Dessensibilização sistemática: um técnica eficaz para acabar com o estresse
Talvez em muitas ocasiões tenhamos experimentado sentimentos ou emoções desagradáveis associadas ao estresse, angústia ou pânico, que em alguns casos diminuem ou desaparecem com o tempo. Isto depende da forma como enfrentamos a situação.
No entanto, podem surgir situações que achamos impossíveis de gerenciar e que produzem estados de desequilíbrio mental e emocional, causando sofrimento. Estas sensações de insegurança e limitação podem paralisar, dificultar e impedir o funcionamento normal das atividades cotidianas.
Ninguém escapa do impacto do estresse devido ao ritmo de vida acelerado do mundo contemporâneo. As exigências diárias e os altos níveis de violência, entre outros, provocam uma deterioração significativa na nossa qualidade de vida integral. No entanto, a técnica de Dessensibilização Sistemática pode ser uma alternativa para ajudar a solucionar este problema.
A dessensibilização sistemática é uma técnica de ajuda que consiste na evocação ou na repetição da vivência real de situações que consideramos ameaçadoras. De forma simultânea, é realizada uma terapia de relaxamento profunda para reduzir os estados de desconforto.
A dessensibilização sistemática: uma técnica eficaz
O processo de dessensibilização sistemática está orientado para enfrentar uma situação estressante de forma consciente, revivendo e expressando passo a passo o que você pensa e sente quando é exposto a aquilo que o estressa. O relaxamento vai produzir um efeito tranquilizante e o tempo vai fornecer ferramentas para que você possa adquirir um novo aprendizado, o que reduzirá o estado de angústia.
A dessensibilização sistemática procura reforçar um comportamento aprendido de autodomínio, através da repetição, no ritmo que você considerar adequado e respeitando as suas emoções. Ou seja, se durante a sessão for produzida muita angústia, a jornada deve ser interrompida. Posteriormente é importante retomar o processo para evitar que ele produza o efeito contrário: maior rejeição ou aversão.
Trata-se de desaprender as respostas negativas diante de uma situação estressante e de transformar a experiência. Para conseguir isto, é promovido um desenvolvimento de habilidades e recursos para controlar conscientemente as situações que acabam por ser angustiantes. Neste caso, a memória cumpre o papel de recordar o novo aprendizado quando for necessário.
Principais benefícios da dessensibilização sistemática
Com a dessensibilização sistemática você pode adquirir recursos para poder enfrentar qualquer situação que experimentar como fonte de angústia. Além disso, você também aprende a trabalhar sobre o domínio do seu corpo e da sua mente através da respiração e do relaxamento.
Graças ao aprendizado da técnica de relaxamento utilizada na dessensibilização sistemática, é possível obter benefícios e resultados muito favoráveis para a sua saúde. Essa é uma técnica que lhe permite adquirir um bem-estar completo, que reflete na unidade mente-corpo e permite que você alcance um bem-estar geral.
A respiração e o relaxamento do corpo, de forma consciente, fazem com que seja possível implementar o domínio e o autocontrole no plano físico, mental e emocional. Como consequência disso, as doenças e os sintomas físicos se tornam menos frequentes e progressivamente mais leves, até que muitos deles desaparecem.
É muito importante que você tenha uma grande motivação na hora de iniciar um processo de dessensibilização sistemática. Para que a técnica funcione, é indispensável que você coloque tudo de lado, já que não é fácil, mas gera grandes benefícios. Você deve estar disposto a exercitar e a colocar ordem na sua mente e nas suas emoções.
Os principais passos a seguir
Aplicar a técnica de dessensibilização sistemática implica dispor de espaço e tempo suficientes. A comodidade e a tranquilidade são importantes, assim como contar com o tempo necessário, sem se preocupar com outros compromissos que perturbem a sua mente.
Você deve começar com um treino moderado de alongamento, exercitando a tensão e a distensão muscular de todo o corpo. É necessário que você faça isso de forma pausada, sem fadiga e mantendo um ritmo de respiração profundo e sereno.
Previamente, ou durante a sessão, você deve anotar todas as situações que causam mais estresse ou angústia, de preferência listando os medos do menor para o maior. Em seguida, comece a imaginar como cada situação é, passo a passo, expressando tudo o que você sente e respirando profundamente. É necessário repetir a técnica quantas vezes for preciso e não pular para a outra situação até sentir que tem um controle total sobre aquela que você está tratando neste momento.
O mais importante é que você seja constante. Uma vez que inicie o processo, não o conclua até sentir que o nível de estresse foi reduzido. Pratique isto pelo menos duas vezes durante a semana e verá os efeitos em pouco tempo.
Algumas recomendações que você deve ter em conta
Para aplicar adequadamente a técnica de dessensibilização sistemática é importante levar em conta algumas recomendações fundamentais na hora de colocar a teoria em prática. As mais importantes são:
- É necessário admitir com humildade que você tem uma situação que possivelmente está limitando a sua vida. Mas, por sua vez, você deve compreender que esta situação pode ser tratada e melhorada com vontade, constância, compromisso e otimismo.
- É necessário procurar ajuda. Procurar ajuda profissional sempre será uma opção quando a situação tiver se tornado extremamente problemática e ameaçar sair do controle. Pedir ajuda é sinal de sabedoria e saúde mental. A resistência em fazer isso indica uma certa negligência no autocuidado e falsa independência.
- A dessensibilização sistemática foi recomendada já que trata-se de uma técnica que desencadeia processos com efeitos imediatos ou, em todo caso, a curto prazo. No entanto, a duração depende do comprometimento e do progresso de cada pessoa.