal tamanho que é difícil sequer imaginar.

O próximo passo que propomos baseando este processo na afirmação de Huxley seria observar o nosso planeta dentro deste imenso universo que visualizamos. Se pensar bem, a Terra é de um tamanho gigantesco para cada pessoa, mas, visto em medidas universais, é menor que um grão de areia em um deserto de grandes proporções.

Três amigos pertos de uma montanha

Dentro deste grãozinho trivial de areia, entre tanta imensidão, está você. Um ser pequeno e singular com consciência própria de existir em uma confusão incontrolável de proporções tão grandes que é difícil imaginar.

Você não acha que é tudo muito grande e incontrolável? No entanto, aqui está você. Com consciência de si mesmo. Na verdade, a única certeza que você tem é a sua própria existência. Somos pequenos, mas somos manejáveis. Assim que você tiver consciência disso, já terá dado o primeiro passo para descobrir seus sonhos, se conhecer melhor e tentar encontrar a felicidade.

“Por que honrar aqueles que morreram no campo de batalha? Um homem pode demonstrar tanta ou mais coragem ao ingressar nas profundezas de si mesmo”.
-William Butler Yeats-

Como descobrir seus sonhos

Para descobrir seus sonhos, você precisa explorar o campo do autoconhecimentoIsso é tão simples e ao mesmo tempo tão complexo quanto saber cada dia um pouco mais sobre si mesmo.

O acadêmico canadense Hayakawa dizia que “aquele indivíduo que admite que sabe muito pouco sobre si mesmo é o que tem melhores oportunidades de descobrir coisas sobre si mesmo antes de morrer”. Se partirmos dessa humilde premissa, existem dois ramos da psicologia que podem te ajudar nesta complexa tarefa:

  • A introspecçãoA introspecção é um exercício de olhar para o seu interior. Graças a ela, você pode conhecer melhor a sua situação e o seu estado mental enquanto analisa seus processos emotivos e cognitivos em uma vertente filosófica e psicológica.
  • A psicologia evolutiva: Consiste no estudo das mudanças produzidas no ser humano ao longo de seu ciclo vital. Reações ao ambiente, estados cada vez mais complexos e maior conhecimento de si mesmo mediante o uso de instrumentos científicos são seus campos de trabalho.
“A busca e a investigação meticulosa da verdade deveriam ser o campo de estudo prioritário do homem”.
-Cícero-

Mulher fazendo bolhas sentindo nostalgia

O que você pode conseguir ao descobrir seus sonhos?

Todo o processo dedutivo de se conhecer melhor para descobrir seus sonhos nos leva a pensar nos motivos. Será que ser mais consciente de mim mesmo pode mesmo me fazer mais feliz? Algumas vantagens que se conquistam com este processo complexo que podem servir de guia para você:

  • Quanto melhor você se conhecer, mais claras são suas motivações.
  • Uma pessoa que é consciente de si mesma é menos manipulável, e assim vai ter uma autoestima mais elevada e vai ser mais segura em suas decisões.
  • Todos cometemos erros. No entanto, o autoconhecimento permite aprender com eles.
  • A segurança de saber como você é vai permitir que suas relações com as pessoas ao seu redor sejam mais positivas.
  • Devido à segurança que você terá em si mesmo, as críticas serão muito menos dolorosas em sua psique.
  • Graças ao autoconhecimento, você vai se sentir mais livre em seja qual for o ambiente.

Para concluir, cabe deduzir que talvez descobrir seus sonhos não vá fazer você mais feliz, mas não há dúvidas de que é um passo importante para sentir que você é alguém válido na imensidão de um universo gigantesco e, às vezes, demasiado frio.

Recomendados para você