Descubra o curta que emocionou meio mundo

· julho 18, 2016

“The present” [O presente] é um curta que emocionou pessoas no mundo todo. Já recebeu mais de 50 prêmios, tem mais de 3 milhões de visitas e sensibilizou todos aqueles que dedicam alguns poucos minutos do seu tempo para ver este vídeo, pela reflexão genial que nos convida a fazer sobre a incapacidade.

Falar da invalidez e da superação pessoal não é fácil. Contudo, com “The Present” descobrimos dois personagens que cativam os nossos corações na hora: uma criança e um cachorro. Jacob Frey, o seu jovem diretor, baseou-se na história em quadrinhos “Perfeição”, do ilustrador brasileiro Fábio Coala, para realizar a sua ideia, e o resultado é tão simples quanto genial.

A única incapacidade que existe é quando deixamos de lutar pelas nossas vidas. Basta que um amigo abra o seu coração e nos agasalhe com a sua força e otimismo para percebermos que os únicos obstáculos estão nas nossas mentes.

O protagonista deste curta podia ser filho de qualquer um de nós, um sobrinho, um irmão, não importa. Uma criança que na hora em que mais precisa recebe um presente: um cachorro sem uma pata...

curta-metragem-o-presente

Este vídeo começa com uma tela preta e o som de metralhadoras. O segundo fotograma traz o olhar de um garoto mergulhado nos comandos do seu videogame, isolado da realidade e de todo o seu entorno.

Não é uma cena desconhecida para nenhum de nós. Muitos dos nossos filhos e adolescentes passam seus momentos de ócio com seus consoles e computadores, “desligados” dos seus mundos peculiares para se integrarem a esses cenários virtuais.

O fator de catarse, a gratificação imediata e o isolamento são três elementos básicos que definem a atração pelos videogames, cada vez mais instaurada em crianças e em outros não tão crianças.

Em um dado momento, o nosso pequeno protagonista recebe um presente da sua mãe. Essa progenitora, que passa ao seu lado quase sem que o menino lhe preste atenção, deixa diante dele uma caixa misteriosa. Quando o rapazinho abre a caixa, descobre um filhote: um cachorro alegre e ativo que não tem uma pata. O menino, incomodado ao ver essa característica, deixa-o de lado com desdém.

Esse animal, em poucos segundos, acaba por nos cativar: a deficiência física, em muitos casos é apenas uma palavra e não uma realidade pessoal. Se inicialmente o garoto o “estigmatiza” ao ver essa deficiência, ele não demora muito para ver que o animal aproveita a vida muito mais do que ele mesmo.

A incapacidade não está nas pessoas, e sim na mente de todo aquele que é incapaz de sorrir e de se permitir ser feliz.

A superação pessoal e a amizade como chaves fundamentais

curta-metragem-presente
Se você estiver atento, descobrirá como em pouco mais de 4 minutos aparecem pinceladas determinantes da realidade pessoal do nosso protagonista e do seu “presente inesperado”. Janelas fechadas em uma sala desarrumada e um garoto mal-humorado que reage com certa agressividade frente a qualquer novidade.

  • A raiva e a irritação nos adolescentes são indicadores muito relevantes de algum problema subjacente que não deve ser descuidado.
  • O distanciamento dos pais que as crianças e os adolescentes podem estabelecer sempre tem certos limites. Não é a mesma coisa reclamar espaço pessoal e autonomia e “se fechar em si mesmo” e nas tecnologias como mecanismos de defesa.
  • A mãe do nosso protagonista, como você verá no final, “sabe” o que se passa com seu filho. Por isso, não duvida em lhe dar o melhor presente do mundo: um amigo, um companheiro muito especial de apenas três patas.
  • O pequeno cão é um claro exemplo de superação pessoal. Logo que o menino o afasta com desdém, o animal se incorpora feliz em busca de uma bola, em busca de um incentivo pelo qual se sentir bem e, por sua vez, captar o interesse do seu novo dono.

Neste vídeo que emocionou grandes e pequenos, vemos um cão de três patas cair e se levantar, tropeçar e novamente recomeçar. Contudo, o mais admirável chega no fim, quando com a sua força interior e a clara certeza de que ele não tem nenhuma limitação para ser feliz, consegue alcançar outro milagre que você não pode perder.

Este vídeo que emocionou tantas pessoas revela como quando temos um apoio como o da amizade, as dificuldades podem ser vistas sob outro prisma. Talvez, em vez de nos fecharmos em nós mesmos, devêssemos nos abrir ao mundo e deixar que nos impregne com os seus valores e as pessoas ou animais que nos rodeiam…

Convidamos você a descobrir em pouco mais de quatro minutos, a assistir em companhia dos seus filhos e, com certeza, a se emocionar como aconteceu com todos nós.